Escola EB 2,3 Padre António Luís Moreira

a nossa horta bio

Horta vertical

 
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  • Plantar.Plantar.
  • Hortas VerticaisHortas Verticais
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Neste ano letivo.

Área aproximada da horta

Horta vertical com canteiros pequenos. Cerca de 2 m2.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Depois da apresentação do vosso formulário de inscrição, durante a aula de Formação Teórico-Prática, os alunos da turma PIEF - 9º E manifestaram grande motivação na participação e dinamização de uma horta, mas com aspeto diferente. Assim, pensaram no conceito de horta vertical, na reutilização de: contentores ou recipientes, como latas de chocolate, pequenos bidões de sabonete líquido e de peças de madeiras que servissem para suporte.
Em segida, os alunos pensaram nas plantas e decidiram que o mais indocado seriam plantas aromáticas e morangueiros.
Pesquisaram sobre as plantas que escolheram e cada um tentou adquiri-la. Os Encarregados de Educação, os professores, a Técnica de Intervenção Local e algumas assistentes operacionais também colaboraram nesta etapa de aquisição das plantas.
Por fim, os alunos plantaram e até agora tê.m sido os responsáveis pela rega. Assim que terminaram as aulas, pediram às duas assistentes operacionais, que colaboram na aquisição das plantas para que fizessem a rega.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Os contentores são originais e preconizam a mensagem de reutilização de materiasi.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Formação Teórico-Prática e Ciências Físicas Naturais
  • N.º de alunos envolvidos: 13
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

As famílias foram envolvidas através dos seus educandos e da Téncnica de Intervenção Local, Dr.ª Maria João Aires.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta serviu de motivação para muitos alunos da escola através da criatividade na conceção da mesma e na observação direta do crescimento das plantas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos escolheram as plantas e plantaram em grupo.
Neste momento a preocupação dos alunos é a rega, que com o final do ano letivo, ficaram com essa responsabiidade as duas assistentes operacionais.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi efetuada pelos alunos de Jardinagem da escola que fizeram uma demonstração aos nossos alunos e que proporcionaram a terra.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Na nossa Escola temos um compostor que nos foi concedido pela Câmara Muncipal de Vila Nova de Gaia.
O compostor é utilizado sobretudo pelos alunos de Jardinagem da escola e pelas funcionárias da cantina da escola que também colocam cascas de legumes.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantas aromáticas e morangueiros.

Como é feita a gestão da rega?

A rega foi sempre efetuada pelos alunos, de acordo com a necessidade de cada planta e do tempo.
Com o final do ano letivo, ficaram com essa responsabiidade as duas assistentes operacionais.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Durante o tempo de aulas os alunos fizeram sempre o controlo.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os alunos ainda levaram para casa algumas ervas e morangos.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Padre António Luís Moreira

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Professor coordenador da horta: Ana Andrade