Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • A mexer a terraA mexer a terra
  • A regar a hortaA regar a horta
  • A regar a hortaA regar a horta
  • O Cantinho dos nossos morangos, já  com a flor.O Cantinho dos nossos morangos, já com a flor.
  • As nossas Alfaces, quase prontinhas para comer!As nossas Alfaces, quase prontinhas para comer!
  • Os nossos alhos! Quase com uma cabecinha enorme!Os nossos alhos! Quase com uma cabecinha enorme!
  • As nossas couves, com as suas deliciosas folhas para a nossa sopa!As nossas couves, com as suas deliciosas folhas para a nossa sopa!
  • O nosso cantinho das Ervas aromáticas!O nosso cantinho das Ervas aromáticas!
  • O nosso Compostor onde colocamos toda as ervas daninhas da horta!O nosso Compostor onde colocamos toda as ervas daninhas da horta!
  • Cá estão no Compostor, as ervas que depois servirão para fertilizante para a nossa Horta.Cá estão no Compostor, as ervas que depois servirão para fertilizante para a nossa Horta.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

Área aproximada da horta

5 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A criação da Horta no Pré Escolar teve como objetivos:
No que se refere ao Ambiente - promover nas crianças noções e atitudes de proteção da natureza, sustentabilidade e diversidade e sensibilizar para a poupança dos recursos naturais e da energia;

No que se refere à Saúde - incentivar hábitos alimentares saudáveis, prevenindo os perigos da obesidade, da diabetes e dos efeitos nocivos do “fast food”;

E na Educação – proporcionar a aquisição dos conhecimentos e competências previstas nas metas de aprendizagem de ensino através de atividades práticas, motivadoras e socialmente úteis.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Aproveitamento do terreno ao abandono que estava atrás da Escola.
Reaproveitamento dos pneus que um dos Pais iria colocar a queimar, o que nós achamos que era uma ação de poluição Ambiental. Para evitar essa ação menos correta, aproveitámos os pneus para o cantinho das ervas aromáticas, fazendo com eles os canteiros.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 60
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 60

Como são envolvidas as famílias?

Na recolha de plantas e sementes para posteriormente serem semeadas e plantadas na horta.
Alguns produtos da Horta são distribuídos pelos alunos intervenientes no cultivo da repetitiva horta, levando para casa para o consumo familiar.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Grande entusiasmo e interesse em participar nas tarefas propostas pelas Educadoras. Existe uma responsabilidade e preocupação na preservação e na manutenção da horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada da seguinte forma:
Todas as semanas, 2º , 4º e 6º feiras, um grupo de alunos das diversas salas e anos, são responsáveis pela manutenção da Horta. Durante uma Hora e meia, tratam da horta: tirando as ervas daninhas, regando e mexendo a terra. quando os produtos Hortícolas já se podem recolher, há a recolha e distribuídos pelos alunos ou então vão para a cantina escolar. Dependente também da época, há a plantação ou semear os produtos, que cada aluno consegue trazer de casa ( feijão, alho, alface, ervilhas, favas...).
No cantinho das ervas aromáticas, à uma turma responsável, a turma dos 3 anos. Aqui também três vezes por semana se faz a manutenção: rega, retirar as ervas daninhas e recolha das ervas.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo, é feita através da técnica tradicional: mexer a terra com a enxada e ancinhos.
O fertilizante é natural, apenas com o resultado da compostagem feita também pelos alunos intervenientes

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A Câmara Municipal de Estarreja, cedeu um Compostor, onde todas as semanas são depositadas todas as ervas daninhas retiradas da Horta, e as folhas das àrvores que vão caindo. Aí vão se deixando ficar para a compostagem e reaproveitá -la par o fertilizante da Horta Bio.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Na nossa Horta os produtos de cultivo são: ervilhas, feijão, favas, couves, rabanetes, morangos, chuchu, alfaces, milho de pipocas
No cantinho das Ervas Aromáticas temos: Salsa, hortelã, cidreira, Tomilho, hortelã pimenta,...
No Pomar temos. ameixoeira, cerejeira, nespereira, macieira, pereira,

Como é feita a gestão da rega?

A Água para a rega tem origem natural: Armazenamento da água da chuva num pote de plástico.
Este pote tem uma torneira que por sua vez está uma mangueira e sempre que seja preciso regar a horta é aberta. Os alunos são os responsáveis pela mesma rega.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização é feita semanalmente pelos alunos e uma funcionária. Para controlo de pragas, como não utilizamos produtos químicos, tivemos o cuidado de plantar junto da horta algumas plantas que por sua vez para além de serem temperos utilizados na culinária, são benéficos, pois atuam contra as pragas dos produtos Hortícolas. Optámos então para controlo das pragas o cultivo do alho. pois ele atua como um repelente para pragas. Temos também a Hortelã porque o seu cheiro repele alguns insetos, como a borboleta-da-couve, formigas e ratos. Plantámos ainda o Tomilho pois tem o poder de afastar a borboleta-da-couve, considerada praga em algumas plantas cultivadas, principalmente da couve, couve-flor e brócolos, onde as lagartas desfolham a planta.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Bicho da seda

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Durante a Semana Eco de 4/05 a 8/05 de 2015 que o Clube Eco Escola da escola em causa organizou, estiveram no Mercado Eco à venda alguns dos produtos oriundos da Horta,, onde a receita, foi para comprar material didático para o Pré Escolar.
Muitos dos produtos criados na horta, alguns serviram para serem confecionados na Cantina Escolar, outros para consumo próprio (família dos alunos e Educadoras)

 

Publicado por: Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire

avatar

Professor coordenador da horta: Judite D'Assunção Saraiva Ferrão