Escola Básica 2,3 D. Afonso III

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

25

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Integração dos alunos com currículo específico individual (CEI).

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Motivação dos alunos com necessidades educativas especiais para a vida diária.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 3
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Português; matemática; Ciências Naturais; Físico Química
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 5
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 

6. Como são envolvidas as famílias?

Os alunos questionam as famílias relativamente às plantas cultivadas e qual a sua utilidade

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Envolvimento da comunidade escolar na recolha de garrafas e garrafões de plástico para criação de mini estufas. Recolha das borras de café do bar da escola para fertilizar a terra.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos NEE tem tarefas para realizar ao longo da semana como por exemplo tirar ervas, regar e mexer a terra. De vez em quando alguns alunos das turmas colaboram nas tarefas.

9. Como é feita a preparação do solo?

Antes de plantar alguma coisa, a terra é mexida e misturam adubo natural com essa terra. Quando se planta, coloca-se um pouco de adubo e depois é colocada a semente.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batata, courgete, cenoura, alho, salsa, coentros, tomilho, hortelã, pimento, tomate, alface, rúcula, tomate-cherry, couves e nabos,

13. Como é feita a gestão da rega?

As regas são feitas pelo funcionário e pelos alunos.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim da lagarta da couve.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Observação direta e eliminação da praga, cortando as folhas e utilizando uma mistura de água com alho, pulverizando as couves.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Venda dos produtos ou utilização na cozinha da escola.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica 2,3 D. Afonso III

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Professor coordenador da horta: Elsa Correia