Colégio Guadalupe

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • A estufa a ser construída - dezembro de 2014. Este ano uma das inovações do nosso projeto é a inclusão de uma estufa, construída e mantida pelos alunos dos vários ciclos de ensino no colégio. As primeiras plantações serão alfaces e tomatesA estufa a ser construída - dezembro de 2014. Este ano uma das inovações do nosso projeto é a inclusão de uma estufa, construída e mantida pelos alunos dos vários ciclos de ensino no colégio. As primeiras plantações serão alfaces e tomates
  • Alunos da pré escolar na manutenção da horta. Os alunos arrancam todas as semanas as ervas daninhas, apanham o lixo, compõem a cerca que veda a horta e registam no diário da Horta online o trabalho feito e indicam tarefas a realizar pelo próximo grupo.Alunos da pré escolar na manutenção da horta. Os alunos arrancam todas as semanas as ervas daninhas, apanham o lixo, compõem a cerca que veda a horta e registam no diário da Horta online o trabalho feito e indicam tarefas a realizar pelo próximo grupo.
  • piripiri em crescimento - janeiro de 2015piripiri em crescimento - janeiro de 2015
  • Fotografia de fevereiro de 2015 - As favas, após colocação de estacas por alunos do 6º ano.Fotografia de fevereiro de 2015 - As favas, após colocação de estacas por alunos do 6º ano.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

desde outubro de 2013

Área aproximada da horta

25 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Um projeto que é transversal a ciclos de ensino e várias disciplinas. Por outro lado aproveitar o espaço onde o Colégio está inserido, bem como criar uma atividade que envolva um trabalho de equipa entre alunos, famílias, professores e funcionários do colégio.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Existe um diário da horta online, gerido pela coordenadora do projeto, mas onde todos os participantes colaboram. Semanalmente há equipas de manutenção que tratam da Horta.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 25
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências, Biologia, 1º ciclo e pré escolar
  • N.º de alunos envolvidos: 300
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 25
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 15

Como são envolvidas as famílias?

Os alunos podem convidar as famílias a participar neste projeto, sempre que estão na sua semana de manutenção. Muitas vezes trazem de casa ideias e produtos para plantar e semear.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O projeto é divulgado através de Horta reports disponibilizados na página de facebook do colégio e no site do colégio. São realizados pequenos vídeos alusivos às idas à horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe uma coordenadora do projeto que organiza as equipas de manutenção semanal que se dedicam à horta. Existe um diário da Horta online que é uma página partilhada por todos os intervenientes que aí colocam tarefas realizadas e tarefas a realizar. São elaborados "Horta reports" pelos grupos de manutenção e são publicados nos meios de divulgação do colégio: página de facebook, site e TV interna.

Como é feita a preparação do solo?

São apenas usados produtos de origem biológica e nesta tarefa estão mais envolvidos os alunos do secundário. Não são usados produtos químicos.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Sim, vermicompostagem com minhocas

Quais as culturas / consociações instaladas?

piripiri, favas, couves, salsa, oregãos, tomate, alface, morangueiros

Como é feita a gestão da rega?

Rega automática

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

De forma biológica apenas, com cascas de laranja, cinzas

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

minhocas

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

mercado biológico a realizar em junho, confeção de refeições (sobretudo saladas) a partir dos produtos obtidos na horta.

 

Publicado por: Colégio Guadalupe

avatar

Professor coordenador da horta: Sandra Figueiredo