Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 meses

2. Área aproximada da horta (m²)

50

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Pretendeu-se através da turma de Operadores Agrícolas colocar em prática o que foi sendo aprendido nos variados domínios de formação.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A prática de uma agricultura biológica

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Viticultura – enquadramento, fruticultura – enquadramento, olivicultura – enquadramento, operações culturais da fruticultura, operações culturais da viticultura e operações culturais da olivicultura..
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 17
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4

6. Como são envolvidas as famílias?

Apenas colaboram com a cedência de materiais que foram necessários.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Alunos – aplicação prática de conteúdos aprendidos em sala de aula.
Comunidade – produção de produtos hortícolas para o restaurante pedagógico da escola “(a)Provas(?)”, cantina da escola e para instituições de solidariedade social de acolhimento a jovens, onde vivem alguns dos alunos que integram esta turma.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada semanalmente, através da limpeza das infestantes, transplantações, cultivo e realização de sementeiras.

9. Como é feita a preparação do solo?

Essencialmente através de técnicas manuais, com recursos a alfaias agrícolas.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, coentros, nabos, ervilhas, couves, abóbora, rabanetes.

13. Como é feita a gestão da rega?

Não utilizamos nenhum tipo de sistema de rega, portanto a rega da horta provinha da natureza.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim, mas de modo muito ligeiro.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Cochonilha, piolho, caracol, lagarta… A sua monitorização feita através de uma observação direta e procurando retirar as folhas que poderiam estar mais afetadas pelas respetivas pragas.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Confeção de alimentos pela turma do curso restaurante/bar, que funcionou no restaurante pedagógico da escola “(a)Provas(?)”

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade

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Professor coordenador da horta: Manuel Alberto Cordeiro e Costa