Centro de Act. Infantil de Évora

a nossa horta bio

Horta vertical

 
  • As crianças participam ativamente no processoAs crianças participam ativamente no processo
  • As crianças exploram, experimentam e observam antes de serem colocadas as plantas e as sementesAs crianças exploram, experimentam e observam antes de serem colocadas as plantas e as sementes
  • A horta está colocada no espaço de recreio das salas de creche. É uma horta das crianças mais pequenas. Estas colaboram na preparação da terra.A horta está colocada no espaço de recreio das salas de creche. É uma horta das crianças mais pequenas. Estas colaboram na preparação da terra.
  • Alguns dos garrafões são utilizados para armazenar a água fluvial que utilizamos para regar as plantas da nossa horta.Alguns dos garrafões são utilizados para armazenar a água fluvial que utilizamos para regar as plantas da nossa horta.
  • Preparam-se os recipientes que serão colocados no suporte da horta vertical. Estes recipientes forma feitos reutilizando garrafões de detergentes utilizados na cozinha do Caie.Preparam-se os recipientes que serão colocados no suporte da horta vertical. Estes recipientes forma feitos reutilizando garrafões de detergentes utilizados na cozinha do Caie.
  • A equipa da sala prepara a parede e a estrutura da horta vertical.A equipa da sala prepara a parede e a estrutura da horta vertical.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

É a primeira vez que constuimos uma horta vertical na escola. Está a ser construída num espaço destinado às crianças de creche (0-3 anos).

Área aproximada da horta

15m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O Caie tem uma horta num espaço exterior à instituição, que é utilizado pelas salas de Jardim-de-infância. As crianças das salas de creche utilizam esse espaço, mas com pouca regularidade. Uma vez que neste pátio existia uma parede desocupada com cerca de 9 metros de comprimento e 1, 70 de altura, pensou-se que seria o espaço indicado para a criação de uma horta vertical.
Esta tem como principal objetivo permitir que as crianças mais pequenas contactem diretamente com a terra, a água e se apropriem através da experimentação, exploração e observação diária do processo de crescimento das plantas.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade deste projeto pode verificar-se nos seguintes aspetos:
É uma horta vertical construída pelas crianças de creche
É uma horta construída com base na reutilização de garrafões de plástico de detergentes utilizados na instituição
É um espaço pensado para estar ao alcance diário das crianças mais pequenas, o que permite um acompanhamento sistemático. Isso é importante, porque cuidar da horta faz parte da rotina diária das crianças de creche.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 40
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 40

Como são envolvidas as famílias?

As famílias tem acompanhado o processo de construção da horta através de registos fotográficos. Participaram também trazendo alguns plantas e sementes.
Como forma de comemorar o Dia da mãe, foi realizada uma atividade de plantação, em que as mães plantaram com os seus filhos uma planta à sua escolha. Essas plantas foram identificadas com o nome de cada criança. Por isso, muitas vezes os familiares vão à procura da "sua planta".
Além disso, muitas vezes as crianças chamam os pais para virem observar as descobertas que vão fazendo diariamente..
Em termos de comunicação têm sido elaborados registos fotográficos que se partilham nas paredes da instituição e por mail.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As crianças de creche, sobretudo a partir dos 18 meses, têm manifestado muito interesse pela horta, quer através da observação e exploração, como através da realização de tarefas diárias.
Por outro lado, as crianças das salas de pré escolar, têm vindo visitar a horta fazendo comparações e associações entre a horta vertical e a outra horta que é da sua responsabilidade.
Os pais têm valorizado o trabalho pedagógico desenvolvido através da horta e valorizam o facto do CAIE ser uma Eco-escola.
As visitas de acompanhamento técnico realizadas por técnicos da Segurança Social e do Ministério da Educação, têm referido este projeto como algo muito significativo e relevante.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Com crianças pequenas as aprendizagens mais significantes, são aquelas que ocorrem no seu dia-a-dia.
Por isso promovemos em termos de rotina semanal momentos específicos para nos dirigirmos à horta, para cuidar da horta. Esses momentos são planificados, para que sejam intencionalmente trabalhados pelas educadoras. Por outro lado, uma vez que as planificações semanais são partilhadas com os pais, é simultaneamente uma forma de fortalecer junto das famílias a relevância que atribuímos ao Programa Eco-escolas.
As tarefas em que as crianças participam são: rega, remexer a terra e varrer a zona da horta.
Existe ainda outra atividade que se realiza e que se relaciona com o registo e comunicação. Quando são tiradas fotografias e elaborados registos, as crianças participam ativamente. Por exemplo, muitas vezes pedem que se tire uma fotografia a determinado pormenor ou descoberta.

Como é feita a preparação do solo?

Foi feita uma preparação inicial pelos adultos em que se adicionou composto produzido numa das nossas hortas (Alto de S. Bento). A partir daí a única tarefa realizada é remexer a terra. É uma atividade que as crianças gostam de realizar. Com o apoio direto dos adultos e a ultilização de colheres remexemos a terra para que fique "fofa".

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomateiros, pimenteiros, alfaces, couves, orégãos, salsa, coentros, hortelã, cebolinho, alho,manjericão.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita sempre que necessário. É feita com regador e uma parte da água é retirada de garrafões onde está armazenada água da chuva, recolhida durante o Inverno.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Através da observação verificamos se as folhas estão em boas condições. Não tem sido necessário qualquer tipo de intervenção a este nível.

Existem animais ligados à horta?

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Visitas de outras salas,
Elaboração de registos fotográficos,
Dia da mãe.

 

Publicado por: Centro de Act. Infantil de Évora

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Professor coordenador da horta: Maria de Fátima Aresta Godinho