Escola S/3 de Alpendorada

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Os nossos compostores!Os nossos compostores!
  • Plantação de cebolo num dos canteiros.Plantação de cebolo num dos canteiros.
  • Uma laranjeira que foi transplantada para a horta.Uma laranjeira que foi transplantada para a horta.
  • A ajuda dos funcionários para a construção dos socalcos.A ajuda dos funcionários para a construção dos socalcos.
  • A ajuda dos funcionários para a construção dos socalcos.A ajuda dos funcionários para a construção dos socalcos.
  • O granito, rocha predominante na região, utilizado para a construção dos socalcos da horta!O granito, rocha predominante na região, utilizado para a construção dos socalcos da horta!
  • Como o terreno tem uma forte inclinação decidiu-se construir socalcos com matéria prima da região...Como o terreno tem uma forte inclinação decidiu-se construir socalcos com matéria prima da região...
  • Foi retirado o jardim que existia para iniciar o projeto...Foi retirado o jardim que existia para iniciar o projeto...
  • O início...O início...
  • Reutilização dos garrafões de plástico onde foram colocados pés de morangueiro, para decorar a horta.Reutilização dos garrafões de plástico onde foram colocados pés de morangueiro, para decorar a horta.
  • Ajuda dos alunos NEE na plantação.Ajuda dos alunos NEE na plantação.
  • O resultado final!O resultado final!
  • Depois dos socalcos prontos, a preciosa ajuda de algumas encarregadas de educação no alisamento da terra.Depois dos socalcos prontos, a preciosa ajuda de algumas encarregadas de educação no alisamento da terra.
  • Foram colocados alguns blocos de granito para decorar a horta.Foram colocados alguns blocos de granito para decorar a horta.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe uma horta na escola há cerca de 5 anos.

Área aproximada da horta

77 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Sendo a agricultura uma prática comum na região, decidimos aumentar a horta que existia inicialmente com cerca de 26 m2. A principal motivação para o alargamento da horta foi poder proporcionar aos alunos um contacto mais próximo com a agricultura biológica e ao mesmo tempo poderem verificar as suas principais vantagens. Os objetivos primordiais são, alertar para a importância do consumo de produtos biológicos locais e promover a educação para o conhecimento da agricultura biológica e seus benefícios.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O projeto tornou-se muito original a partir do momento em que se teve a ideia de construir socalcos, devido às características inclinadas do terreno, para alargar a horta. Tal como na região do Douro se utiliza a rocha local para construir os socalcos, também na horta utilizamos a rocha predominante na região, o granito.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais, Formação Pessoal e Social.
  • N.º de alunos envolvidos: 20
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 10
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são envolvidas de duas formas, por um lado, algumas encarregadas de educação ajudaram na preparação da horta e por outro lado, trazem sementes e/ou plantas para aumentar a diversidade de produtos da horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta tem tido um grande impacto na comunidade, pois chegam até nós relatos de pessoas que passam pela escola, vêm a horta e ficam admiradas com a forma como foi construída (socalcos), a decoração e com o desenvolvimento das plantas. Por outro lado são divulgadas fotos do desenvolvimento da horta no painel Eco-Escolas e na página do Facebook da escola, a qual possui bastantes "likes".

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Uma vez por semana, um dos grupos de alunos criado para o efeito, vai até à horta, juntamente com funcionários da escola e/ou professor e realiza a manutenção.

Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente o solo foi revolvido até cerca de 20 a 30 cm de profundidade e posteriormente foi colocado o composto, resultante da compostagem que já é feita na escola há alguns anos, para a fertilização.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Os materiais que se utilizam para a colocar no compostor são, restos de alimentos da cantina, nomeadamente, hortaliças, cascas de batatas e frutas. Para além disso colocam-se também folhas, ramos e aparas de relva.

Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são: batatas, cebolas, alfaces, couve roxa, couve galega, ervilhas, couve-flor, repolhos, feijão, feijão verde, alho francês, alho, favas, tomilho, salsa, pepineiros, tomateiros, morangueiros, laranjeira...

Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada com mangueira sempre que se considera necessário, no período da manhã ou ao fim da tarde.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Uma vez por semana faz-se a verificação da existência de pragas.
Foi colocado tomilho e outras ervas aromáticas para funcionarem como repelentes de algumas pragas e atraírem insetos polinizadores.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Alguns produtos da horta são colocados à venda na escola, sendo que, o dinheiro angariado é utilizado para a compra de mais plantas para a respetiva horta.

 

Publicado por: Escola S/3 de Alpendorada

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Professor coordenador da horta: Patrícia Gabriela Nunes Fragoso Pinto da Silva