Escola EB 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Horta existe desde 2010/2011

Área aproximada da horta

Área: até 10 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

• Promover atividades didático - pedagógicas de forma a desenvolver competências, nos alunos com Necessidades Educativas Especiais, que facilitem e os preparem para a vida ativa.
• Proporcionar experiências de forma a consolidar conhecimentos sobre os vários produtos utilizados, e sua utilização.
• Sensibilizar os alunos para o respeito e defesa do ambiente
• Estabelecer a ligação e articulação de vários saberes.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A Horta pode ser utilizada como estratégia de ensino.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 1
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Núcleo dos Apoios Educativos; Professores de Ciências e de Matemática
  • N.º de alunos envolvidos: 5
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Os Encarregados de Educação e professores da escola estão envolvidos enquanto consumidores do produto final e sempre que solicitamos colaboração.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos envolvidos são um meio de informação de estilos de alimentação e produção saudável e os alunos com NEE estão mais confiantes das suas potencialidades.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é orientada dois dias por semana pelos alunos com NEE acompanhados pelos professores, durante os meses de inverno ou três vezes durante o verão. Os alunos são divididos em dois grupos. As turmas utilizam o espaço da horta para observação e consolidação de matérias práticas.

Como é feita a preparação do solo?

A terra é preparada manualmente de forma a obter uma textura mais solta permitindo o arejamento do solo e a penetração dos raios solares. O terreno é limpo de todas as ervas, utilizando uma enxada de bicos. Utilizamos estrume de pastoreio assim como os resíduos orgânicos após o processo de compostagem.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Há dois compostores na horta e utilizamos lixo orgânico, do refeitório e do bufete da escola, para o processo.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couves, ervilhas, favas, batatas, morangos, plantas e ervas aromáticas...

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de forma natural, com aproveitamento da água da chuva ou da rede pública.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Normalmente o caracol, e a lagarta são as pragas que mais atacam a horta da escola, são retirados manualmente ou utilizamos produtos naturais, tais como cerveja e sal para o caracol.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

• Pintura de vasos e envasamento de plantas aromáticas;
• Culinária utilizando os produtos da horta;
• Pesquisa de receitas que tenham os produtos da horta e sua confeção;
• Venda de produtos da Horta.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho

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Professor coordenador da horta: Jesus Aldeia (Dinamizadora do projeto) | José Manuel Aurélio (Coordenador do Programa Eco-escolas)