Santa Casa da Misericórdia de Sintra JI do Banzão - Dr.ª Maria da Luz Sobral

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Horta JIB 2 - Antes de ser cultivadaHorta JIB 2 - Antes de ser cultivada
  • Horta JIB 1 - Antes de ser cultivadaHorta JIB 1 - Antes de ser cultivada
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2007/2008

Área aproximada da horta

120 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Favorecer o contacto das crianças com a Natureza - espécies vegetais;
- Fomentar o gosto, respeito e interesse pela Natureza;
- Sensibilizar as crianças para a importância da alimentação saudável;
- Dar a conhecer a produção biológica, como alternativa ecológica à agricultura tradicional, favorecendo-se as boas práticas agrícolas;
- Dar a conhecer os benefícios dos produtos biológicos para a saúde;
- Incentivar as crianças a assumirem responsabilidades (apoio no cultivo);
- Dar a conhecer a evolução das espécies vegetais e a Biodiversidade;
- Favorecer o contacto das crianças com o Meio Rural e as profissões tradicionais p.e. agricultor;
- Estimular o trabalho em equipa entre a equipa pedagógica, crianças e familiares;
- Aproveitar os produtos cultivados para serem comercializados às famílias e/ou confecionados no Infantário.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O contacto das crianças com a Natureza e o Meio Rural. Conhecimento de um tipo de agricultura alternativo, à predominante agricultura tradicional existente nos arredores do Jardim de Infância.
As crianças têm oportunidade de assistir à evolução das espécies e as tarefas que têm na horta, permitem que ganhem maior gosto, zelo e respeito pela Natureza.
É aproveitada a água da chuva para regas e usado um compostor como fertilizante natural.
Existem animais no Jardim de Infância que são alimentados com produtos da horta.
Este ano letivo foram reutilizados pneus plantar ervas aromáticas e foi realizado um Workshop sobre “Floreiras”, com a reutilização de garrafas de água.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Não se aplica porque a entidade que gere a horta é um Jardim de Infância
  • N.º de alunos envolvidos: 40
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 40

Como são envolvidas as famílias?

Existem atividades relacionadas com a Horta Biológica em que são envolvidas as famílias p.e campanha de recolha de produtos orgânicos para o compostor; no dia do Pai ou da Mãe, os familiares ajudam as crianças a cultivar a horta. Os pais que são membros do Conselho Eco-Escolas participam no projeto da Horta com ideias, p.e. seleção das culturas, sistema de rega, sistema de compostagem, etc. Os pais mais experientes na área, por vezes, apoiam o cultivo e ensinam novas técnicas agrícolas à equipa pedagógica. Para além disso os pais colaboram na compra de produtos cultivados na horta

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A sensibilização das crianças para a importância da Horta Biológica, tem tido impacto nas famílias, que por sua vez, ficam mais sensibilizadas para a produção agrícola ecológica e benefícios dos produtos biológicos para a saúde. Vários pais têm-se mostrado interessados, questionando a equipa pedagógica sobre o sistema de cultivo, rega e compostagem. Muitas crianças começam a revelar maior preferência na alimentação por legumes e demonstram zelo, interesse e respeito pela Natureza.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as salas do Jardim de Infância são responsáveis pela manutenção semanal da horta biológica. São atribuídas tarefas simples às crianças (considerando as respetivas faixas etárias), relacionadas com a plantação e rega. O responsável de manutenção da Instituição, que assegura simultaneamente a jardinagem dos equipamentos de infância, possui conhecimentos na área da agricultura e está encarregue de preparar o solo. Os pais também colaboram no cultivo da horta, ajudando a semear/plantar e trazendo por vezes, sementes ou pés de plantas para serem usados na horta

Como é feita a preparação do solo?

Anualmente, são retiradas as ervas daninhas, a terra é cavada, remexida e preparada com estrume (natural) ou com o composto produzido no compostor do Jardim de Infância.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Existe um compostor adjacente à horta, comprado para o efeito. O composto é produzido a partir de orgânicos (cascas de ovos e de fruta e borras de café), folhas secas e ocasionalmente é adicionada água, terra e o produto ativador do composto. Periodicamente o composto é remexido com um utensílio próprio.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano letivo foram cultivadas as seguintes espécies: tomates, curgetes, pepinos, alfaces, couves, feijões, ervas aromáticas e morangos.

Como é feita a gestão da rega?

Tal como no ano letivo anterior, foi colocado um depósito de água debaixo dos algerozes. Este depósito tem uma torneira, permitindo fazer a ligação de uma mangueira até à horta ou colocar a água em regadores.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não se têm registado pragas ou doenças.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Sim. Este ano letivo foram acolhidos porcos anões e coelhos que consomem produtos da horta.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

No dia do Pai/Mãe as famílias são envolvidas no cultivo da horta; no dia Mundial da Árvore ou da Floresta, é feita uma plantação; são realizadas campanhas de recolha de produtos orgânicos, junto das famílias para utilizar no compostor; a horta é apresentada à comunidade no Dia Eco-Escolas; é produzido um espantalho para colocar na horta com a reutilização de materiais. Tal como referido anteriormente, este ano letivo foram reutilizados pneus plantar ervas aromáticas e foi realizado um Workshop sobre “Floreiras”, com a reutilização de garrafas de água.

 

Publicado por: Santa Casa da Misericórdia de Sintra JI do Banzão - Dr.ª Maria da Luz Sobral

avatar

Professor coordenador da horta: Isabel Castelo