EB de São Roque da Lameira

a nossa horta bio

Horta vertical

 
  • É de pequenino que se fura o vasinho.É de pequenino que se fura o vasinho.
  • A terra é fundamental.A terra é fundamental.
  • Semeámos grão de bico.Semeámos grão de bico.
  • Realização de sementeiras.Realização de sementeiras.
  • A água é muito importante.A água é muito importante.
  • O trabalho em equipa é essencial.O trabalho em equipa é essencial.
  • Colocação das sementes.Colocação das sementes.
  • Algumas das nossas sementeiras.Algumas das nossas sementeiras.
  • Sementeira de feijão e batata.Sementeira de feijão e batata.
  • Vamos aprender muito com a horta.Vamos aprender muito com a horta.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta está ser realizada este ano letivo, no âmbito do programa Eco-Escolas.

Área aproximada da horta

É uma horta vertical, devido à falta de espaço.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Esta horta pretende sensibilizar a comunidade educativa para um sistema de educação assente numa prática de vida sustentável. Pretende ainda dar a noção aos alunos da origem dos alimentos, levando-os a dar importância aos alimentos de origem natural contrariando o consumo de produtos industrializados. Permite ainda aos alunos o contacto com as diversas fases do desenvolvimento das plantas.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O facto de ser uma horta biológica vertical e amovível, para assim conseguir aproveitar todas as variações climáticas favoráveis ao desenvolvimento das culturas e ainda o facto de pretendermos a inclusão dos produtos da horta na confeção de um dos almoço dos alunos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 7
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: É uma atividade interdisciplinar.
  • N.º de alunos envolvidos: 108 (desde a pré ao 4.º ano)
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

Como são envolvidas as famílias?

As famílias foram convidadas a participar no projeto e a fornecer algum material reutilizável, sementes, plantas, utensílios, terra…

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Responsabilização dos alunos em relação aos cuidados a ter com a horta (criação da brigada de vigilância: “Os seguranças da horta”).
A horta tem estimulado a curiosidade dos alunos. Uma alimentação saudável só é possível através de produtos alimentares também eles saudáveis, é por isso pertinente que lhes ensinemos a importância da agricultura biológica e ao mesmo tempo promovemos a interação dos alunos com o meio ambiente.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta e a repartição das tarefas é feita por turnos, em regime de rotatividade semanal.
A horta é da responsabilidade de toda a comunidade educativa, com supervisão do conselho Eco-escolas.

Como é feita a preparação do solo?

Foi solicitada a colaboração da Câmara , da Junta de freguesia e dos Encarregados de educação na angariação da terra para a horta.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Salsa, cebolinho, hortelã, alecrim, coentros, couve, alface, cenouras, feijão, grão de bico, batata, flores…

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com a água da chuva, que é recolhida reaproveitando garrafões de água vazios .

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização é feita por observação direta diária e o controle de eventuais pragas é feito manualmente, sem recurso a qualquer químico.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Dependendo muito daquilo que nascer e crescer, esperamos incluir os produtos da horta na confeção de um dos almoço dos alunos (sopa, salada, ovos mexidos com ervas aromáticas…)

 

Publicado por: EB de São Roque da Lameira

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Professor coordenador da horta: Maria Susana Ferreira Fernandes Moreira