Escola EB 1/PE da Seara Velha

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • As nossas alfaces, alhos francês e couves coração de boi.As nossas alfaces, alhos francês e couves coração de boi.
  • As nossas couves de todos os dias e as couves tronchas.As nossas couves de todos os dias e as couves tronchas.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há quatro anos.

Área aproximada da horta

Mais ou menos 29 m2.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Rentabilizar um espaço existente na escola.
Dar a conhecer às crianças, in loco, o desenvolvimento de variadas plantas.
Sensibilizar as crianças para a utilização de apenas fertilizantes naturais.
Recolher a produção obtida e aproveitar a mesma para a elaboração de algumas refeições da escola.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto vem proporcionar às crianças um contato direto quer com a terra quer com as sementes/plantas cultivadas. As crianças aprendem mais quando envolvidas diretamente com o processo de uma agricultura biológica. O explorar, o manusear, constatar são aspetos fundamentais nestas idades.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 14
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 14

Como são envolvidas as famílias?

No inicio do ano letivo, aquando da reunião, ficou combinado com os pais da sala do pré-escolar que sempre que fosse necessário, um destes (à vez) viria à escola para em conjunto com as educadoras e as crianças tratassem da horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Quando fizemos a sementeira todas as crianças quiseram participar, assim como quando é para recolher algum produto para levar à cozinha, por vezes, todas querem fazer sendo difícil escolher a quem cabe a tarefa.
Os pais sentem-se orgulhosos em participar no projeto. Muitas vezes trazem pequenas hortaliças para plantarmos na nossa horta, assim como fertilizantes naturais (estrume de animais).

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi elaborada uma lista com o nome das crianças, a data em que o seu encarregado de educação (ou outro familiar, no caso deste não poder) vier à escola, assim como a respetiva assinatura. Este registo foi a solução encontrada para que todos participassem. É de referir ainda que este projeto está a ser desenvolvido pela sala do pré-escolar.

Como é feita a preparação do solo?

No inicio do ano letivo, o solo foi preparado com calcário e fertilizantes naturais (estrume de animais).

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Folhas verdes e secas do jardim, terra, água, pó de café e resíduos da cozinha.
Fazemos a compostagem dentro de uma caixa de esferovite, com alguns furos no fundo. Esta é colocada dentro de uma arrecadação. Isto porque é um local escuro, húmido e de acesso condicionado às crianças. Semanalmente as responsáveis pela horta (educadoras), juntamente com duas crianças deslocam-se à arrecadação afim de remexer no conteúdo e regar se este estiver seco.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves de vários tipos;
Alfaces;
Alho francês;
Favas;
Feijões;
Milho;
Abóboras;
Pimenteiros;
Tomateiros.

Como é feita a gestão da rega?

Como é uma região muito fria e chuvosa no inverno não é necessário regar a horta.
Nas outras estações é feito sempre que se justifique, ligando para o efeito os aspersores.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Utilizamos cinza à volta do terreno para prevenir os caracóis e lesmas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de sopas e saladas.

 

Publicado por: Escola EB 1/PE da Seara Velha

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Gorete Fátima Moura Rosário