Colegio S. Filipe

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • O 1º ano a arrancar ervas daninhas e urtigas.O 1º ano a arrancar ervas daninhas e urtigas.
  • Compostor.
Apenas é utilizado o estrume do cavalo (devido à sua alimentação), as folhas das árvores e as ervas daninhas.Compostor. Apenas é utilizado o estrume do cavalo (devido à sua alimentação), as folhas das árvores e as ervas daninhas.
  • A nossa ovelhaA nossa ovelha
  • Os porquinhos da Índia.Os porquinhos da Índia.
  • O início do ano letivo. A Divisão do terreno para cada grupo.O início do ano letivo. A Divisão do terreno para cada grupo.
  • O lado esquerdo da hortaO lado esquerdo da horta
  • A nossa égua A nossa égua "Nina".
  • Aspecto da entrada da quinta pedagógica. Com o abrigo para os animais.Aspecto da entrada da quinta pedagógica. Com o abrigo para os animais.
  • Aspecto da entrada da quinta pedagógica. Com o abrigo para os animais.Aspecto da entrada da quinta pedagógica. Com o abrigo para os animais.
  • O 4º ano a alimentar os porquinhosO 4º ano a alimentar os porquinhos
  • O abrigo dos patos e pavãoO abrigo dos patos e pavão
  • O Charco dos patos.O Charco dos patos.
  • O 1º ano a plantar as suas beterrabasO 1º ano a plantar as suas beterrabas
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 6 anos

Área aproximada da horta

Cerca de 60 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O principal objetivo é garantir a todos os alunos que frequentam o nosso colégio ou, até aqueles que o desejam visitar, a possibilidade de viver momentos de grande cumplicidade com um bocadinho do ambiente rural. Participar nas atividades diárias e específicas de uma pequena quinta, tais como, a plantação de chá e plantas aromáticas, de um pomar e de uma horta, do contacto com a terra, ou simplesmente, fazer uso de todos os sentidos quando se trata de sentir o perfume e a envolvência de cheiros e cores que a nossa quinta oferece.
Na nossa “Quintinha” também temos animais, tais como patos, pavões, porquinhos da índia, porquinhos vietnamitas, uma ovelha, duas cabras e um cavalo que, para já, são os nossos primeiros habitantes.
Sendo um espaço integrado no nosso colégio, ele está dotado de todo um ambiente envolvente perfeitamente adaptado ao que se planta e aos animais que o povoam, tais como: o estábulo, a casa adaptada a cada um dos animais e um lago para os patos.
No nosso Regulamento Interno (2014/2015) esses princípios estão demonstrados como se pode verificar pelo seguinte excerto: " (...) O Colégio S. Filipe disponibiliza aos seus alunos e professores uma série de infraestruturas que permitem a realização de todas as atividades, não só escolares mas também de natureza cívica e ambiental, permitindo que as nossas crianças e jovens possam contactar com um ambiente rural, através da quinta Pedagógica.
É de sublinhar a aprendizagem que os alunos adquirem no contacto direto com a terra, no plantio de frutos e legumes, no respeito e relação que estabelecem com os animais existentes na quinta, ou na nobre aprendizagem de práticas e condutas diárias conducentes a um ambiente escolar limpo, saudável e sustentável.
Para além de fomentar a importância da sustentabilidade ambiental, o Colégio S. Filipe promove atividades culturais (...) "

