Escola EB 2,3 Padre António Lourenço Farinha

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Sementeira de aromáticas1, 11 de fevereiroSementeira de aromáticas1, 11 de fevereiro
  • Sementeira de aromáticas2, 11 de fevereiroSementeira de aromáticas2, 11 de fevereiro
  • Sementeira de aromáticas3, 11 de fevereiroSementeira de aromáticas3, 11 de fevereiro
  • Sementeira de aromáticas4,11 de fevereiroSementeira de aromáticas4,11 de fevereiro
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Horta estava desativada. Foi desbravada e cultivada a partir do zero.

Área aproximada da horta

32,80 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Espaço existente e motivação dos alunos para desenvolver agricultura biológica na Escola. Importância da agricultura biológica na preservação da saúde humana e na preservação ambiental.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

- Interesse por culturas biológicas;
- Acompanhamento e cuidado com as culturas;
- Estudo das técnicas biológicas, nomeadamente da compostagem;
- Empreendedorismo agrícola, ligado à publicitação e venda dos produtos:
- Outros, nomeadamente o empenho manifestado pelo grupo de alunos cuidadores da horta (equipa de alunos responsável).

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Geografia, Vida Ativa, Inglês
  • N.º de alunos envolvidos: 35
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2 (diretamente); todos como compradores dos produtos.
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0 (diretamente)

Como são envolvidas as famílias?

Os pais foram envolvidos para o arranjo de sementes e para a compra de produtos. Os pais participaram na eleição da mãe presente em todos os Conselhos Eco-Escolas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A Horta está a ter grande impacto na comunidade e nos alunos. Várias pessoas afirmaram que não é comum ver-se tão bons produtos. Estamos em ambiente semirural, várias pessoas afirmaram que não conseguem cultivar produtos tão bons como os da horta da Escola. Questionam os professores e os alunos para saberem qual o "segredo". Os alunos e os professores têm informado que apenas foi colocado composto orgânico e é regada com água (pouca) da rede.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é cuidada semanalmente por um grupo de alunos Eco-Escolas e regada regularmente por dois funcionários e pelos alunos Eco-Escolas. O Coordenador Eco-Escolas e o Coordenador da Escola fazem a supervisão dessa atividade.

Como é feita a preparação do solo?

Com cultivo inicial onde se revolveu o solo; com adição de composto orgânico feito na horta e também cedido pela VALNOR; com arejamento periódico das culturas.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Há um pequeno compostor na horta. Foi também pedido e cedido composto orgânico pela empresa VALNOR, parceira do Programa Eco-Escolas na Escola Básica do Padre António Lourenço Farinha (EBPALF).

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, Couves, Pepinos, Tomates, Coentros, Morangos, Salsa, Corgetes, Cebolinho, Cebolas e Girassóis. Há também uma pequena cerejeira.

Como é feita a gestão da rega?

Com aspersão manual (controlada).

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Ainda não houve qualquer infestação. Caso aconteça recorre-se a técnicas tradicionais e da agricultura biológica. Estão proibidos quaisquer químicos.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os alunos fazem a publicitação dos produtos e fazem a sua distribuição pelos interessados nas três escolas do AES.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Padre António Lourenço Farinha

avatar

Professor coordenador da horta: Ilda Loureiro Martinho Bicacro