Escola Básica e Secundária de Sobral de Monte Agraço

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Limpeza do  terrenoLimpeza do terreno
  • Preparação do terreno para a sementeira de ervilhasPreparação do terreno para a sementeira de ervilhas
  • Monda das favasMonda das favas
  • Couves de várias espécies,Couves de várias espécies,
  • Finalização das sementeirasFinalização das sementeiras
  • Preparação da montagem do sistema de regaPreparação da montagem do sistema de rega
  • Montagem do sistema de rega, com o auxilio do assistente operacional.Montagem do sistema de rega, com o auxilio do assistente operacional.
  • Plantação de couvesPlantação de couves
  • Sementeira de favas.Sementeira de favas.
  • Sementeira de Nabiça e Nabos , onde é visivel o sistema de rega.Sementeira de Nabiça e Nabos , onde é visivel o sistema de rega.
  • Terreno preparado com o tractor onde também são visíveis os dois compostores .Terreno preparado com o tractor onde também são visíveis os dois compostores .
  • Terreno no inicio do ano letivoTerreno no inicio do ano letivo
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 10 anos

Área aproximada da horta

400 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Promover nos alunos o gosto pela agricultura biológica e a preservação da natureza

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Ao criar uma horta biológica na escola já é original, produzir produtos biológicos e a venda aos professores e funcionários para a horta ser auto suficiente e a investigação feita pelos alunos , para se escolher os produtos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: neste momento o clube do ambiente , Ciências Naturais e Geografia
  • N.º de alunos envolvidos: 4
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

Através do conselho eco escolas e participação nos trabalhos da horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A venda dos produtos e a visita dos alunos do 1º ciclo e dos alunos de Ciências e Geografia do 3º ciclo.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Na quarta feira temos só 2 horas, é neste tempo que preparamos o terreno e plantamos as espécies.

Como é feita a preparação do solo?

no inicio do ano temos uma máquina que fresa o terreno , depois é enxada .

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

compostores e material de limpeza da horta.

Quais as culturas / consociações instaladas?

neste momento , favas , ervilha e vários tipos de couve, ervas aromáticas, nabiça e nabos. De salientar que o ano do ponto de vista meteorológico tem sido instável , dificultando um trabalho ainda mais continuado.

Como é feita a gestão da rega?

Através de sistema gota a gota.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

através de plantas e cinzas, chorumes de urtigas.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Os que existem no meio ambiente.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

quando existe feira ecológica

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária de Sobral de Monte Agraço

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Professor coordenador da horta: Beatriz Cordas e Maria Gabriel Pipa