Colégio O Cantinho dos Amigos

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Croqui da horta - esta atividade foi desenvolvida em parceria com a sala 2, a sala D e o 2.º A. O Objetivo foi identificar os diferentes canteiros a implementar na horta, como as diferentes sementeiras e os respetivos legumes.Croqui da horta - esta atividade foi desenvolvida em parceria com a sala 2, a sala D e o 2.º A. O Objetivo foi identificar os diferentes canteiros a implementar na horta, como as diferentes sementeiras e os respetivos legumes.
  • Croqui da horta - esta atividade foi desenvolvida em parceria com a sala 2, a sala D e o 2.º A. O Objetivo foi identificar os diferentes canteiros a implementar na horta, como as diferentes sementeiras e os respetivos legumes.Croqui da horta - esta atividade foi desenvolvida em parceria com a sala 2, a sala D e o 2.º A. O Objetivo foi identificar os diferentes canteiros a implementar na horta, como as diferentes sementeiras e os respetivos legumes.
  • Plantar alhos - os alunos plantaram os alhos com o rabinho do alho para baixo.Plantar alhos - os alunos plantaram os alhos com o rabinho do alho para baixo.
  • Plantar batatas - os alunos das três valências conheceram e mexeram nas batatas e depois desta atividade foram À horta plantar as batatas.Plantar batatas - os alunos das três valências conheceram e mexeram nas batatas e depois desta atividade foram À horta plantar as batatas.
  • Ervas aromáticas: Os alunos foram cheirar as plantas aromáticas da horta que tinham sido plantadas em setembro: a salsa, os coentros, o hortelã, a erva cidreira, a erva-príncipe e o poejo.Ervas aromáticas: Os alunos foram cheirar as plantas aromáticas da horta que tinham sido plantadas em setembro: a salsa, os coentros, o hortelã, a erva cidreira, a erva-príncipe e o poejo.
  • Os alunos plantaram as acelgas e as couves.Os alunos plantaram as acelgas e as couves.
  • O cebolinho: Os alunos do 2.º A e os meninos da sala D conheceram o cebolinho e como deve ser tratado antes de ser plantado, em sala de aula.O cebolinho: Os alunos do 2.º A e os meninos da sala D conheceram o cebolinho e como deve ser tratado antes de ser plantado, em sala de aula.
  • Os alunos plantaram as alfaces.Os alunos plantaram as alfaces.
  • Apresentação às outras salas das diversas atividades inerentes à horta. O que plantámos, como proteger e que alimentos podemos ter.Apresentação às outras salas das diversas atividades inerentes à horta. O que plantámos, como proteger e que alimentos podemos ter.
  • Preparar a horta: os alunos das três valências foram à horta preparar o canteiro para plantar as couves e as alfaces.Preparar a horta: os alunos das três valências foram à horta preparar o canteiro para plantar as couves e as alfaces.
  • Plantar as couves - Depois da explicação das culturas de inverno, os alunos plantaram as couves: brócolos, couve-flor e couve portuguesa.Plantar as couves - Depois da explicação das culturas de inverno, os alunos plantaram as couves: brócolos, couve-flor e couve portuguesa.
  • Alfaces: como ficou o canteiro das alfaces.Alfaces: como ficou o canteiro das alfaces.
  • Colocar cinza nos alhos.Colocar cinza nos alhos.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta pedagógica existe neste espaço há 10 anos.

Área aproximada da horta

A área aproximada da horta é cerca de 15m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Desde sempre tivemos como missão a preocupação de incutir nas crianças o espírito de uma vida saudável e colocá-las perante uma situação real. Para tal, uma horta pedagógica em que todos os alunos participem e que tenham a noção de como surgem os alimentos nas nossas mesas, desde da plantação/sementeira, manutenção até à recolha desses alimentos para consumo e de como é extrema a sua importância.
Neste sentido, os objetivos que estão na base desta iniciativa são os seguintes:
-Estimular as práticas de educação pela e na natureza por meio do cultivo na sala de aula, no recreio e na nossa horta;
-Incentivar a mudanças e a melhorias na qualidade dos ambientes escolares, na alimentação dos alunos, na ampliação de consciência ambiental e na educação para a promoção de um modo de vida sustentável.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto tem como originalidade o facto de três valências destintas - creche, pré-escolar e primeiro ciclo participarem ativamente em todos os processos e fazê-lo sempre em cooperação e articulação. Salienta-se que esta interação beneficia os meninos mais pequeninos, já que existe uma explicação por parte dos meninos do 1.º ciclo e em articulação atividades que promovem a descoberta e a parceria.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: 1.º ciclo
  • N.º de alunos envolvidos: 40
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

Como são envolvidas as famílias?