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

É um projeto que está a ser desenvolvido com a envolvência e entusiasmo de toda a comunidade educativa, sendo que a participação de cada um dos que trabalham e estudam no colégio é considerada uma mais-valia indispensável na construção, desenvolvimento e implementação deste espaço.
É uma pequena “bolha de oxigénio” que prima pela diferença do ambiente urbano em que estamos integrados, integrando as componentes pedagógicas, ambiental, lúdica e recreativa.
O facto de o Colégio ter boas infraestruturas para a aplicação da horta pedagógica, bem como, o facto de o Pré- Escolar e o 1º ciclo, para além da matriz curricular oficial, contempla, na parte do enriquecimento do currículo, quarenta e cinco minutos para a Quinta Pedagógica.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 7
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Os alunos do 1º ciclo e Pré-Escolar - Disciplina: Quinta Pedagógica
  • N.º de alunos envolvidos: 70
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Atualmente ainda não existe uma participação direta. Os alunos poderão por vezes presentear os pais com aquilo que produziram na nossa horta/quinta e levar para sua casa.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Experiência marcante e duradoura para as tenras mentes das nossas crianças, experiências enriquecedoras pelas relações construídas, pelo esforço mútuo e sobretudo por aquilo que se vê construído com a intervenção das pequenas mãos de uma criança!

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?


O Colégio tem um funcionário que dispõe algum tempo do seu horário de trabalho para tratar da horta e dos animais. No entanto, cada turma, desde o pré-escolar (sala dos 3, 4 e 5 anos) ao 1º ciclo, desloca-se ao espaço acompanhados, respetivamente, pela educadora e pelas professoras titulares. Cada grupo tem o seu "talhão".
Os alunos removem a terra em pequenas quantidades. São organizadas várias tarefas: fazer os canteiros, limpeza das ervas, organizar as plantações, regar...

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita pelo funcionário do colégio que remove as grandes quantidades de terra.
Para a fertilizar utiliza o material resultante da compostagem.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Com uma caixa de madeira. Utiliza-se apenas o estrume do cavalo devido à sua alimentação, bem como, folhas das árvores que existem no colégio e as ervas retiradas após a manutenção da horta.

Quais as culturas / consociações instaladas?

As plantações realizam-se de acordo com as estações do ano. As várias salas decidem o que plantar realizando, inclusive, sementeiras preparadas previamente em sala de aula e posteriormente transplantadas.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelo sistema gota a gota para toda a vegetação envolvente e rega das árvores. É feita manualmente com água resultante do furo existente no colégio.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

É feita através da lavagem. Não são utilizados quaisquer produtos químicos.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Pavões,uma égua, 3 casais de patos (pato mudo, marreco e bravo), 2 cabras macho, 1 casal de ovelhas, 3 porcos e porcos da índia.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Realizam-se atividades relacionadas com a confeções de alimentos.
Este ano letivo o Colégio São Filipe acolheu e organizou um Mercado Gourmet nas suas instalações. Este evento realizado no dia 9 de maio de 2015 foi visitado por mais de quinhentas pessoas que não quiseram perder a oportunidade de degustar as melhores iguarias típicas e biológicas da região e, ainda, conhecer as instalações, os colaboradores e a atividade desenvolvida nesta instituição de ensino de referência na região. O sol e as temperaturas de verão também contribuíram para o sucesso do evento que fez as delícias de miúdos e graúdos.
Os queijos, a doçaria, o mel, os chás, os legumes, as frutas e muitos outros produtos regionais e de origem biológica saltavam à vista nos expositores do Mercado Gourmet. Quem por ali passava ficava maravilhado com a riqueza dos produtos típicos da região de Setúbal e com a variedade de produtos vegetarianos e de origem biológica.
Para além dos produtores externos, também o Colégio S. Filipe apresentava uma banca, cujas receitas da venda dos produtos irão reverter para a viagem de finalistas dos alunos do 4º ano de escolaridade do 1º ciclo. Ali saltavam à vista os limões, as ervas aromáticas, as couves, as cebolas… tudo cultivado pelos alunos na horta biológica da escola.
Este evento foi notícia na imprensa local e regional, por Comboio das Palavras (http://comboiodaspalavras.pt/2015/04/27/colegio-s-filipe-promove-mercado-gourmet/) e Diário da Região.

 

Publicado por: Colegio S. Filipe

avatar

Professor coordenador da horta: Ana Sofia Macieira Martins e Marta Sofia Raposinho Justo Teixeira