Escola Profi. Agrícola Fernando Barros Leal

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • O início da vida das favas - 10 fevereiroO início da vida das favas - 10 fevereiro
  • Plantação das diferentes variedades nos canteiros - 10 fevereiroPlantação das diferentes variedades nos canteiros - 10 fevereiro
  • Plantação das diferentes variedades nos canteiros - 10 fevereiroPlantação das diferentes variedades nos canteiros - 10 fevereiro
  • Montagem do sistema de rega gota a gota - 30 janeiroMontagem do sistema de rega gota a gota - 30 janeiro
  • Mobilização do terreno - 20 janeiroMobilização do terreno - 20 janeiro
  • Preparação do terreno e divisão dos canteiros - 20 janeiroPreparação do terreno e divisão dos canteiros - 20 janeiro
  • "Mini-canteiro" de alfaces e couves - 25 fevereiro
  • "Mini-canteiro" de favas e alfaces ao fundo - 25 fevereiro
  • "Mini-canteiro" de alfaces - 25 fevereiro
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Sendo uma Escola Agrícola, desde o início da sua existência (25 anos) que possui terrenos agrícolas e estufa. No entanto, apenas neste ano letivo se iniciou o projeto de horta biológica.

Área aproximada da horta

90 metros quadrados (10 mini-canteiros de 9 metros quadrados consecutivos)

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A escola sempre realizou trabalhos agrícolas, utilizando agricultura convencional e proteção integrada. Considerou-se importante sensibilizar a turma e comunidade escolar para a importância da restrição da utilização de produtos fitofarmacêuticos na agricultura e quais as técnicas utilizadas. Os alunos escolhidos já tinham participado numa visita de estudo a uma Quinta de Agricultura Biológica (Quinta do Arneiro) e queriam tentar transpor algumas das técnicas referidas durante esta visita. Para além disso, considerou-se importante que os alunos acompanhassem o ciclo cultural das espécies selecionadas pelos alunos.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Foi realizada uma análise de solo prévia, onde se detetou um pH bastante alto, o que inviabiliza a disponibilidade de alguns nutrientes. Para além disso, existem elevadas concentrações de sais de sódio e potássio.
Desta forma, os alunos poderiam escolher as culturas que considerassem que melhor se adaptariam a este tipo de solo.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Produção Agrícola, Biologia
  • N.º de alunos envolvidos: 21
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

A maioria dos alunos tem uma horta na sua família. Assim, algumas culturas foram cedidas pelos pais dos alunos, tendo depois provado o produto final.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O projeto foi acompanhado por outras turmas. Para além disso, os produtos foram oferecidos aos alunos, familiares e professores. Alguns produtos foram para a cantina da escola.
A colheita de abril serviu para uma divulgação da escola na Feira de Qualificações de Mafra.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada grupo de dois alunos foi responsável pela manutenção do seu mini-canteiro. Desta forma, para além da plantação, tinham de controlar o sistema de rega gota a gota e fazer monda das infestantes. Estes procedimentos eram todos feitos manualmente.

Como é feita a preparação do solo?

No início foi feita uma preparação do solo com enxadas e um motocultivador. Não se fez qualquer correção do solo. Tinha sido incorporada matéria orgânica (estrume de cavalo) em setembro, não tendo sido necessário fazer novamente.
Foi colocada um pequeno sistema de rega gota a gota.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Com as infestantes que eram recolhidas dos canteiros, restos da cantina da escola e borras de café.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Grupo 1: Carlos Maia e André
Cultura: Espinafre – Spinacea oleracea L.
Couve brócolo – Brassica oleracea L. convar. botrytis (L.) Alef. Var. italica Plenck

Grupo 2: António Luz e Resoluto
Cultura: Couve flor – Brassica oleracea L. convar. botrytis (L.) Alef. Var. botrytis L.
Cenoura – Daucus carota L.

Grupo 3: Jorge e Joaquim
Cultura: Chícharo – Lathyrus sativus L.

Grupo 4: João Pinheiro e Pedro Dionísio
Cultura: Batata – Solanum tuberosum L.

Grupo 5: David e João Bento
Cultura: Couve lombarda – Brassica oleracea L. convar. capitata (L.) Alef. Var. sabauda L.
Couve coração – Brassica oleracea L. var. capitata

Grupo 6: Rui , Francisco Ferreira e Claudio Reis
Cultura: Nabo – Brasica rapa L. var. rapa

Grupo 7: João Batista e Guilherme
Cultura: Couve roxa – Brassica oleracea L. convar. capitata (L.) Alef. var. rubra DC
Couve portuguesa – Brassica oleraceae L. var. costata DC(=Brassica oleracea L. var. tronchuda Bailey)

Grupo 8: Francisco Simões e Fábio Soares
Cultura: Alho – Allium sativum L.

Grupo 9: João Matias e Rafael
Cultura: Fava – Vicia faba L.

Grupo 10: Ricardo Simões e João Ralha
Cultura: Alface – Lactuca sativa L.
Tomate cereja - Lycopercicon esculentum Mill. Var. cerasiforme Alef.
Courgette – Cucurbita pepo L.

Como é feita a gestão da rega?

A rega era por um sistema gota a gota, controlado manualmente.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Diariamente as plantas eram observadas e não foi necessário controlar. Apenas surgiram alguns afídeos nas faveiras, ainda pensámos fazer umas aplicações com uma solução "avinagrada" (1l de água com uma colher de sopa de vinagre), mas como observámos joaninhas optámos por não tratar.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Participação em Feiras de divulgação da escola utilizando os produtos hortícolas na decoração da banca e na cantina da escola são confecionados alguns produtos para que a comunidade escolar possa provar.

 

Publicado por: Escola Profi. Agrícola Fernando Barros Leal

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Professor coordenador da horta: Tânia Sofia Paiva da Silva César