Escola EB1/JI Caminha

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • A alface, as favas e algumas ervilhas já se conseguem ver.A alface, as favas e algumas ervilhas já se conseguem ver.
  • Professora explica como se colocam as sementes na terra.Professora explica como se colocam as sementes na terra.
  • A sementeira dos alunos do terceiro ano.A sementeira dos alunos do terceiro ano.
  • Assistente operacional ajuda na plantação de batatas.Assistente operacional ajuda na plantação de batatas.
  • Mães ajudam a semear favas e ervilhas.Mães ajudam a semear favas e ervilhas.
  • Alunos alisam a terra.Alunos alisam a terra.
  • Alunos limpam e preparam a horta para a sementeira.Alunos limpam e preparam a horta para a sementeira.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde o ano letivo 2010/2011

Área aproximada da horta

10 metros quadrados.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

-As crianças conhecerem de onde vem os produtos hortícolas e conhecer as diferentes fases de germinação das plantas.
- Aproveitamento dos restos do refeitório para fazerem a compostagem.
- No final do ano é realizada uma feira com os produtos biológicos da horta.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Ser uma horta implantada em pleno meio urbano da Vila de Caminha.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 7
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio e Expressões Artísticas
  • N.º de alunos envolvidos: 14
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 9
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 11

Como são envolvidas as famílias?

Na preparação da terra e nos donativos das sementes e plantas. Na época das plantações os pais das crianças do primeiro ciclo vão ajudar nos trabalhos. A horta é visitada pelos familiares.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Em casa alguns alunos semearam ou plantaram em vasos algumas espécies de flores e ervas aromáticas,

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada pelos alunos com supervisão dos técnicos da Câmara Municipal. Há uma escala pré-definidas pelas turmas para a manutenção da horta (rega, tirar ervas daninhas) etc..

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita pelos técnicos da Câmara Municipal, utilizando o composto feito pela escola no ano letivo anterior.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Os alunos trazem de casa resíduos apropriados e as senhoras assistentes operacionais selecionam os materiais na cantina para colocarem no compostor.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantação de batatas, couves, cebolo, alfaces, ervilhas, favas, abóbora, tomates, flores e ervas aromáticas.

Como é feita a gestão da rega?

Duas assistentes operacionais e alunos ficaram responsáveis por regar a horta de manhã e no final do dia. Só foi utilizada água da rede pública últimamente, porque não tem chovido. Durante o resto do ano letivo foi recolhida água da chuva para regar a horta.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Cada turma com o seu professor vai vigiar a horta uma vez por semana.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Caracóis e joaninhas

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Feira da primavera, venda de produtos na escola aos encarregados de educação, confeção de compota de abóbora e de tomate e confeção de saladas.

 

Publicado por: Escola EB1/JI Caminha

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Professor coordenador da horta: Marília Fernanda Alves A. Rodrigues