Escola Básica de Abadias

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • O trabalho na hortaO trabalho na horta
  • Preparação de sementes e sua observação na lupa binocularPreparação de sementes e sua observação na lupa binocular
  • Observação da biodiversidadeObservação da biodiversidade
  • Tremoceiro e tremoceiro bravo (tremocilha) para ser usado como adubo natural.Tremoceiro e tremoceiro bravo (tremocilha) para ser usado como adubo natural.
  • Acompanhamento do crescimento das várias sementeirasAcompanhamento do crescimento das várias sementeiras
  • Preparação do solo e sementeira de ervilheirasPreparação do solo e sementeira de ervilheiras
  • Preparação do solo e sementeira de nabos e nabiças.Preparação do solo e sementeira de nabos e nabiças.
  • Compostagem - Pintura de garrafões para levarem para casa para recolha de restos de vegetais para o compostor e despejo dos mesmos no compostor.Compostagem - Pintura de garrafões para levarem para casa para recolha de restos de vegetais para o compostor e despejo dos mesmos no compostor.
  • CompostagemCompostagem
  • As ervas aromáticasAs ervas aromáticas
  • Plantação de alhosPlantação de alhos
  • Sementeira das faveirasSementeira das faveiras
  • Preparação do solo - Usando a enxadaPreparação do solo - Usando a enxada
  • Preparação do solo - Cavar « à manta »Preparação do solo - Cavar « à manta »
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há vários anos, embora mais trabalhada nos últimos 4 anos.

Área aproximada da horta

10m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A motivação para a criação da horta veio de anos anteriores e é uma prática escolar que os alunos já não dispensam.
As tarefas são coordenadas por turma e mais recentemente (este ano letivo) com a supervisão do Clube de Ciências Ambientais, criado com o objetivo de melhorar os conhecimentos sobre agricultura biológica e divulgar os mesmos junto dos encarregados de educação.
Este ano temos como principais objetivos:
-Fomentar nos alunos e suas famílias comportamentos conducentes a uma política de desenvolvimento sustentável.
- Aumentar a participação dos alunos nos projetos relacionados com a horta;
- Criar um clube do ambiente em que os alunos pudessem:
--------Pesquisar e divulgar informação sobre agricultura biológica.
--------Desenvolver o conhecimento dos alunos relativamente às espécies animais e vegetais existentes em habitats próximos da escola.
-------- Adquirir uma atitude proativa no que diz respeito ao ambiente
-------- Fomentar comportamentos conducentes a uma política de desenvolvimento sustentável.
-------- Consciencializar para a importância das pequenas ações individuais para a preservação do planeta.
- Desenvolver formas alternativas de agricultura para além da horta convencional com a implantação de uma estufa, que funcionasse como incubadora de plantas e protetora de espécies mais sensíveis ao clima.
- Criar uma horta hidropónica, que permita a plantação de várias espécies e que alerte os pais para a possibilidade de mesmo em apartamentos e em cidades é possível desenvolver pequenas hortas que contribuam para o sustento das famílias.
- Utilizar adubo verde como forma de fertilizar a horta (para tal procedemos à sementeira de tremoceiro.
- aumentar o volume de compostagem envolvendo mais as famílias.
- Continuar a utilizar pesticidas naturais e métodos preventivos, nomeadamente a consorciação.
- incentivar as práticas de agricultura biológica nas famílias, enviando pequenas plantas para casa (ofertas no dia da mãe, oferta da primavera...), vendendo plantas para plantio posterior, no mercadinho do Abadicas,
- Responsabilizando os alunos por uma planta que ficaria ao seu cuidado, na horta ou no jardim.
- Aumentar o número de árvores da escola com a plantação de árvores de fruto.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto, este ano letivo, procurou centrar-se em métodos inovadores que alertem a comunidade educativa para as potencialidades e possibilidades da agricultura biológica mesmo em meios urbanos.
Por outro lado, procurou-se desenvolver-se processos de utilização de formas que permitissem a sustentabilidade da horta.
Os produtos vendidos da horta proporcionaram meios para a montagem da horta hidropónica, pretendendo-se que a venda dos produtos desta, possibilitem a aquisição de sementes e de um sistema de rega gota a gota para a horta horizontal. Pretende-se criar uma dinâmica de sustentabilidade entre os três sistemas agora implantados Horta horizontal, horta hidropónica e estufa.
A implantação no espaço circundante à horta destes sistemas e de outros igualmente amigos do ambiente, como foi o caso do rocketstove, facilita a participação da comunidade educativa. Por exemplo com o rocketstove dezenas de pais mostraram interesse em saber como se fazia e afirmaram ir fazê-lo, para evitarem a compra de carvão e derivados para os grelhados. De facto, trata-se de um método extremamente económico quer na sua construção quer na sua utilização, dado que pequenos galhos provenientes da limpeza de árvores ou colhidos do chão, são suficientes para obter a quantidade de calor necessária à confeção de uma refeição.
Todas estas ações diferentes das habituais tiveram como principal objetivo chamar a atenção da comunidade educativa para a importância da preservação do ambiente e de atitudes em prole de um desenvolvimento sustentável. A originalidade das ações foi a forma encontrada para chamar a atenção de todos, pois tudo o que é diferente acaba por ser mais apelativo e mobilizar a atenção.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 14
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Todas, com principal envolvimento do estudo do meio. No entanto, o tema é transversal a todas as disciplinas, inclusivé as áreas de expressão com a criação de canções, peças de teatro e desenhos relacionados com o tema.
  • N.º de alunos envolvidos: 256
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: aprox. 15

