Escola Secundária de Ponte de Sor

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Esta foto refere-se à preparação do terreno para receber as sementes.Esta foto refere-se à preparação do terreno para receber as sementes.
  • Alguns dos elementos que participam neste projeto, nomeadamente, alunos da turma PIEF  de 9º ano.Alguns dos elementos que participam neste projeto, nomeadamente, alunos da turma PIEF de 9º ano.
  • Nesta foto surgem alguns dos nossos Nesta foto surgem alguns dos nossos "colaboradores" mais novos que prestaram muita atenção a tudo o que os rodeava.
  • Sementeira de nabiças.Sementeira de nabiças.
  • Professor orientador e aluno PIEF ajudam crianças do 1º ciclo a plantar couvesProfessor orientador e aluno PIEF ajudam crianças do 1º ciclo a plantar couves
  • Depois da plantação, a rega: auxiliar ajuda menina do 1º ciclo.Depois da plantação, a rega: auxiliar ajuda menina do 1º ciclo.
  • alunos PIEF explicam procedimentos às crianças.alunos PIEF explicam procedimentos às crianças.
  • Os pássaros quase arruinaram as sementeiras de ervilhas e favas e a plantação de alfaces, razão pela qual foram criados e colocados no local dois espantalhos.Os pássaros quase arruinaram as sementeiras de ervilhas e favas e a plantação de alfaces, razão pela qual foram criados e colocados no local dois espantalhos.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe acerca de dois anos.

Área aproximada da horta

78 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Promover e divulgar boas práticas agrícolas;
- Reforçar a importância dos produtos locais e da pequena produção para consumo próprio;
- Incutir nas crianças e jovens o gosto pela terra e consciência ambiental;
- Desenvolver a responsabilidade, a autonomia e a solidariedade.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

- A "parceria" entre ciclos (Turma PIEF - 1º Ciclo/Pré-Escolar);
- O envolvimento de alunos/professores de diferentes estabelecimentos;
- A vertente solidária do projeto (doação de produtos a famílias carenciadas, através das IPSS/ONG locais).

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 6 professores do 1º Ciclo + 5 educadoras + 3 professores da turma PIEF = 14
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Formação Vocacional - Área de Projeto, Ciências Naturais, Viver em Português, Matemática e Realidade.
  • N.º de alunos envolvidos: 10 da Turma PIEF + 250 EB1
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 11
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 30

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são convidadas a participar nas feiras realizadas com produtos da horta, a visitar a horta e as exposições fotográficas sobre a mesma.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Feiras "Sabores de Outono" e "Sabores da Primavera";
- Exposição/venda (a troco de uma moeda) no estabelecimento;
- Participação de 11 a 12 turmas;
- Parceria com o Município de Ponte de Sor, União de Freguesias e Associação Caminhar.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos da Turma I do 9º ano (PIEF) fazem a manutenção da horta e as tarefas são repartidas pelos mesmos com a coordenação do docente responsável. Os alunos da EB1 do Agrupamento assistem e colaboram em algumas tarefas. As sementes e as plantas são adquiridas em casas da especialidade.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita manualmente pelos alunos que utilizam as ferramentas apropriadas. Na rega é utilizada água da rede pública.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

É feita em compostores de plástico já adquiridos há algum tempo utilizando a folhagem caída e restos de plantas da Escola Secundária.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram experimentadas as seguintes culturas: nabiças, nabos de bola, alfaces, coentros, favas, espinafres, cebolas, alho francês, tomate, beterraba, couves e courgetes.

Como é feita a gestão da rega?

É feita com mangueira ou regador (manual) utilizando água da rede pública uma vez que não dispomos de um poço.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Para a monitorização e controlo de pragas e doenças não são utilizados quaisquer produtos tóxicos ou pestícidas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Feiras "Sabores de Outono" e "Sabores da Primavera";
- Exposição/venda (a troco de uma moeda) no estabelecimento.

 

Publicado por: Escola Secundária de Ponte de Sor

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Professor coordenador da horta: Pedro Lopes