Escola EB 2,3/S da Calheta (Madeira)

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há uns 10 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

1500m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Primeiramente a motivação/objetivo foi complementar o ensino das ciências na escola. Neste momento serve os alunos como mais uma oferta de complemente do currículo assim como complementar ensino das ciências na escola.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Apesar dos alunos desta escola viverem no meio rural, a grande maioria não se familiariza com a "terra" e deste modo a escola oferece a oportunidade de dotar os discentes destas ferramentas que são úteis para a vida de cada um de nós.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 1
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Geografia, Ciências Naturais e Cursos de Educação e Formação
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 25
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

6. Como são envolvidas as famílias?

Através dos alunos que após receberem a formação na escola, motivam os pais e põem em pratica os seus conhecimentos em casa. E também através de workshops que são abertos a toda a comunidade escolar.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Aprenderem algo de novo que posteriormente serão úteis ao longo das suas vidas.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Este projeto divide-se em três partes: estufa coberta, horta e pomar. Sendo organizada pelo estabelecimento de prioridade consoante as épocas/estações e a pertinência das atividades que se desenvolvem (sementeiras, transplantação, podas, enxertias, etc.).

9. Como é feita a preparação do solo?

É sempre feita com base na matéria orgânica (sem quaisquer produtos químicos) e utilizando a rotatividade das culturas mantendo assim um solo saudável e produtivo.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Com compostores orgânicos, adubo proveniente de animais e minhococultura.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas diversificadas como: nabos, beterrabas, ervilhas, favas, milho, batata doce, bananeiras, papaieiras e outras mais árvores de fruto.
Na estufa há: flores, plantas ornamentais e sementeiras.
Relativamente a consociações temos couve e alface, batata doce e cebola e milho, feijão e abóbora.

13. Como é feita a gestão da rega?

É feita manualmente para as produções que não necessitam regularmente de água e a rega automatizada para as restantes.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Muito poucas uma vez que tentamos evitar que as pragas se instalem através do uso de técnicas especificas.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Apodrecimento das raízes do feijão, a solução encontrada foi a descontinuidade da produção durante algum tempo até que a praga desapareceu.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

A nível de escola, realizamos feiras para venda dos produtos provenientes da horta, realização de vários workshops sobre técnicas de enraizamento e poda e enxertia para toda a comunidade escolar e palestras sobre agricultura biológica em escolas primárias do nosso conselho e também em algumas turmas.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 2,3/S da Calheta (Madeira)

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Professor coordenador da horta: Andrea Silva