Associação Mâe Galinha

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Em colaboração com alguns avós foram semeadas as 1ª sementes: ervilhas, favas, alhos, morangos, alfaces e couves.Em colaboração com alguns avós foram semeadas as 1ª sementes: ervilhas, favas, alhos, morangos, alfaces e couves.
  • Instalação da cancela em redor da horta, por dois avôs. Esta cancela foi feita a partir de paletes oferecidas por uma das mães.Instalação da cancela em redor da horta, por dois avôs. Esta cancela foi feita a partir de paletes oferecidas por uma das mães.
  • Um dos avós veio limpar as árvores de fruto: laranjeira, limoeiro, pereira e cerejeiraUm dos avós veio limpar as árvores de fruto: laranjeira, limoeiro, pereira e cerejeira
  • AS crianças das várias salas colocaram os residuos nos respetivos eco-pontos que foram oferecidos pela GESAMAS crianças das várias salas colocaram os residuos nos respetivos eco-pontos que foram oferecidos pela GESAM
  • As crianças da sala de JI e creche limparam o espaço da horta de residuosAs crianças da sala de JI e creche limparam o espaço da horta de residuos
  • As familias reunidas deram as ideias gerais do que poeria ser feito em conjuntoAs familias reunidas deram as ideias gerais do que poeria ser feito em conjunto
  • Comunidade educativa reunida para elaborar o plano 
de recuperação da hortaComunidade educativa reunida para elaborar o plano de recuperação da horta
  • Nesta foto podemos observar o espaço da futura hortaNesta foto podemos observar o espaço da futura horta
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde setembro de 2007

Área aproximada da horta

8 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O objetivo principal ao criarmos a horta, foi o de as crianças poderem participarem ativamente na criação e dinamização de um espaço rural, em que elas próprias cuidariam da terra e assim acompanhariam todo o processo semanalmente, estimulando o cuidado a ter com a terra e também com a proteção do meio ambiente.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O nosso projeto apresenta-se na sua originalidade pela envolvência de toda a comunidade educativa (pais, avós e familiares), no momento de revitalizar e dar um novo impulso á nossa horta,

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 38
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 20

Como são envolvidas as famílias?

As familias foram convidadas a participar numa 1ª reunião de esclarecimento e planeamento do que iriamos fazer com a horta. A partir daí reunimo-nos semanalmente á 5ª feira de manha para tratar da horta e seguir o plano que foi traçado. Os familiares vêm quando podem, mas o dia e a hora está sempre marcado.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os pais e familiares que não tem participado deste projeto, têm perguntado pela horta e inclusivé perguntam se podem ir visitar a horta porque têm curiosidade perante os comentários de toda a comunidade educativa.
Temos tido visitas regulares de familiares que estão mais envolviedos no projeto, que vêm "trabalhar" um pouco na horta.
Tivemos uma familia que se envolveu de tal forma, que foram eles em casa que desmontaram as paletes, trataram-nas e montaram uma vedação para a horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A partir do momento em que a horta ficou pronta a ser dinamizada pelas crianças, após a participação das familias, a organização é a seguinte:
- manutenção semanal de um grupo de crianças da sala de jardim de infância
- rega e limpeza diária de folhas de outro grupo de crianças da sala de creche.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é revolvido mensalmente, e a dubagem é feita a partir da compostagem local em que toda a comunidade escolar está envolvida.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com as cascas das frutas e saladas do almoço das crianças, com as folhas secas que as crianças vão apanhando e com serradura que duas das professoras trazem.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos 4 árvores: cerejeira, pereira, laranjeira e limoeiro.
Temos favas, ervilhas, alhos, morangueiros, couves e alfaces roxa e um chuchu.
E como ervas aromáticas: salsa, coentros, hortelã e poejos

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita diáriamente no verão, pela manhã, pelas crianças com regadores.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

O controlo efeito com as armadilhas naturais que as crianças realizaram

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Temos confecionado vários pratos (sopas, omelete de fava, saladas), assim como sorteámos uma cabaz com os vários produtos da horta. Regularmente as crianças levam ervas aromáticas para as suas casas.

 

Publicado por: Associação Mâe Galinha

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Professor coordenador da horta: Paula Pastaneira