Colégio do Rio

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Limoeiros e laranjeiras.Limoeiros e laranjeiras.
  • Uma estufa na horta, construida com garrafões e garrafas de plástico.Uma estufa na horta, construida com garrafões e garrafas de plástico.
  • Árvores de Fruto.Árvores de Fruto.
  • Os alunos estiveram a semear a planta do feijão.Os alunos estiveram a semear a planta do feijão.
  • Os alunos estiveram a semear a planta do feijão.Os alunos estiveram a semear a planta do feijão.
  • Os alunos estiveram a semear a planta do feijão.Os alunos estiveram a semear a planta do feijão.
  • Os alunos estiveram a semear a planta do feijão.Os alunos estiveram a semear a planta do feijão.
  • Feijões MágicosFeijões Mágicos
  • Feijões MágicosFeijões Mágicos
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cinco anos.

Área aproximada da horta

mais de 90m2.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta foi criada com o objetivo de incutir nos nossos alunos o interesse por todo o processo, desde o semear, cuidar, colher e consumir.
Para além disto também ajudamos algumas instituições com a doação dos mesmos.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A criação de uma estufa construida com garrafões e garrafas de plástico e a grande diversidade de frutos, legumes que se encontram na nossa horta pedagógica.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Pré-escolar
  • N.º de alunos envolvidos: 90
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 11
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 180

Como são envolvidas as famílias?

Para além de nos terem facultado grande parte das garrafas e garrafões de plástico,para a construção da estufa, também nos disponibilizaram algumas sementes e árvores de fruto.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

. Atividades pedagógicas importantes para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos;
. Ajudar crianças de várias instituições em Portimão;

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é dividida de forma a que cada sala de pré-escolar seja responsável pela parte que lhe é atribuida.

Como é feita a preparação do solo?

Através da lavoura com motoenxada.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Folhas secas, pequenos lenhos e a relva ( corte).

Quais as culturas / consociações instaladas?

Grande variedade de legumes (abóboras, courgetes, alfaces, tomate, cebolas, cenouras, alhos, couves...), árvores de fruto (limoeiros, macieiras, pereiras, laranjeira...), ervas aromáticas (salsa, coentros e hortelã) e chás ( Erva-Luísa, Cidreira...)

Como é feita a gestão da rega?

Durante o Verão a rega é feita duas vezes por semana e durante o Inverno é feita quando há necessidade.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Através de pesticidas e herbicidas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confecionamos alimentos, fazemos a feira dos doces (abóbora, tomate), dos chás e ajudamos algumas instituições.

 

Publicado por: Colégio do Rio

avatar

Professor coordenador da horta: Anabela Andrade