Escola Básica Frei João de Vila do Conde

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 50m²)

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe uma horta na Escola á 4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta tem uma área aproximada de 89 metros quadrados.

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta foi criada com o objetivo de aumentar o tipo de atividades de cariz funcional, de modo a desenvolver competências múltiplas, para os alunos com Necessidades Educativas Individuais, que beneficiam de um Currículo Específico Funcional, ao abrigo do Decreto-Lei nº3/2008 de 7 de janeiro.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A intervenção dos alunos da Educação Especial é a originalidade deste projeto.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 7
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Formação para a Cidadania
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 49
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

6. Como são envolvidas as famílias?

Os encarregados de educação são convidados a trabalhar na horta e na aquisição dos produtos hortícolas. Seguem ainda, através do blog da Educação Especial, todo o trabalho desenvolvido.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Toda a comunidade escolar tem conhecimento da existência da horta visualizando o trabalho aí desenvolvido.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita principalmente pelos alunos da Sala de Recursos da Educação Especial de acordo com um horário semanal definido para tal. A turma B, 5.º ano de escolaridade, também colabora cum um tempo letivo mensal na manutenção da horta.
A repartição de tarefas é feita de acordo com as competências de cada aluno, tendo em conta o seu perfil de funcionalidade.

9. Como é feita a preparação do solo?

As ervas daninhas são enterradas no momento da plantação ou sementeira das espécies hortícolas. Como o compostor foi instalado recentemente, ainda não foi usado composto orgânico.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com as ervas daninhas e restos das espécies hortícolas da horta e folhas secas apanhas no espaço escolar.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

A horta tem um cantinho de plantas aromáticas: salsa, loureiro, alecrim, alfazema, arruda, erva-príncipe, hortelã-pimenta, cidreira e um espaço para o cultivo de espécies hortícolas. No momento, temos plantadas couve galega, couve nabiça, couve portuguesa, alhos, alho-francês, favas, cebola e pimento.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita manualmente conforme as necessidades da horta.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

As favas cultivadas apresentaram no ano letivo anterior apresentaram ataque de pragas.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

A monitorização foi feita visualmente e a eliminação da praga conseguiu-se através de limpeza manual.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

A equipa da Sala de Recursos promove feiras dos produtos hortícolas ao longo do ano letivo. E participa anualmente, na Feira Grande de Janeiro promovida pela Câmara Municipal de Vila do Conde, onde através da recriação de um mercado rural vende os seus produtos.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica Frei João de Vila do Conde

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Professor coordenador da horta: Laurentina Rodrigues Mesquita Gouveia