Escola EB1 D. Francisca de Aragão

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • As ervilhas...As ervilhas...
  • ... e as favas para plantar. Foram adquiridas no mercado local.... e as favas para plantar. Foram adquiridas no mercado local.
  • Quando os alunos semearam as ervilhas e as favas contaram com a ajuda imprescindível do senhor Porteiro da escola.Quando os alunos semearam as ervilhas e as favas contaram com a ajuda imprescindível do senhor Porteiro da escola.
  • Os alunos do 1.º ano, um a um, foram colocando as ervilhas e as favas no local indicado.Os alunos do 1.º ano, um a um, foram colocando as ervilhas e as favas no local indicado.
  • Enquanto uns semeiam, outros observam e tecem comentários.Enquanto uns semeiam, outros observam e tecem comentários.
  • O senhor Porteiro fornece informações relativas à terra e às sementes.O senhor Porteiro fornece informações relativas à terra e às sementes.
  • As couves em crescimento.As couves em crescimento.
  • O fertilizante foi fornecido por um encarregado de educação.O fertilizante foi fornecido por um encarregado de educação.
  • As alfaces já se encontram em crescimento.As alfaces já se encontram em crescimento.
  • Já se consegue ver um morango verde.Já se consegue ver um morango verde.
  • As alfarrobeiras foram plantadas na horta para serem protegidas e crescerem em segurança. Agora já têm um bom tamanho para serem transplantadas para o recinto escolar.As alfarrobeiras foram plantadas na horta para serem protegidas e crescerem em segurança. Agora já têm um bom tamanho para serem transplantadas para o recinto escolar.
  • Também temos nespereiras.Também temos nespereiras.
  • Identificação de favas e ervilhas plantadas.Identificação de favas e ervilhas plantadas.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2008.

Área aproximada da horta

20 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Participação dos alunos.
Envolvimento das famílias.
Contacto com uma realidade desconhecida de muitos alunos.
Perceção do percurso realizado entre a semente e o alimento confecionado no prato.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Envolvimento e vontade de participar de toda a população escolar.
Disponibilidade dos funcionários da cozinha para partilhar o espaço e o conhecimento na preparação dos alimentos.
Disponibilidade do sr. Porteiro para se envolver com os alunos e professores na realização deste projeto.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 22
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio, Português, Oferta Complementar - Educar para o Ambiente, Matemática.
  • N.º de alunos envolvidos: 509
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 26
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 9

Como são envolvidas as famílias?

As famílias foram convidadas a participar contribuindo com sementes para serem plantadas na horta e com fertilizante natural para adubar as culturas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos pesquisaram e elaboraram textos sobre o significado de hortas biológicas. Para além da plantação dos legumes e das ervas aromáticas, os alunos procederam à sua colheita, ao arranjo para a confeção dos pratos e degustaram na cantina escolar o que plantaram. Os alunos contactaram com uma realidade distante e entenderam os passos necessários desde a plantação de um legume até ao surgimento no prato.
Outro aspeto a ter em conta é o facto de muitos alunos não conhecerem e não estarem habituados a comer determinados legumes (por exemplo, as favas) e terem transmitido em casa que provaram na escola e até gostaram (alguns).

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma ficou responsável por uma plantação e por um talhão da terra. Com a ajuda do sr. Porteiro, arranjaram a terra, plantaram e, por vezes, regaram. Após o crescimento, colheram, descascaram e ajudaram na sua preparação.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é arranjado pelo sr. Porteiro que solicita a ajuda dos alunos. No entanto, como são alunos pequenos (com idades entre os 4 e os 9 anos) e em grande quantidade (turmas de 26 alunos) tornou-se difícil coordenar a sua participação, pois todos queriam "ajudar" e nem sempre se tornou viável. Após a plantação, espalhou-se o fertilizante (natural), mas os alunos não participaram nesta tarefa.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem foi iniciada este ano letivo, em janeiro. Dois alunos de cada turma dirigiam-se à cozinha para ir buscar os restos dos legumes e cascas e levavam-nos ao sr. Porteiro para colocar na caixa da compostagem. Foi um processo que se desenrolou até ao final do ano letivo, uma vez que a caixa é grande e nem sempre a cozinha tinha os materiais para disponibilizar. Em setembro, quando se iniciarem as aulas, o composto estará pronto para colocar na terra.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomates, favas, ervilhas, salsa, coentros, cenouras, batata, morangos, alface, repolho, brócolos, alho francês, feijões, grão, tremoços e trigo.

Como é feita a gestão da rega?

Quando é necessário regar, o sr. Porteiro informa a professora que, por vezes, leva lá os alunos para proceder à rega de manhã. Por ser uma tarefa que é necessário realizar logo de manhã, a adesão dos alunos não é a ideal, pois é nesta altura do dia que os mesmos estão na sala de aula a realizar atividades que exigem maior concentração.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

O sr. Porteiro faz uma mistura de água com sabão azul e branco que é colocada junto das plantas.
Para evitar que os pássaros vão comer as sementes colocaram-se cd's pendurados na horta.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Colheita, descasque/preparação dos alimentos e sua confeção.
Pesquisas.
Publicações no jornal escolar.
Compostagem.

 

Publicado por: Escola EB1 D. Francisca de Aragão

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Professor coordenador da horta: Sandrina Coelho