Externato Cooperativo da Benedita

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Anexo ao terreno onde a horta irá ser instalada. Também será usado para cultivo.Anexo ao terreno onde a horta irá ser instalada. Também será usado para cultivo.
  • Análise laboratorial do solo do terreno onde se pretende instalar a horta.Análise laboratorial do solo do terreno onde se pretende instalar a horta.
  • Terreno onde a horta irá ser instalada.Terreno onde a horta irá ser instalada.
  • Primeira fase da limpaza do terreno, corte das plantas e arbustos.Primeira fase da limpaza do terreno, corte das plantas e arbustos.
  • Conclusão da limpaza do terreno.Conclusão da limpaza do terreno.
  • Início da plantação.Início da plantação.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

No ano anterior desenvolveu-se uma horta vertical tendo sido uma experiência positiva, por essa razão deu-se continuidade, desenvolvendo-se uma horta horizontal grande.

Área aproximada da horta

Trata-se de uma horta grande de 22 m2.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Sensibilizar para a importância da Agricultura Biológica, nomeadamente para o cultivo de plantas hortícolas. Envolver/integrar alunos com Necessidades Educativas Especiais na responsabilidade de produzir de forma ambiental, social e economicamente sã.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Pelo facto de ser a primeira vez que se implementa este tipo de horta, permitindo a ocupação de uma área que não estava a ser utilizada, reutilizando-se este espaço. Por sentirmos a necessidade de podermos envolver alunos com aptidões nesta área.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências naturais e Fisico-Química.
  • N.º de alunos envolvidos: 7
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

As famílias trouxeram plantas, sementes e equipamento.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Envolvimento de outros alunos de outras turmas, no cultivo e na rega.
Mercado de produtos na escola, permitindo a divulgação do trabalho desenvolvido à comunidade educativa.
Confeção de uma refeição de sopa na cantina com produtos da horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos procederam aos trabalhos de manutenção uma vez por semana. E os funcionários apoiavam ao nível da rega durante os restantes dias da semana.

Como é feita a preparação do solo?

Na primeira fase procedeu-se à limpeza do solo e posteriormente procedeu-se à plantação sem adubos químicos. Usaram-se borras de café do bar da escola como fertilizante natural e repelente de pragas.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem foi feita com restos das plantas/ervas da horta e da cantina da escola

Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangueiro, couve coração e couve-flor, alfaces, cebolas, alho francês.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita duas vezes por semana por alunos e funcionários com água da rede ou naturalmente com água da chuva.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monotorização foi feita visualmente, não tendo sido necessário o controlo de pragas e doenças.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Mercado de produtos biológicos, realização de um sorteio com produtos da horta, divulgação no circuito interno e no facebook da escola. A utilização de produtos para a confeção da sopa na cantina da escola.

 

Publicado por: Externato Cooperativo da Benedita

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Professor coordenador da horta: Sérgio Ricardo Brandão Teixeira