Escola EB 2,3 D. João II de Caldas da Rainha

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Início da movimentação do soloInício da movimentação do solo
  • Montagem da estufaMontagem da estufa
  • CompostoresCompostores
  • Preparação do terrenoPreparação do terreno
  • Construção da espiral de ervas aromáticasConstrução da espiral de ervas aromáticas
  • Plantio na espiralPlantio na espiral
  • Zona de canteiro preparado para plantioZona de canteiro preparado para plantio
  • Instalação de canteiros em madeiraInstalação de canteiros em madeira
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 2 meses.

Área aproximada da horta

20 a 30 metros quadrados.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Criação de um espaço de aprendizagem e de interação disciplinar;
Promoção da sustentabilidade e de uma horticultura em modo biológico;
Promoção de maior biodiversidade no espaço escolar;
Fomentar o consumo de alimentos biológicos na escola;
Promoção de um alimentação saudável;
Melhoria do espaço escolar exterior.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Pretende-se que a horta venha a ser um espaço de aprendizagem relativamente a práticas sustentáveis. Para já é um espaço de inclusão mantido pelos alunos do curso vocacional e alunos da educação especial, com a ajuda de alguns curiosos que se vão juntando ao trabalho.
Alia práticas da permacultura e práticas tradicionais, em modo completamente biológico, sem recurso a químicos.
Os alunos abriram valas de infiltração de água e estão a abrir um charco/lago para armazenamento e que funcionará como zona húmida e de atração de fauna benéfica para a horta. Construíram uma espiral onde plantaram algumas espécies hortícolas e de aromáticas de acordo com as suas necessidades de humidade, luz e calor. Plantaram de forma experimental as mesmas variedades em consociações benéficas, sem consociações, em estufa e no exterior, de acordo com informações que recolheram junto dos pais e avós.
Pretende-se também incrementar a utilização de produtos biológicos na escola, pondo à disposição da comunidade educativa os produtos da horta.


Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Hortofloricultura; Educação Especial (Atividades da vida diária); Ciências Naturais
  • N.º de alunos envolvidos: 28
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

Como são envolvidas as famílias?

Para já alguns familiares e vizinhos de alunos doaram sementes e mudas de plantas. Doaram também alguns materiais para reutilização na horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A interação dos alunos com necessidades educativas com outros alunos.
A curiosidade que muitos manifestam e por isso vão-se juntando de forma espontânea aos trabalhos a realizar, frequentemente durante os intervalos escolares.
A participação de funcionários, professores e alunos de várias turmas na recolha e doação de sementes e mudas para a horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é mantida sobretudo pelos alunos do Curso Vocacional do 3.º Ciclo de Empreendedorismo, Hortofloricultura e Informática, com a participação de alunos com necessidades educativas especiais e seus professores.
As tarefas principais são feitas pelos alunos do curso, rotativamente.

Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente foi feita a movimentação de solo e introduzido composto e estrume de cavalo.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Com as folhas secas recolhidas no espaço escolar, as ervas que vão sendo retiradas, restos vegetais que os alunos e professores trazem de casa e da cantina e as borras de café recolhidas no bar da escola. Um dos compostores é um vermicompostor.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface - cebola; batata- feijão; alface - alho francês; morango - alface; morango - couve; alface - couve; cenoura - cebolinho.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita diariamente ou de dois em dois dias e/ou dependendo da quantidade de chuva. Por enquanto é feita com mangueira, embora esteja pensado o aproveitamento da água da chuva para rega.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Por enquanto a horta é recente e o maior problema têm sido as lesmas e caracóis. A monitorização tem sido feita diariamente pelos alunos. Para combater estas pragas estão a ser colocadas armadilhas (recipientes com líquido açucarado) e foi espalhada alguma cinza, têm também sido retirados pelos alunos os animais que vão encontrando.
Entretanto será feito chorume de urtiga para pulverizar e serão colocadas armadilhas para pragas de insectos. Foram plantadas arrudas (que repelem algumas pragas) e serão plantadas algumas plantas que atraem predadores benéficos como chagas e funcho, entre outras. Serão também plantados cravos túnicos, que atraem diversos insectos benéficos e repelem outros que podem tornar-se pragas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Está previsto um concurso de espantalhos destinado a envolver alunos do 2.º ciclo.
Está prevista também a decoração de um muro com paletes e caixas de fruta pintadas, para fazer uma horta/jardim vertical e a decoração dos troncos das árvores com restos de tecido e tricot/crochet.
Os alunos com necessidades educativas especiais vão usar os produtos da horta para confecionar alimentos em "atividades da vida diária".

 

Publicado por: Escola EB 2,3 D. João II de Caldas da Rainha

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Professor coordenador da horta: Corina Alexandra Soares Jorge Melo