Jardim de Infância de Oiã

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Plantamos morangueirosPlantamos morangueiros
  • A horta cultivadaA horta cultivada
  • Identificação dos produtos plantados e semeadosIdentificação dos produtos plantados e semeados
  • As alfaces protegidas com garrafõesAs alfaces protegidas com garrafões
  • Plantação de couves e sementeira diversas em parcelasPlantação de couves e sementeira diversas em parcelas
  • Plantação de batatasPlantação de batatas
  • A quinta dos GirassóisA quinta dos Girassóis
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde Fevereiro de 2015

Área aproximada da horta

40m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta foi realizada no âmbito do programa Eco-Escolas e teve como principal objetivo organizar um espaço que estava devoluto e com mau aspeto, bem como envolver as crianças e suas famílias nesta atividade.
Pretendemos também dar a conhecer todo o processo de crescimento e desenvolvimento dos alimentos vegetais.
Promover as boas práticas ambientais associadas à COMPOSTAGEM.
Preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais.
Cultivar produtos alimentares rotativamente.
Fazer um canteiro de ervas aromáticas e valorizar as mesma na alimentação.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O espaço é grande e como tal foi possível subdividi-lo em três subespaços: Horta biológica, Ervas aromáticas e plantas e flores. O facto de estar tudo identificado é muito enriquecedor e facilitador para as crianças e famílias, que vão poder ver o crescimento dos diferentes produtos, identificando pelas suas características o que são.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: As áreas de conteúdo da educação pré-escolar: Formação Pessoal e Social, Expressão e comunicação nos diferentes domínios e área do conhecimento do Mundo
  • N.º de alunos envolvidos: 25
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 15

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são convidadas a participar no projeto.
Foram as famílias que trouxeram as plantas e as sementes para cultivar a terra.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta tem evidenciado muita curiosidade por todos, incluindo crianças, pais/EE e comunidade educativa e em geral. Todos os dias espreitam para ver o que já nasceu!
Um exemplo do impacto que a horta está a tomar foram as cozinheiras que vieram ter com as crianças e adultos que estavam a cultivar e trouxeram um saquinho de sementes de salsa, para semearmos que depois vinham buscar para fazer o comer. Foi muito interessante!

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é cuidada por todas as crianças, assistentes operacionais e educadoras de infância. Todos participam no cultivo e na sua manutenção.
As crianças que frequentam as atividades de animação e de apoio à família (AAAF), estão para além da componente letiva, das 15h e 30m e como tal vão ficar responsáveis pela rega, hora de menos calor.

Como é feita a preparação do solo?

O local onde foi feita a horta tinha muitas plantas invasoras e o terreno estava muito pobre.
O trabalho foi árduo, a limpeza exigiu muita persistência, e resistência física. O solo foi lavrado com um trator de mão e foi colocado fertilizante orgânico em quantidade - estrume de cavalo.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas da horta são feijão, couves diversas, alfaces, cenoura, alhos, cebola, ervilhas, favas, alhos, nabiças. Ainda não temos consociações instaladas. Estamos à espera que os produtos nasçam para o fazermos (Cebola, Cenoura, Couve, Feijão) e (Batata e feijão)
Nas ervas aromáticas temos: salsa, coentros, incenso, orégãos, camomila, rosmaninho, alecrim, rúcula, hortelã, pimenta malagueta.

Como é feita a gestão da rega?

Ainda não efetuamos nenhuma grande rega, para já a rega efetuada foi apenas com um regador.
como já foi referenciado a rega vai ser realizada nos períodos de menos calor e rega gota à gota.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Sempre que se verifiquem pragas e doenças nos produtos cultivados estes serão monitorizados e combatidos com produtos naturais ou com o cultivo de outros produtos que combatam as pragas que existam

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Com os produtos da horta confecionámos uma sopa, onde as crianças participarram na colheita dos legumes, e na confeção da mesma.
Fizemos chá de camomila.
Vendemos produtos aos pais/EE e à comunidade.

 

Publicado por: Jardim de Infância de Oiã

avatar

Professor coordenador da horta: Celeste Maria Condessa Ferreira Madail