Escola EB 2,3 de Azeitão

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Preparação para a apanha.Preparação para a apanha.
  • Apanha.Apanha.
  • Escolha.Escolha.
  • Enchimento.Enchimento.
  • Rotulagem.Rotulagem.
  • Produto final.Produto final.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 5 anos.

Área aproximada da horta

600m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Havia um espaço, a vontade e o saber de docentes e não docentes. A Horta Pedagógica nasceu e cresceu como um projeto importante para a nossa comunidade escolar, assumindo um papel relevante na promoção de verdadeiras práticas ecológicas. Este desígnio está associado a um conjunto de objetivos mais específicos: fomentar o trabalho cooperativo, pela partilha de tarefas e saberes; despoletar a curiosidade e o entusiasmo em cuidar das plantas; criar e manter a horta sem utilizar químicos, herbicidas e inseticidas; exemplificar, pedagogicamente, técnicas de agricultura orgânica; demonstrar as vantagens da agricultura biológica, fornecendo, na medida do possível, a comunidade escolar; realizar feiras de produtos cultivados na horta, no final de cada período letivo. Assim, o trabalho desenvolvido no âmbito da Horta Pedagógica tem contribuído para a interiorização dos princípios orientadores do Projeto Educativo: educar para o conhecimento e educar em cidadania.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade deste projeto está na necessidade de experimentar novos produtos agrícolas(hortícolas). São introduzidas novas culturas, ano após ano, permitindo associar a qualidade com o rendimento e com as características do solo, de modo a manter o equilíbrio entre os diferentes fatores - humidade, oxigénio e nutrientes.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais; Educação Visual e Física e Química
  • N.º de alunos envolvidos: 20
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Aprende formas cooperativas de trabalho, que conduzem à sua formação. (os alunos partilham tarefas e saberes com outros colegas).
- Fomenta atitudes cívicas e partilha de saberes.
- Desperta a curiosidade e o entusiasmo em observar o desenvolvimento das plantas.
- Aprende a ver a atividade agrícola, como uma atividade importante, no contexto das atividades económicas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização e manutenção da horta, é da responsabilidade de um assistente operacional em conjunto com dois docentes. O segundo assistente operacional faz a manutenção das meios de trabalho (máquinas e outros utensílios).O terceiro, na rotulagem e embalagem das garrafas de azeite. Os alunos participam em algumas das tarefas - rega, plantação, colheita.

Como é feita a preparação do solo?

Retira-se a matéria orgânica (húmus) da parte inferior do monte onde se fez a compostagem. Depois de o solo estar preparado, isto é, arejado com uma enxada, mistura-se esta à terra, para posteriormente o fertilizar. O solo está então preparado e mais enriquecido para receber as novas culturas.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita num local contíguo à área cultivada. Utilizam- se todos os restos de plantas resultantes da prática agrícola, floricultura e horticultura das áreas envolvidas (jardim e horta). Esta matéria vai-se colocando, periodicamente, até se decompor.

Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são: morango, meloa, pepino, curgete, espinafre, agrião, nabiça, couve galega, cebola, fava, feijão verde, tomate, batata e ervas aromáticas.

Como é feita a gestão da rega?

Sistema de rega gota a gota.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Numa primeira fase o controlo é feito através de observação direta. Depois, o tratamento é adequado às diferentes pragas ou doenças, por exemplo através da elaboração de receitas caseiras que visam o combate / redução das mesmas. Por forma a nunca recorrer a químicos.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Venda semanal dos produtos cultivados. - Venda dos produtos hortícolas na barraquinha da horta pedagógica na festa do agrupamento. - Confeção de alimentos com os produtos da horta, principalmente, sopa e saladas.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Azeitão

avatar

Professor coordenador da horta: António Ruivo