Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Cultivo da horta pedagógica.Cultivo da horta pedagógica.
  • Manutenção da horta pedagógica.Manutenção da horta pedagógica.
  • Remodelação da horta e confecção de um espantalho.Remodelação da horta e confecção de um espantalho.
  • Horta no início do ano letivoHorta no início do ano letivo
  • Horta em fase de construção/ remodelaçãoHorta em fase de construção/ remodelação
A nossa horta foi assim em fevereiro
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta na escola foi construída há cinco anos.

Área aproximada da horta

Largura: 4,24m/ Comprimento: 7,71m

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A grande motivação da construção da horta pedagógica foi a participação da instituição no Projeto Eco-Escolas.
Os objetivos principais foram:
- sensibilizar a comunidade escolar para a importância de cultivar produtos biológicos;
- sensibilizar a comunidade escolar para as práticas ambientais;
- Valorizar a participação das crianças e dos pais no cultivo e manutenção da horta;
- Alargar o vocabulário através da descoberta e pesquisa dos produtos hortícolas e ervas aromáticas e de chá plantados na horta; ...

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade deste projeto deve-se ao fato de permitir aproveitar um espaço que não era utilizado pela instituição. A horta pedagógica foi construída numa área abandonada. Posteriormente, foi remodelada, com o intuito, de ser um lugar mais seguro para a deslocação das crianças e dos adultos.
Este projeto incentiva a novas experiências, práticas ambientais e permite sensibilizar a comunidade para a preservação da natureza.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 6 educadoras e 2 coordenadores
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Área de conteúdo: Conhecimento do Mundo.
  • N.º de alunos envolvidos: 120
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 16
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 26

Como são envolvidas as famílias?

As famílias dão o seu contributo na compra dos produtos hortícolas, ervas de chá e ervas aromáticas. Também auxiliam quando é necessário retirar o composto para adubar a terra.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Periodicamente, as crianças deslocam-se à horta pedagógica para cultivar e regar os produtos hortícolas. Demonstram interesse e prazer em participar nas tarefas de cultivo e manutenção da horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida em 6 parcelas. Quatro parcelas destinam-se a quatro salas de jardim-de-infância e duas parcelas destinam-se a valências da instituição. Cada grupo organiza o cultivo e a manutenção da horta. Sempre que é necessário voltar a cultivar, as coordenadoras do projeto são informadas para comprar os produtos hortícolas. As coordenadoras do projeto registam numa grelha o número de produtos vendidos e o valor dos mesmos.

Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente, a terra fica um período a "descansar". Aproveitamos as férias das crianças (mês de agosto) para não cultivar a terra. Iniciamos as atividades na horta em meados do mês de setembro. Retiramos as ervas daninhas da horta, mexemos a terra e colocamos o composto. Posteriormente, começamos a fase do cultivo e da manutenção da horta.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A caixa para preparar o composto é de madeira. Os materiais para realizar a compostagem são solicitados às entidades que fazem parte da instituição e outras entidades locais. Os restos de comida (cascas de fruta, legumes, ...) são solicitados à cozinha solidária (valência pertencente à instituição), a borra de café solicitamos a um estabelecimento local, os diários são pedidos aos pais, comunidade escolar, ... e as folhas secas encontramos nos jardins da instituição.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Cultivamos alface roxa e verde, couve inglesa, couve-flor, cebola, brócolos, abóboras e várias espécies de ervas de chá e de ervas aromáticas.
Está instalado na horta um compostor e um tanque para rega.

Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é recolhida num tanque e coberto com uma rede. Cada grupo enche um regador e rega a sua parcela de produtos hortícolas e ervas aromáticas e ervas de chá.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Na nossa horta não fazemos o controlo de pragas e doenças. Quando os produtos são invadidos por pragas, arrancamos da horta e cultivamos outros produtos hortícolas que não tenham tendência a determinadas pragas. A partir das diversas experiências, ficamos a conhecer os produtos que se ambientam e desenvolvem no espaço.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Fazemos convívios em datas festivas: chá com ervas da horta e bolo.
Vendemos às famílias e/ ou comunidade escolar os produtos cultivados na horta.
A cozinha solidária também requisita algumas ervas aromáticas para a confeção de pratos.

 

Publicado por: Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília

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Professor coordenador da horta: Lúcia Gisela Dinis Gonçalves