EB 2,3 Mário Sá Carneiro

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

200

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Motivar os alunos para a vida escolar; sensibilizar a comunidade escolar para os benefícios da prática da agricultura biológica

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem e que pertencem a um percurso curricular alternativo. Os alunos é que fizeram as placas informativas.
Construção de uma espiral de ervas aromáticas seguindo o modelo de permacultura e envolvendo um técnico especialista no mesmo.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 14 + 27= 41
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias dos alunos realizadores do projeto da horta usufruem dos produtos gratuitamente.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta mais de 50m2 é gerida pelo prof. António Ribeiro e a turma PCA (14 alunos) do 2º ciclo. Os alunos e o professor têm duas vezes por semana atividades na horta. As tarefas são distribuídas por todos os alunos.
A horta vertical foi da responsabilidade da Prof Luísa Jesus e os alunos do 5ºA (27). Esteva na escola um técnico de permacultura para a construção da espiral de ervas aromáticas. Os alunos do PCA é que ficaram responsáveis pela manutenção das plantas das hortas verticais. Os alunos do 5º A realizaram em algumas aulas de CN vasos de material reutilizável que foram dependurados na zona da Horta. Nesses vasos foram semeadas sementes de ervas aromáticas.

9. Como é feita a preparação do solo?

revolvido com ferramentas (enxadas, etc), cama de composto de castahos e verdes realizada na escola

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Castanhos e verdes dos jardins escolares

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Horta 50m2 - batatas, couve repolho, alface verde e roxa, bróculo, pepino, pimento, feijão verde, alho francês, corgete, alho, cebola, espinafres, couve-flor.
horta vertical- salsa, coentros, malaguetas, oregãos, salva, basílico, cebolinho.

13. Como é feita a gestão da rega?

rega todos os dias após almoço (hora disponível)

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Piquenique dos afetos

16.2. Anexos

 

Publicado por: EB 2,3 Mário Sá Carneiro

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Professor coordenador da horta: António Rodrigues