Dinamização de workshops em dias temáticos desenvolvidos pela escola.
As famílias também participaram com a oferta de sementes.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos têm mostrado muito interesse em todas as fases de plantação, manutenção e organização das atividades inerentes à horta. Também há atividades de recolha de plantas, de folhas, para estudo, assim como atividades de articulação entre as várias valências.
No dia-a-dia, os alunos têm a preocupação da recolha de resto de fruta para colocar no compostor e de folhas secas. Também diariamente tratam da horta de sala de aula.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é organizada por uma das mães que fez a divisão da horta e preparação inicial do terreno, com divisão de canteiros com bordadura de madeira e criação de caminhos para os alunos poderem circular, com objectivo de preparar a horta para os anos seguintes.
Em sala de aula foram criadas sementeiras várias com os alunos, tendo-se divido as turmas em grupos com a função de regar as sementeiras. Os mesmos grupos fizeram o transplante/sementeira directa na horta, existindo semanalmente os responsáveis do Compostor, que têm a função de no intervalo deitar os restos de fruta e legumes bem como de recolher no espaço exterior da escola todas as folhas mortas. Estes mesmos grupos têm a função de manutenção da horta (mondas, sachas) sempre que for necessário bem como a da rega desta quando o tempo assim o obrigar.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação inicial do solo envolveu a monda superficial de ervas infestantes. Na primeira área trabalhada, esta foi tapada com cartão grosso durante 2 semanas para que os alunos precebessem que sem sol, as plantas não crescem. Permitiu igualmente que o solo ficasse mais fofo e fácil de trabalhar. Não são efectuadas cavas profundas mas sim revolvimento superficial do solo com sacho e anchinho de dentes curvos, de forma a permitir manter um solo vivo. Durante a preparação dos canteiros foi incorporado superficialmente composto orgânico biológico, de marca portuguesa e com cerificação, uma vez que a compostagem se encontrava ainda em fase inicial.
Durante o Inverno apenas sensivelmente metade da horta é trabalhada pois é uma área com alguns problemas de drenagem e que alaga com facilidade. Aproveitou-se assim para explicar o que significado do Pousio e da importância em deixar o solo renovar-se.
Não se pretende uma horta livre de plantas infestantes, pois os alunos sabem que estas são igualmente importantes manter a diversidade. Assim, pretende-se um equilibrio que permita o desenvolvimento das aromáticas e hortícolas e a manutenção da flora espontânea da horta.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Todos os restos dos lanches, que incluem sempre fruta, são recolhidos pelo grupo de alunos responsável na semana e colocados no compostor, bem como os restos dos legumes utilizados na cozinha da escola. É feita igualmente a recolha de folhas secas nos espaços comuns exteriores da escola, sendo colocadas em camadas intercaladas com os restos de fruta e legumes.
Na sala de aula foram criados mini-compostores, em plástico reciclado transparente, para que os alunos podessem observar a transformação dos resíduos orgânicos e para acelerar um pouco o processo de decomposição foram colocadas minhocas.

Quais as culturas / consociações instaladas?

O objectivo é ter uma horta com diversidade, poucos pés de cada espécie mas com alguma diversidade. Assim, são semeadas/transplantadas as culturas de outono/inverno: várias couves (repolho, portuguesa, bróculo, couve-flor), favas, ervilhas, alho frâncês, cebola de Setúbal e alho-comum. Foram também semeadas cenouras, alfaces e espinafres, em consociação mista ou de fronteira com as culturas de Outono-Inverno descritas. Foram plantas aromáticas como cidreira, erva-príncipe, tomilho vulgar, salsa, coentros e mangericão. Mais próximo da Primavera será plantado alecrim e alfazema,no extremo oposto ao canteiro das aromáticas.
Na Primavera, pretende-se instalar as culturas típicas de Primavera-Verão: tomate rosa, tomate cereja, tomate coração-de-boi, feijão-verde e feijão rasteiro, abóbora (que será guiada para fora da horta, subindo um pequeno muro existente), pimento, beringela e courgete. Também aqui se pretende ter algumas consociações de fácil identificação pelos alunos tais como o tomate com o manjericão.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é manual, com recurso a água da rede pública. Sendo uma área não muito grande, optou-se por dar essa tarefa aos alunos, com recurso a regador de bico / chuveiro.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Para além do trabalho realizado pelas consociações criadas e pela distribuição mista ou de fronteira destas, o controlo é visual e manual das lesmas e caracóis. Foi colocada uma telha perto das várias couves para controlo fisico dos caracóis. Uma aplicação de Turex com o tempo seco para afastar a lagarta da couve. Nas culturas de Primavera serão aplicadas medidas preventivas com a aplicação de calda de urtigas e de calda de cavalinha.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Normalmente, ao longo do ano são realizadas várias atividades em torno deste projeto, nomeadamente semanas temáticas, com venda de produtos biológicos, concursos de pratos saudáveis (com a participação dos pais), apresentação das hortas de sala de aula e apresentação de trabalhos realizados pelos alunos relativos a esta temática.

 

Publicado por: Colégio O Cantinho dos Amigos

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Professor coordenador da horta: Lina Maria Afonso Paulino