Infantário Rainha Santa Isabel

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Preparação do terreno com a participação das crianças da sala arco-iris, pessoal docente e não docente e de um encarregado de educação.Preparação do terreno com a participação das crianças da sala arco-iris, pessoal docente e não docente e de um encarregado de educação.
  • Preparação do terreno com a participação das crianças da sala arco-iris, pessoal docente e não docente e de um encarregado de educação.Preparação do terreno com a participação das crianças da sala arco-iris, pessoal docente e não docente e de um encarregado de educação.
  • Plantação de batatas com a colaboração de um encarregado de educaçãoPlantação de batatas com a colaboração de um encarregado de educação
  • Plantação de batatas com a colaboração de um encarregado de educação e crianças da sala arco-írisPlantação de batatas com a colaboração de um encarregado de educação e crianças da sala arco-íris
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

14 anos

Área aproximada da horta

10m2 aproximadamente

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A criação da horta no infantário teve como motivação alertar a comunidade escolar e envolvente para uma agricultura mais saudável e biológica para posteriormente o consumo das mesmas. Também alertar as crianças para uma alimentação mais saudável e as envolver na sua produção e cultivo.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto prima pela sua originalidade porque envolve toda a comunidade educativa na sua implementação e principalmente leva as crianças a perceberem os beneficios que esta cultura/produção faz e também na melhoria dos bons háitos alimentares.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 9
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Pré-escolar
  • N.º de alunos envolvidos: 62
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 9
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 16

Como são envolvidas as famílias?

As famílias têm um papel muito importante neste ramo, pedimos a colaboração destas na aquisição de sementes para semear, na preparação do terreno para para o cultivo e posteriormente a sua plantação. Depois também temos a colaboração para a recolha dos produtos plantados. as famílias também colaboram na compra dos produtos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- as crianças que estão envolvidas neste projeto gostam de saber que a maioria dos legumes que consomem são fruto da sua horta
- participação das crianças no cultivo das sementes na horta
- participação na manutenção da horta (rega, identificação dos produtos existentes na horta, ...)

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Depois do terreno preparado , o pessoal docente e não docente da sala arco-íris, juntamente com as crianças (4/5) anos e com a ajuda dos encarregados de educação cultivam a horta com os legumes/ervas de cada época, de seguida o pessoal não docente fica encarregue de regar a horta e de retirar ervas daninhas que vão surgindo. Para a compostagem recolhemos as cascas dos legumes e frutos e colocamaos na caixa de compostagem para originar o composto. Quando a plantação está pronta a ser colhida pedimos a colaboração dos encarregados de educação , pessoal docente e não docente e as criança de 4/5 anos para a recolha da plantação. De seguida pesamos o que foi colhido e enviamos para a cozinha para o consumo (realização das sopas das crianças do infantário).

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita através da colocação do composto no solo, composto esse que é feito com a colaboração das crianças e adultos da instituição durante o ano letivo transato. Depois de a terra estar a descansar durante algum tempo e quando virmos que a terra está pronta novamente para o cultivo.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com material orgânico recolhido no refeitório, folhas secas e ervas da horta.

Quais as culturas / consociações instaladas?

No primeiro trimestre plantamos ervilhas, acelgas, couves , batatas e ervas aromáticas (funcho, salsa, alecrim, segurelha). Depois de recolhidas as batatas , acelgas e ervilhas,no mês de março o terreno ficou a descançar e no mês de abril plantamos o cebolinho.

Como é feita a gestão da rega?

A rega da horta está à responcsabilidade do pessoal não docente e esta é regada sempre que é necessário, principalmente nos períodos em que não chove, normalmente de dois em dois dias e é rotativo por cada sala da valência de jardim de infância com a colaboração de algumas crianças. a água utilizada é recolhida das chuvas.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Até à data não tivemos nenhum problema com pragas e doenças.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos recolhidos na horta são principalmente para consumo (realização das sopas para as crianças)

 

Publicado por: Infantário Rainha Santa Isabel

avatar

Professor coordenador da horta: Ilda Carina Santos da Costa