Colégio Infanta Dona Maria de Portugal

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Árvores de fruto: Cerejeira, ameixeira, Oliveira e abrunheiro.Árvores de fruto: Cerejeira, ameixeira, Oliveira e abrunheiro.
  • Preparação do Solo para a plantação das Favas, ervilhas e alhosPreparação do Solo para a plantação das Favas, ervilhas e alhos
  • Preparação do Solo para a plantação das Favas, ervilhas e alhosPreparação do Solo para a plantação das Favas, ervilhas e alhos
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há 9 anos no colégio.

Área aproximada da horta

A área aproximada da horta são uns 15mX8m

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Os principais objectivos são os de sensibilizar as crianças para a necessidade de respeitar o nosso meio ambiente e cultivar produtos biológicos. Pois além de serem mais saudáveis para o ser humano o seu cultivo respeita a natureza sem a danificar o que reverte também para uma melhor qualidade de vida para o ser humano. Sensibilizar também toda a comunidade educativa e tornar os pais participantes em actividades saudáveis e interessantes junto do colégio, dos seus funcionários e logicamente com os seus filhos. São actividades muito gratificantes e é precisamente o que nos motiva, ver a alegria e o entusiasmo como as crianças e os adultos participam e se entusiasmam na realização destas actividades e na observação da evolução das mesmas.
Através do estudo, da observação destas actividades ganha-se uma maior consciência ecológica e um maior respeito pela Mãe Natureza, á qual tanto devemos e por vezes tão mal tratamos. Estas actividades servem também para tornar presente na mente das crianças a importância dos valores e as prioridades na nossa vida. Que infelizmente são alteradas na sociedade em que vivemos.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade do nosso projecto está no facto dos nossos produtos terem sido plantados de germinações feita em casa pelos alunos e familiares. Isso não só motiva mais as crianças como torna os pais mais participantes das nossas actividades. A satisfação das crianças é redobrada quando vêm crescer plantinhas que “nasceram” nas suas casas. E depois recolhem os frutos no colégio, onde por vezes são confeccionado para as suas refeições, ou levados para as suas casa para serem confeccionados pelos seus familiares.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências, Espanhol, Arte e Design,
  • N.º de alunos envolvidos: 50
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 10
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 30

Como são envolvidas as famílias?

Os pais são todos envolvidos pois eles fazem juntamente com os filhos as germinações em casa. Depois fazemos actividades diferentes todos os anos onde alguns participam também no colégio. Este ano por exemplo faremos uma feira de produtos biológicos com os nossos produtos e com os de varias hortinhas que os pais e funcionários têm nas suas casa ou nas casa de seus familiares.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os Alunos e a comunidade mostram mais interesse pelos alimentos que consomem e por saberem as suas origens, têm mais respeito pela terra e pelos produtos. Desta forma estamos a sensibilizar as pessoas a uma maior preocupação pelo meio ambiente. Uma das actividades será a criação de panfletos que publicitem a nossa horta de forma a comunidade estar sempre informada e convidada a participar nas nossas actividades, como a compostagem e o mercado biológico.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Diariamente os alunos fazem manutenção à horta. Existe um horário afixado para cada turma participar na rega e restante manutenção diária que é necessária.

Como é feita a preparação do solo?

O Solo é limpo manualmente, são retiradas as ervas daninhas e a terra é lavrada. Não é adicionado qualquer produto químico. Este ano será feito a compostagem e todo o composto será adicionado na horta.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

O Compostor vai ser construído com paletes de madeira onde serão depositados os resíduos da cozinha do colégio. Os pais e a comunidade também podem colaborar com os resíduos de suas casas.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram plantadas favas, ervilhas, árvores de fruto e alhos.

Como é feita a gestão da rega?

Diariamente é feita pelos alunos e o professor responsável fora dos dias de chuva. Pois quando chove é aproveitada essa água para rega.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não temos pragas nem doenças. Se aparecerem algumas lagartas serão removidas manualmente.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Será feito no segundo período um Mercado Biológico aberto aos pais e comunidade.

 

Publicado por: Colégio Infanta Dona Maria de Portugal

avatar

Professor coordenador da horta: Vania Silva