Escola Básica do Viso (Viseu)

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Rega das couves plantadas, na horta exterior, pelos alunos do 5º ano e supervisionados por alunos CEI.Rega das couves plantadas, na horta exterior, pelos alunos do 5º ano e supervisionados por alunos CEI.
  • Plantação de couve repolho por alunos do 5º ano, supervisionados por alunos CEI.Plantação de couve repolho por alunos do 5º ano, supervisionados por alunos CEI.
  • Plantação de alfaces efetuada, na estufa, pelos alunos do 5ºA.Plantação de alfaces efetuada, na estufa, pelos alunos do 5ºA.
  • Rega dos morangueiros por uma aluna CEI.Rega dos morangueiros por uma aluna CEI.
  • Rega da sementeira de coentros efetuada, na estufa, por alunos do 5º ano, supervisionado por alunos CEI.Rega da sementeira de coentros efetuada, na estufa, por alunos do 5º ano, supervisionado por alunos CEI.
  • Plantação de morangueiros, na estufa, por um aluno do 5º ano, supervisionado por alunos CEI.Plantação de morangueiros, na estufa, por um aluno do 5º ano, supervisionado por alunos CEI.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há três anos, desde o ano letivo 2011/2012.

Área aproximada da horta

40 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Tem como principal objetivo envolver todos os alunos que beneficiam da medida educativa Currículo Específico Individual, promovendo a parte da orientação vocacional.
Encorajar ações no sentido de melhorar o desempenho ambiental, a gestão do espaço escolar e a sensibilização da comunidade;
Despertar a curiosidade acerca do mundo natural e criar um sentimento de admiração, entusiasmo e interesse pela Ciência;
Manifestar atitudes responsáveis face à promoção da Natureza;
Conhecer e aplicar os pressupostos da agricultura biológica;
Compreender que as plantas são influenciadas pelos fatores do ambiente;
Compreender e desenvolver o processo de compostagem;
Promover o desenvolvimento equilibrado de capacidades cognitivas, sócio afetivas e psicomotoras;
Desenvolver e consolidar práticas de relacionamento interpessoal;
Desenvolver atitudes de autonomia, sociabilidade e solidariedade;
Desenvolver a capacidade de observação e o espírito critico;
Promover a cooperação e o sentido de grupo.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O facto de todos os processos envolvidos serem realizados pelos alunos a beneficiar da medida educativa Currículo Específico Individual. No presente ano letivo foi desenvolvida a atividade "Um dia na estufa" destinada a dar a conhecer o trabalho desenvolvido neste espaço e a envolver mais diretamente os alunos do 5º ano. Também no desenvolvimento desta atividade foram os alunos a beneficiar da medida educativa Currículo Específico Individual a orientar os colegas e a explicar os procedimentos a adotar.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Especial e Mundo Ambiente
  • N.º de alunos envolvidos: 12
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4

Como são envolvidas as famílias?

As famílias dos alunos mais diretamente envolvidos ajudam com os seus conhecimentos e com algumas plantas para plantar. As famílias em geral são envolvidas ao adquirir os produtos na feira outonal, aberta a toda a comunidade educativa.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A atividade “Um dia na estufa” decorreu de 16 a 19 de março e envolveu os alunos do 5º ano. Esta atividade consistiu na plantação de alguns exemplares de diferentes espécies agrícolas num espaço delimitado e identificado para cada turma, aplicando os pressupostos da agricultura biológica. Foi fornecida uma ficha que cada aluno preencheu com os dados correspondentes à espécie plantada ou semeada. Os alunos que beneficiam da medida educativa Currículo Específico Individual foram responsáveis por prestar as informações e ajuda necessárias e acompanharam o desenvolvimento das espécies.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta está a cargo dos alunos a beneficiar da medida educativa Currículo Específico Individual. Semanalmente, na área Mundo Ambiente, os alunos repartem as tarefas entre si: remoção de plantas invasoras, rega e inserida na atividade "Um dia na estufa", medição das várias plantas e registo da média de crescimento.

Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo o solo foi lavrado e foram adicionados sacos de terra. O composto obtido foi aplicado, assim como adubo natural de animais.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Foram aplicados os pressupostos da compostagem utilizando materiais provenientes da escola: ramos, folhas e restos do refeitório da escola, recolhidos todas as semanas. Após a adição dos verdes e posteriormente dos castanhos, a pilha era mexida e adicionada água se necessário. Este ano foram colocadas minhocas no compostor para acelerar o processo.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve repolho coração de boi, alface, coentros, salsa e morangueiro. No início do ano letivo ainda foram plantados brócolos.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é efetuada através de mangueira instalada no local, sempre que se verifique necessário.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Pelos alunos, através da remoção de plantas invasoras e das plantas afetadas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

As plantas cultivadas são vendidas na escola na feira outonal ou em bancadas colocadas junto à sala de professores, sempre que se justifique a colheita.
Como já foi referido, este ano foi desenvolvida a atividade "Um dia na estufa".

 

Publicado por: Escola Básica do Viso (Viseu)

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Professor coordenador da horta: Maria João Ferreira