Casa do Povo de Vila Nova de Tazem

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • A HortaA Horta
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

Área aproximada da horta

10m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A criação da horta visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas, permitindo práticas em grupo e explorando a multiplicidade das formas de aprender criando uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis. Tem como objetivos levar as crianças a ter contato direto com o meio ambiente natural; proporcionar como atividade um espaço de descoberta e aprendizagem; proporcionar às crianças a descoberta de técnicas de plantação, cuidado com as plantas e técnicas de proteção da estrutura do solo; Levar as crianças a perceberem a horta como um espaço vivo, onde todos os organismos juntos formam uma cadeia, proporcionando uma produção sustentável e fonte de alimentação saudável.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Promover nas crianças noções e atitudes de proteção da natureza, sustentabilidade e diversidade e sensibilizar para a poupança dos recursos naturais e da energia.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 25
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 11
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

Trouxemos para o projeto os pais de 2 crianças que estão desempregados e têm dificuldades económicas. Foi uma forma de os manter ocupados e envolvidos neste projeto.
As crianças servem de multiplicadores, porque levam o que aprendem na Instituição para casa e, deste modo, a influência da horta não se restringe à Instituição.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O contato com a natureza faz com que as crianças vejam as consequências das ações humanas no ambiente e aprendam a ter uma postura ecologicamente correta.
Entre os benefícios alcançados com o projeto da horta, destacam-se a produção e consumo de alimentos naturais pelas crianças, atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, inserção de assuntos como a economia doméstica, a influência nas escolhas alimentares das crianças, além de apresentar na prática as consequências que ações do homem têm em relação ao meio ambiente.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta e a repartição de tarefas é feita entre todos diariamente.

Como é feita a preparação do solo?

O solo foi limpo com auxílio de enxada e ancinho. Com a ajuda da enxada revirou-se a terra a alguma profundidade. Com a ajuda do ancinho, desfizeram-se os torrões, tirando pedras e pedaços de madeira, nivelando o solo. Finalizou-se a preparação do solo com a realização de canteiros.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem foi realizada com caruma, erva de jardim e cascas e restos de vegetais e fruta.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, tomate, courgette, abóbora e pimento.

Como é feita a gestão da rega?

A rega da horta é feita ao final do dia.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Foram plantadas ervas aromáticas para manter afastadas algumas pragas, nomeadamente, alecrim e salsa.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

As atividades que se realizam em torno da horta são a confeção de alimentos.

 

Publicado por: Casa do Povo de Vila Nova de Tazem

avatar

Professor coordenador da horta: Ana Margarida Campos Viegas