Escola Secundária Dr. Ginestal Machado

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Produtos da horta postos à disposição da comunidade escolarProdutos da horta postos à disposição da comunidade escolar
  • Produtos da horta postos à disposição da comunidade escolarProdutos da horta postos à disposição da comunidade escolar
  • Colheita de alfacesColheita de alfaces
  • Plantação de couves  portuguesaPlantação de couves portuguesa
  • Pausa no trabalhoPausa no trabalho
  • Plantação de ceboloPlantação de cebolo
  • Preparação do terreno para a plantaçãoPreparação do terreno para a plantação
  • Limpeza do terreno e eliminação de ervas daninhasLimpeza do terreno e eliminação de ervas daninhas
  • Horta, alfaces e couves em 15/12/2014Horta, alfaces e couves em 15/12/2014
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2010

Área aproximada da horta

• Tem a área de 46 m2.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

• Planear e desenvolver projetos no espaço escola
• Fomentar a participação de alunos, docentes e não docentes na vida da escola;
• Dinamizar espaços estruturais bem como o contacto com a natureza, experimentando outras formas de ensino e de aprendizagem;
• Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem;
• Observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas;
• Fomentar a participação em projetos que valorizem a criatividade e a originalidade;
• Incentivar o desenvolvimento do espirito cooperativo para o trabalho em equipa;
• Promover a convivência entre os intervenientes;
• Dar continuidade às actividades iniciadas no ano anterior;
• Participar no projeto Eco- Escolas.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

• Empenho ativo dos Alunos e da Comunidade Escolar na problemática da produção hortícola.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Tecnológica - 3º. ciclo
  • N.º de alunos envolvidos: 200
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

Como são envolvidas as famílias?

• Através da Direcção da Escola;
• Professores;
• Associação de Pais e Encarregados de Educação;
• Alunos;
• Divulgação através da Pagina da Escola e do Facebook;

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

• Tem havido grande impacto da horta na comunidade e nos alunos, que culminou com a apresentação de uma reportagem na RTP1, inserida na atividade “O Hortelão vai à Escola”, no programa Portugal em Direto.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

• A horta é mantida por um grupo nuclear de alunos a que se associam Pais e Professores bem assim como Assistentes Operacionais. É de destacar a participação ativa neste projeto dos alunos do 11º ano, Francisco Reis e José Miguel Barros.
• Há um calendário de atividades que é condicionado pela meteorologia.

Como é feita a preparação do solo?

• Foi feita uma limpeza de ervas e posterior mobilização do solo com ferramentas várias.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

com um compostor, utilizando restos de vegetais, folhas e ervas daninhas e desperdícios alimentares.

Quais as culturas / consociações instaladas?

• Alface, Couve flor, Brócolos, Couve Roxa, Espinafres, Tomates, Pepinos, Pimentos, Curgetes, Beringelas, Cebolas, Batatas, Melancia, Melão e Plantas Aromáticas e Flores (plantação).
• Feijão e Abóboras (sementeira)

Como é feita a gestão da rega?

• Realiza-se um trabalho de equipa em que se revezam os alunos e professora com o apoio dos assistentes operacionais.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

tem sido feita a monitorização de pragas, não se tendo verfiicado nenhuma ocorrência digna de nota.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

• Foram feitas divulgações das várias fazes do projeto através de cartazes, fotografias e apresentações em PowerPoint, na Escola e na Casa do Ambiente.
• Foram feitos ainda cataventos, com materiais reciclados que foram colocados na horta.
• Foram realizadas feiras com os produtos colhidos na horta.
• Sempre que possível foram colocados à disposição da comunidade educativa os produtos colhidos na horta.

 

Publicado por: Escola Secundária Dr. Ginestal Machado

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Professor coordenador da horta: Sandra Maria Gomes Rodrigues Baptista