Escola EB 2,3 Carlos Paredes

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Ensaio feito com alguns dos materiais a utilizar na horta verticalEnsaio feito com alguns dos materiais a utilizar na horta vertical
  • Espaço onde será instalada a Horta vertical - pormenorEspaço onde será instalada a Horta vertical - pormenor
  • Espaço onde será instalada a Horta verticalEspaço onde será instalada a Horta vertical
A nossa horta foi assim em fevereiro

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Zona de compostagem - zona contínua à hortaZona de compostagem - zona contínua à horta
  • Zona da compostagemZona da compostagem
  • Horta vista do Ângulo oposto com a zona destinada aos produtos a utiliza na atividade «Sopa da Horta»- PormenorHorta vista do Ângulo oposto com a zona destinada aos produtos a utiliza na atividade «Sopa da Horta»- Pormenor
  • Aspeto geral da área utilizada para horta.Aspeto geral da área utilizada para horta.
  • Horta com o «cantinho das aromáticas»Horta com o «cantinho das aromáticas»
  • Zona a recuperar para a horta verticalZona a recuperar para a horta vertical
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

O funcionamento de um clube da horta existe à mais de 5 anos.

Área aproximada da horta

20 m2 - horta horizontal + zonas para compostagem + horta vertical

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

As atividades relacionadas com a horta levam os alunos a: uma consciencialização ambiental maior; o reconhecimento da importância da agricultura biológica na sustentabilidade da gestão de recursos; a integração dos alunos em práticas comunitárias.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

As várias valências dão ao projeto atual a possibilidade da integração dos diferentes elementos da comunidade escolar. Pretende-se a melhoria/recuperação de espaços; reutilização(horta vertical) e reciclagem de materiais (compostagem); confeção de alimentos de proveniência do cultivo próprio em espaços urbanos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Jardinagem (vocacional); alunos em regime de voluntariado
  • N.º de alunos envolvidos: 30 (aproximadamente)
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Participação com materiais como sementes, plantas e resíduos da compostagem. Materiais para a recuperação da zona a recuperar para a horta vertical em estreita colaboração com associação de pais.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A recuperação do solo:
Na nossa escola o solo é difícil de trabalhar e apresenta carateristicas de baixa fertilidade. Solo demasiado argiloso e com pouca matéria orgânica incorporada. Neste, momento só tem sido possível com a incorporação de materiais vindos da compostagem. A recolha destes materiais envolve diferentes elementos da comunidade e tem tornado possível o cultivo numa área onde dificilmente a textura e permeabilidade do solo o permitiria.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No ano letivo presente a manutenção da horta está assegurada pelos alunos do Curso Vocacional de 2º ciclo existente na escola, que contam com a colaboração de colegas que se associam às atividades, sob a supervisão da professora da turma. Nas interrupções letivas, a colaboração de funcionárias e professores tem sido essencial para a sua manutenção.

Como é feita a preparação do solo?

Remobilização pouco profunda do solo incorporação de materiais de compostagem.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Em dois espaços diferentes, incorporação de materiais provenientes de resíduos das atividades de manutenção dos espaços verdes existentes na escola ( folhas secas, plantas herbáceas infestantes); resíduos da cozinha (desperdícios vegetais não cozinhados); residuos do bar (borras de café e chá), pertendemos ainda a colaboração da junta na recolha do s materias provenientes do corte de relva dos espaços verdes da freguesia. Faz-se a remobilização das zonas de compostagem, cobertura parcial das mesmas com tela e rega (nas alturas de pouco pluviosidade).

Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantas aromáticas (salsa; tomilho, mangerição, hortelã, coentros, estragão, etc)
Couves galegas, cebolas, pimentos , alho francês; courgete; abóbora; girassol; meloa, tomate.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com regadores e mangueira (preferencialmente com regadores para diminuir os desperdícios da utilização da mangueira em especial pelos alunos)

Estamos a estudar a possibilidade de implantação de um sistema gota-a-gota de «fabrico caseiro»

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Monitorização:
Observação direta semanal.

Retirada manual de infestantes e de parasitas como o Caracol.
Consociações com planta como o alho, cebola e alho francês

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Neste momento temos projetado atividades ligadas à confeção de alimentos como a «SOPA da Horta»

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Carlos Paredes

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Professor coordenador da horta: Ana Isabel Alves