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são envolvidas desde o primeiro dia de aulas em todas as iniciativas da escola.
Na primeira semana realizam-se reuniões com todos os pais e encarregados de educação, com o objetivo de lhes dar a conhecer o plano de atividades anual, de solicitar a sua participação ativa no mesmo e de pedir sugestões de atividades a incluir no plano.
Posteriormente o plano é enviado a todos com a respetiva calendarização, de modo a que possam organizar a sua participação e envolvimento.
Ao longo do ano, são distribuídos folhetos informativos sobre temas relacionados com a horta e com o ambiente. No dia Eco-escolas foi distribuído um folheto de eco-compromissos, procurando comprometer toda a comunidade com os nossos objetivos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta teve o impacto já descrito anteriormente com o envolvimento e a participação ativa de todos e com a extensão das nossas práticas para o ambiente familiar. Para este sucesso também contribuiu muito a Associação de Pais da escola, que esteve sempre presente em todas as atividades.
Mas sem dúvida o melhor impacto verificado foi o empenho, dedicação e participação de todos os alunos, bem como da maioria dos pais e encarregados de educação em todas as iniciativas da escola.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada de acordo com o calendário agrícola de sementeiras, plantações, tarefas de cuidados continuados, regas e colheitas.
As tarefas são repartidas por todas as 11 turmas da escola, sendo cada turma responsável por um talhão da horta.
A repartição entre alunos da turma é feita através de um calendário mensal, rotativamente, de modo a que todas as crianças participem na manutenção da nossa horta.
Este ano as atividades de cada turma eram supervisionadas pelos alunos do Clube, de modo a diminuir a intervenção dos docentes e a incrementar os níveis de responsabilidade dos alunos.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado com a ajuda das assistentes operacionais da escola e de alguns encarregados de educação. Não se tratando de um solo fácil de trabalhar, temos necessidade de recorrer aos serviços da câmara para renovação da camada superior do solo, pois não conseguimos produzir composto em quantidade suficiente.
Mas o trabalho de limpeza de ervas, remoção de torrões e divisão de talhões, bem como de preparação para as sementeiras e plantios é feito pela escola com ajuda preciosa dos alunos mais velhos, habitualmete do 4º ano de escolaridade.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com a ajuda das famílias, pois como as refeições servidas na cantina não são confecionadas na escola, temos que recorrer à ajuda externa. Assim, pais, alunos e professores trazem para a escola, os restos da alimentação de suas casas (relva, cascas de vegetais ,frutas e ovos). As ervas colhidas na horta e espaços envolventes também são usadas no compostor.
Este ano letivo ganhámos mais um compostor (temos 2). Envolvemos mais os alunos e famílias no processo de compostagem . Os alunos pintaram garrafões de água que levaram para casa e serviam para transportar para a escola os restos do seu agregado familiar. A existência destes recipientes potenciou imenso a participação. Também foi enviado material informativo referente à compostagem.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Cenoura / alho francês
Alface/cebola
Couve / espinafre
Nestas culturas foi utilizado o sistema de consorciação mista.
Foi ainda usado na fronteira a plantação de manjericos para afastar moscas e vespas.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita no Inverno com recurso a regadores, dado que como chove bastante não é necessário utilizar grandes quantidades de água. No tempo quente e dado que o terreno é argiloso e absorve muita água utiliza-se a mangueira, com uso de um bico doseador de modo a controlar a saída excessiva de água e é feita de forma localizada, para que se mantenham os consumos de água em níveis aceitáveis controlados pelas brigadas eco através do registo diário de consumos.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Fizeram-se etiquetas para os canteiros e registou-se o desenvolvimento da germinação das plantas. Á medida que se ia registando este desenvolvimento detetava-se a existência de pragas ou doenças nas plantas. Esta ação permitiu também a observação direta de alguns animais. Para a observação mais cuidada de algumas espécies muito pequenas foi utilizada a lupa binocular e os alunos tiveram oportunidade de estudar esses animais na disciplina de estudo do meio.
O Clube de Ciências ambientais procedeu ainda ao estudo das espécies encontradas na horta e a sua importância naquele habitat.
Foram usados sobretudo métodos de prevenção, nomeadamente o o uso de plantas consociadas para evitar problemas nalgumas espécies.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

A escola realiza anualmente o Mercadinho do Abadicas (mascote da escola) onde para além de outros produtos também são vendidos os produtos da horta: ervas aromáticas, alfaces, couves, espinafres, morangos e também flores e outras plantas criadas nos espaços exteriores e interiores da escola.
Este com a possibilidade do desenvolvimento de sementes na estufa, foram vendidas pequenas plantas em copos de gelatina para plantio, nomeadamente tomateiros, malaguetas, salsa, coentros, manjericão... Esta ideia teve ótimo acolhimento por parte dos pais que compraram as plantas para levarem para casa e plantarem em hortas ou varandas.
Tradicionalmente procedemos à confeção de doce de abóbora, atividade que os pais já não dispensam, fazendo encomendas com muita antecedência.

 

Publicado por: Escola Básica de Abadias

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Professor coordenador da horta: Olga Maria Dias Marques Gaspar