Escola EB 2,3 da Maia (Ribeira Grande)

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Plantação de Faias para proteger as culturasPlantação de Faias para proteger as culturas
  • Criação de acessos a Quinta pela Junta de Freguesia da MaiaCriação de acessos a Quinta pela Junta de Freguesia da Maia
  • Iniciação a canteiros no interior da estufaIniciação a canteiros no interior da estufa
  • Iniciação a canteiros plastificadosIniciação a canteiros plastificados
  • Iniciação a canteiros com formas geométricasIniciação a canteiros com formas geométricas
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

Área aproximada da horta

50 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Houve a necessidade de criar uma horta inicialmente, visto que ao redor da nossa escola temos uma área verde envolvente de grandes dimensões. Há três anos, havia uma estrutura de uma estufa degradada e inutilizada na nossa escola e que a recuperamos o ano passado com a ajuda da Junta de Freguesia da Maia e os Serviços Florestais de Ponta Delgada. Este ano procedeu-se ao melhoramento de acessos, com a prestimosa colaboração da Junta de Freguesia da Maia, e ao aumento de número de turmas a trabalhar na horta/estufa, uma vez que a maior parte dos alunos envolvidos no projeto são discentes que estão no ensino alternativo. Nós escola, vemos neste projeto uma mais valia para estes alunos de modo que consigam ver neste trabalho, uma alternativa de futuro profissional visto que trabalhamos, afincadamente, na agricultura biológica.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O nosso projeto esta a evoluir de ano para ano. Este ano temos a conclusão de uma casa construída em garrafas. Apostamos também na construção de dois tanques de captação de aguas fluviais para a rega das nossas hortícolas. Enveredamos pela construção de objetos lúdicos realizados em pneumáticos uma vez que tínhamos alguns na escola que iriam ser deitados ao lixo.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 7 docentes
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Temos uma disciplina que é destinada a trabalhar em agricultura biológica e jardinagem
  • N.º de alunos envolvidos: 50
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são envolvidas aquando a confeção de sopas com produtos provenientes da horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os pais contribuem para a compostagem. Também temos criado o hábito dos alunos levarem para os pais, hortícolas da nossa estufa em fase embrionária, em vez de comprarem, e assim plantam em casa. A construção de uma casa em garrafas, com o pedido de garrafas na localidade e fora desta, é um exemplo de que tudo é possível através da reutilização do plástico. E por último, a aposta da Junta de Freguesia em nos apoiar neste projeto sendo um exemplo na autarquia de boas práticas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma tem o seu canteiro. Como também, cada turma tem a preocupação de não repartir a plantação de hortícolas. Inclusive, há uma turma que se dedica exclusivamente a plantas aromáticas.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita mediante a trituração de terra conjuntamente com hortícolas já em estado de decomposição e borra de café e chá.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Os materiais utilizados advêm dos excedentes dos produtos hortícolas que limpamos anterior a venda. Folhas secas das árvores, terra e alguns excedentes que alguns alunos trazem.

Quais as culturas / consociações instaladas?

No decorrer do ano as culturas que realizamos foram: Couves, tomate, agrião, repolho, alho francês, salsa, batata, batata doce, favas, nabo, espinafres, amendoim, alface, curgete, beterraba, tomilho, alecrim, orégãos, coentros, alfazema, capucho.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos com a recolha de agua dos tanques de captação das aguas fluviais. Em situações onde temos falta recorremos a rede pública que este ano instalaram na horta e estufa.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Esta é feita recorrendo ao conhecimento prático dos intervenientes e de outras pessoas que trabalham em agricultura biológica nomeadamente, pessoas que têm hortas em casa e que não aplicam adubos, entre outros, e têm experiência porque os seus antepassados assim o faziam.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Este ano, com a colaboração dos Guardas Florestais do Nordeste e Ecoteca de São Miguel, instalamos um ninho para morcegos na expetativa que os morcegos venham a colaborar connosco.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Este ano, para além da habitual venda das nossas hortícolas, procedemos a um concurso de sopas na Semana da Saúde no âmbito do Gabinete de Saúde Escolar que contou com a colaboração de toda a Comunidade Escolar.
Deu-se inicio a construção de uma casa construída em garrafões de modo a reutilizá-los.
Procedemos também a reutilização de pneus para a construção de objetos lúdicos.
Foi feita uma visita de estudo aos Serviços Florestais do Nordeste para que os alunos pudessem ver todo o trabalho, desde a plantação a recolha e posterior plantação.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 da Maia (Ribeira Grande)

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Professor coordenador da horta: José Eduardo Correia Medeiros