Escola Profissional Amar Terra Verde- Vila Verde

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • 3-Tivemos também que colocar a toda a volta uma cerca de madeira para protecção.3-Tivemos também que colocar a toda a volta uma cerca de madeira para protecção.
  • 2-O objectivo era construir canteiros circulares, com uma banda protectora. A missão não foi fácil, mas conseguimos.2-O objectivo era construir canteiros circulares, com uma banda protectora. A missão não foi fácil, mas conseguimos.
  • 1-Este ano a EPATV criou no seu  espaço exterior um jardim de aromáticas.
A primeira tarefa foi preparar o solo para que as nossas aromáticas fossem bem recebidas.1-Este ano a EPATV criou no seu espaço exterior um jardim de aromáticas. A primeira tarefa foi preparar o solo para que as nossas aromáticas fossem bem recebidas.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A EPATV já tinha um jardim vertical mas este ano requalificou o existente e criou outro vertical e outro horizontal.

Área aproximada da horta

Aproximadamente 40 m2, de jardim horizontal. Dois jardins verticais e a área envolvente da escola.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A EPATV tem leciona os cursos de Restauração, que tem uma importância muito grande no nosso concelho e na comunidade. O desafio era criar um jardim de ervas aromáticas, diversificado e que conseguisse mostrar aos nossos alunos as várias plantas e como são uteis na nossa culinária.
Outro dos objetivos é também alertar para uma alimentação mais saudável, mais aromáticas, menos sal.
O Jardim de Aromáticas é um projeto desenvolvido por alunos, repleto de uma variedade de cheiros e sabores, oriundo das ervas aromáticas, intitulado “Aromatizar a Terra Verde”.
A EPATV deu a conhecer, aos seus alunos dos vários cursos mas prioritariamente aos alunos dos cursos de cozinha, a importância das aromáticas numa alimentação saudável e na cozinha portuguesa.
A valorização dos espaços verdes da escola também é uma preocupação constante na nossa eco-escola, por isso plantámos várias árvores de fruto e recuperamos um cidrão.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade deste projeto é ser o “Nosso Jardim”.
Tentámos fazer o nosso melhor, o projeto foi sofrendo várias alterações, pois as sugestões de todos foram tidas sempre em conta. O jardim está construído à nossa medida.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: Responsáveis 2, mas todos colaboraram.
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Português, TIC, Matemática, Serviços de Cozinha, Português, Desenho,…
  • N.º de alunos envolvidos: Responsáveis 3 turmas, mas apoiados por todos os alunos.
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2 responsávieis, restantes colaboradores
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Indiretamente, várias.

Como são envolvidas as famílias?

As famílias contribuem de uma forma indireta, pois recomendam aos seus filhos as técnicas e os saberes que nos orientam.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O maior impacto que a criação deste jardim teve foi a importância da utilização das aromáticas numa alimentação mais saudável, menos sal, mais sabor. Esta missão foi reconhecida e debatida nas várias atividades promovidas e partilhada pelos nossos alunos com as suas famílias. Vários alunos compraram vasos de plantas aromáticas para levarem para os seus lares e eles próprios as produzirem e utilizarem numa alimentação mais saudável.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são partilhadas pelos vários alunos, professores e funcionários. Inicialmente, o trabalho foi mais duro e demorado, mas após os terrenos estrem prontos e as plantas semeadas tudo se tornou mais fácil. Na primeira fase, o trabalho foi partilhado por três turmas: Cozinha, Bar e Eletrotecnia.
Na fase seguinte, da manutenção, onde era necessário fazer a rega, cortar a relva e retirar as ervas daninhas, tivemos a colaboração de alunos de outras turmas.

Como é feita a preparação do solo?

O jardim horizontal era um terreno que nunca foi plantado, desde a construção da escola.
A primeira coisa que fizemos foi desenhar no terreno os canteiros que pretendíamos.
Depois, tivemos que remexer toda a terra onde plantamos as nossas aromáticas, e colocar uma banda protetora o canteiro.
Após a plantação das plantas construímos uma cerca delimitadora para proteger o jardim.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

No nosso jardim existem imensas ervas aromáticas: salsa, coentros, manjericão, tomilho, tomilho limão, orégãos, stévia, alecrim, erva-cidreira, várias hortelãs. Temos também arruda, morangueiros, mirtilos, groselhas, entre outos.

Como é feita a gestão da rega?

No jardim horizontal foi colocada, logo na sua construção, rega automática.
Nos jardins verticais, são os alunos, professores e funcionários que gerem a necessidade da rega.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Sempre que se trata do jardim, em qualquer manutenção, ou rega, estamos atentos às nossas plantas e felizmente ainda não nos deparamos com doenças nem pragas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

No dia da Inauguração do Jardim de Aromáticas, um projeto desenvolvido por alunos, repleto de uma variedade de cheiros e sabores, oriundo das ervas aromáticas, intitulado “Aromatizar a Terra Verde”, foi no Auditório da EPATV que se conjugaram sentidos com informação, através de um workshop tendo como palestrante, a nutricionista Patrícia Rodrigues da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, a empresa “Aromáticas Vivas” a maior produtora de ervas aromáticas com certificado de produção biológica, o empresário Carlos Silva com o projeto inovador em turismo do Hotel do Mezio em que esclareceram a plateia sobre os benefícios de determinadas ervas aromáticas e onde estas são mais utilizadas. Enquanto a sala se perfumava, o Chef Vinagre confecionou vários pratos com salsa, coentros, alecrim, entre outras ervas aromáticas autóctones, que resultaram num saboroso Risotto de Bacalhau e de Gambas e Bolo de Coentros, com compota de abóbora.
A manhã terminou com um almoço especial, elaborado e servido pelos alunos dos cursos técnicos de Restauração de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar, contando além dos presentes com a presença da vereadora da Educação, Júlia Fernandes e do empresário António Santos.
O diretor da EPATV agradeceu aos palestrantes, a todos os colaboradores neste projeto, em particular aos professores Paula Costa e José Dantas pelo empenho na organização deste dia tão especial.

 

Publicado por: Escola Profissional Amar Terra Verde- Vila Verde

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Professor coordenador da horta: Paula Costa