EBI/JI de Alvito

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Vista da horta. canteiro das plantas aromáticas, couves, alfacesVista da horta. canteiro das plantas aromáticas, couves, alfaces
  • Plantação da rúcula e das courgetes.Plantação da rúcula e das courgetes.
  • Rega das couves e alfaces.Rega das couves e alfaces.
  • Plantação das alfacesPlantação das alfaces
  • CouvesCouves
  • Plantação das couvesPlantação das couves
  • Preparação para o cultivo. Abertura dos regos.Preparação para o cultivo. Abertura dos regos.
  • Adição de substratoAdição de substrato
  • Preparação do terrenoPreparação do terreno
  • Preparação do terrenoPreparação do terreno
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

ano de implementação

Área aproximada da horta

10 metros

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Motivações/ Objetivos:
Espaço para a realização da horta;
Alunos com apetência para a área da agricultura;
Parceria com a disciplina de culinária.
Envolver os alunos do CEI (ensino especial)


Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Obtenção de produtos para participar na disciplina de culinária.
Envolvimento dos alunos com necessidades educativas especiais.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 1
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais
  • N.º de alunos envolvidos: 2
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

As famílias contribuem com o fornecimento de plantas, árvores e conselhos de plantação e cuidados a ter na horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A comunidade escolar tem manifestado interesse na horta.
Os alunos das outras turmas sentem motivados em participar, experimentar e ajudar nas culturas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é efectuada às terças -feiras pelos alunos da disciplina e professora. A rega da horta é efectuada pelos alunos e funcionários da escola.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo passou por diversas fases: primeiro solicitou-se ajuda à Câmara Municipal de Alvito para retirar as ervas de grande dimensão que o solo apresentava. Eles procederam à limpeza do terreno com a roçadora. Em seguida os alunos e a professora procederam à preparação do terreno com a sachola. Retirámos as pedras, adicionámos estrume, envolvemos, para que o solo fica-se fofo e arejado. Alisámos o terreno com a ajuda do ancinho.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Canteiro de plantas aromáticas: hortelã da ribeira; tomilho; lúcia-lima; coentros; salsa; poejo; alecrim e hortelã.

Alfaces; couve; rúcula; morangos; courgetes;

pessegueiro;
gladíolo;
cactos

Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada através de águas recolhidas em baldes e alguidares quando chove. Quando é necessário recorre-se à agua da rede.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização das pragas e doenças é realizada todas as semanas pelos alunos e professora no local. O controlo das pragas (lagarta e insecto) foi realizada manualmente por a professora e alunos.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos da horta são utilizados na confecção de diversos pratos na disciplina de culinária e vendidos pela comunidade escolar.

 

Publicado por: EBI/JI de Alvito

avatar

Professor coordenador da horta: Teresa Maria Serrano