Escola EB 2,3/S D. Lucinda Andrade

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Preparação do terreno 
Depois de a terra ter repousado é altura de preparar o terreno e semear! Nesta fase do trabalho tivemos a colaboração da Câmara Municipal, professores, funcionários e alunos da escola.Preparação do terreno Depois de a terra ter repousado é altura de preparar o terreno e semear! Nesta fase do trabalho tivemos a colaboração da Câmara Municipal, professores, funcionários e alunos da escola.
  • Após alguns meses de trabalho já conseguimos ver alguns resultados!
Em primeiro plano temos o cebolo junto às ervilhas (já estacadas), as favas, as cenouras (ainda pequenas), as alfaces, os brócolos, as batatas ao fundo junto à cana de açúcar.Após alguns meses de trabalho já conseguimos ver alguns resultados! Em primeiro plano temos o cebolo junto às ervilhas (já estacadas), as favas, as cenouras (ainda pequenas), as alfaces, os brócolos, as batatas ao fundo junto à cana de açúcar.
  • A nossa horta em outubro... a precisar da nossa atenção!A nossa horta em outubro... a precisar da nossa atenção!
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cerca de seis anos.

Área aproximada da horta

cerca de 200 m2.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta da escola tem por objetivo principal alertar a comunidade escolar em geral e os alunos em particular, para a importância de respeitarmos o meio ambiente (recursos hídricos, solo e ar) no nosso dia a dia, e simultaneamente produzirmos alimentos biológicos, mais saborosos, nutritivos e saudáveis, afinal “somos o que comemos”.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

No presente ano letivo, houve um cuidado acrescido em integrar na dinamização da horta biológica os alunos da Unidade Especializada alunos com Necessidades Educativas Especiais. Por se tratar de alunos com características próprias e dependentes nas suas atividades diárias, houve a intenção de incluir estes alunos na dinamização da horta (apesar das suas grandes limitações) e na interação com os demais colegas e professores presentes.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Apoio ao Estudo, Apoio Individualizado de Educação Especial e Formação Pessoal e Social.
  • N.º de alunos envolvidos: 23
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

As famílias foram convidadas a colaborar através da oferta de sementes ou plantas para a horta e autorizando os alunos a realizar trabalhos na horta da escola.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta da escola permitiu a troca de experiências entre os diferentes intervenientes, valorizando os conhecimentos que muitos dos alunos possuem ao nível da agricultura, uma vez que a escola se insere no meio rural, reforçando assim a confiança de alguns dos discentes nas suas capacidades/competências.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Na aula de Apoio ao Estudo da turma do 6ºD à quinta-feira, lecionada pelos docentes Domingos Fernandes e Irene Gonçalves, quando os alunos não têm trabalhos de outras disciplinas vão para a horta.
Sempre que há disponibilidade, durante a semana, os professores e alunos deslocam-se à horta para realizar atividades de manutenção (rega e colheita).
A divisão de tarefas é realizada de acordo com os conhecimentos de cada um, assim, os alunos que dominam as técnicas agrícolas cavam e preparam o terreno para a plantação. Além destas atividades orientam os colegas na realização de outras atividades. Os outros participantes realizam as atividades que sabem, monda manual e rega.

Como é feita a preparação do solo?

Pedimos a colaboração da Câmara Municipal de São Vicente na preparação inicial do terreno. O trabalho realizado é manual com o auxílio de enxadas, sachos e pás, exceptuando situações em que é necessário cortar a vegetação espontânea com uma máquina.
Posteriormente, solicitamos aos alunos e encarregados de educação que nos cedessem sementes ou plantas para a horta.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Realizamos a compostagem com resíduos orgânicos provenientes da cantina da escola, com folhas secas e ervas cortadas na horta. Também foram utilizadas “aparas” de madeira.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta cultivamos feijão, cana de açúcar, trigo, milho, cenoura, couves, batata, alface, tomate, brócolos, favas, cebolas, ervilhas, ervas aromáticas (hortelã, segurelha -limão, salsa, coentros e orégãos) e plantas para infusões (caninha, cavalinha e funcho). Na mesma parcela plantamos alface roxa e alface frisada. No espaço da horta também temos uma anoneira.

Como é feita a gestão da rega?

Durante algum tempo regamos a horta com regador/balde até o sistema de rega ter sido composto. Tentamos, sempre que possível, regar ao final do dia.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização é realizada através da observação das plantas. Neste âmbito, utilizamos cinza para afastar os caracóis e usamos uma solução à base de ortigas para afastar os insectos.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Foram utilizadas ervas da nossa horta para a realização de infusões (caninha e funcho), sendo servidas no bar da escola de modo a promover hábitos alimentares saudáveis.
Elaboraram-se cabazes (oferta) com produtos biológicos da nossa horta para pessoas/instituições que participaram/dinamizaram atividades no âmbito do Eco-Escolas.
Realizamos uma exposição com os produtos da horta de modo a promover a agricultura biológica. Realizamos trocas semanais de alguns produtos, nomeadamente de favas, ervilhas, cebolas e alface.

 

Publicado por: Escola EB 2,3/S D. Lucinda Andrade

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Professor coordenador da horta: Lídia Susana Lima Monteiro