Escola Básica Francisco de Arruda

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Plantação das plantas por filas.Plantação das plantas por filas.
  • Plantação da hortaPlantação da horta
  • Plantação da hortaPlantação da horta
  • Plantação de alfacesPlantação de alfaces
  • Plantação de alfacesPlantação de alfaces
  • Plantação da hortaPlantação da horta
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Apresenta cerca de 6 meses.

Área aproximada da horta

A horta apresenta uma área de 18 m2, aproximadamente.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

As motivações e objetivos de criação da Horta Biológica englobam várias vertentes, nomeadamente ambiental, pedagógica e social.
Na vertente ambiental pretende-se promover nos alunos atitudes de proteção e poupança dos recursos naturais (solo, água, …), a reciclagem de resíduos orgânicos (compostagem), a agricultura de sustentabilidade e a divulgação do conceito de horta familiar e/ou comunitária. A declaração, pela Assembleia das Nações Unidas, de 2015 como o Ano Internacional dos Solos, foi também um elemento de motivação para a criação da horta.
Na vertente pedagógica proporciona aos alunos, novas e variadas formas de aprendizagem, assim como a aquisição dos conhecimentos definidos pelas metas curriculares dos vários níveis de ensino através de atividades práticas, motivadoras e socialmente úteis.
A vertente social pretende desenvolver o espírito de equipa, a motivação, a responsabilidade, o amadurecimento pessoal, o combate à indisciplina e a integração dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Com a horta biológica pretende-se também, incentivar hábitos alimentares saudáveis e divulgar a prática da agricultura biológica como forma de conseguir uma alimentação saudável. Ainda neste ponto consideramos que é um dos nossos objetivos conseguir que os pais (encarregados de educação) e outros elementos ou instituições da área envolvente participem no projeto.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O projeto revela a sua originalidade no facto de se utilizar a horta como um recurso de aprendizagem dinâmico, em várias áreas disciplinares, e não como uma simples extensão das atividades escolares ou dos tempos livres dos alunos. Para além disso, vai permitir aos alunos, em especial os de Necessidades Educativas Especiais, o desenvolvimento de uma inteligência e estabilidade emocional.

Durante o desenvolvimento do projeto o SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) da escola indicou alunos para participar na manutenção da horta como terapia psicológica e educacional, que tem revelado resultados bastante positivos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências naturais 2.º e 3.º ciclo
  • N.º de alunos envolvidos: 60
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

Como são envolvidas as famílias?

As famílias vão disponibilizar plantas, sementes e outros recursos necessários e ser convidadas a consumir a sopa elaborada com os produtos hortícolas.
No decorrer da criação da horta os vários intervenientes decidiram não promover a realização da sopa com os produtos hortícolas. Em substituição todos os produtos conseguidos foram dados aos alunos intervenientes no projeto, decisão que teve por base a promoção da criação de hortas urbanas e familiares e as carências dos agregados familiares.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta proporcionou uma onda de motivação e disponibilização dos alunos para participar na realização da mesma.
A horta permitiu o contacto com o Instituto de Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, instituição de ensino superior vizinha da escola.
O respeito pelos espaços verdes, compreensão da origem dos produtos hortícolas, o estímulo do trabalho de equipa e a valorização da natureza nas suas diversas vertentes (ecológica, biológica e social) são também alguns dos exemplos do impacto da horta na comunidade.
Valorizar a natureza nas suas diversas vertentes (ecológica, biológica e social).

Os alunos participaram nestes meses de desenvolvimento da horta de forma bastante interventiva e motivada, quer no tempo de aula destinado para a manutenção da horta, quer nos seus tempos livres.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada de acordo com o horário dos alunos e das tarefas que são necessário executar. Os alunos do 8.º ano deslocam-se à horta no horário da disciplina de Ciências Naturais, no bloco de 45 minutos, sempre que é possível integrar a atividade da horta na planificação da disciplina.
Há alunos que ficam na escola no seu tempo não letivo para cuidar da horta de acordo com uma calendarização que reúne o seu tempo disponível. A restante comunidade escolar envolvida diretamente faz também parte da calendarização de tarefas.

Como é feita a preparação do solo?

Um dos aspetos mais importantes da Agricultura Biológica é o facto de se considerar o solo como um sistema vivo, ativo e com influência decisiva sobre as plantas. Assim, há que preservar todos os seus componentes, bióticos e abióticos, e, se possível, melhorá-los.
Nas interações solo – planta – animais - ser humano - meio ambiente estabelece-se um equilíbrio dinâmico, com modificações lentas para que este se mantenha. Neste sentido, torna-se muito importante: o planeamento de rotações adequadas; a gestão da matéria orgânica; e o sistema de mobilização do solo.

As plantas espontâneas ou infestantes foram removidas para se proceder à mobilização do solo. Esta foi realizada com o cuidado necessário, por forma a não danificar os seres vivos que utilizam o solo como habitat, pois também estes desempenham um papel fundamental nas culturas biológicas (solo vivo). Assim, evitou-se enterrar os organismos aeróbios e trazer à superfície outros, que entram em stresse com a luminosidade.
De seguida, procedeu-se à incorporação superficial de matéria orgânica (composto retirado do compostor da escola e composto de cavalo).

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

É feita compostagem, com resíduos orgânicos resultantes da limpeza da horta e alguns resíduos alimentares recolhidos.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Consociações instaladas na horta:
1 – cebola X alface X rabanete
2 – feijão X couve X hortelã
3 – tomateiro X alho francês X manjericão
4– plantas aromáticas: tomilho, salsa, coentros, poejo, orégãos, alecrim, hortelã menta.
5 - batatas
6 - curgete
7 - morangueiro

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de forma manual e por aspersores que se encontram junto aos canteiros da horta. Os aspersores regam durante a noite.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Em agricultura biológica, a proteção das culturas assenta em 4 pilares essenciais:
I. Avaliação de riscos e utilização de medidas de precaução e preventivas;
II. Utilização de substâncias naturais ou derivados de substâncias naturais;
III. Tomada em consideração do equilíbrio ecológico local ou regional;
IV. Preservação da fitossanidade através de medidas preventivas.

A prevenção dos danos causados por parasitas, doenças e infestantes passa pela proteção dos predadores naturais das pragas e parasitas, pela escolha das espécies e variedades, pela rotação das culturas e por técnicas de cultivo (consociações).
As principais causas de pragas e doenças são a utilização de variedades mais sensíveis, as culturas fora de época, a redução das rotações/intensificação cultural, a destruição dos auxiliares das culturas, o aparecimento de novos inimigos, a fertilização do solo em excesso e algumas práticas culturais incorretas. Assim, evitando os pontos referidos anteriormente, será possível proceder a instalação de uma horta biológica livre de pragas e doenças.

As medidas prioritárias a adotar no controle de pragas e doenças são:
- Espécies e variedades apropriadas;
- Rotação, consociação (culturas hospedeiras de inimigos diferentes, utilização de plantas aromáticas, umas atrativas de auxiliares das culturas e outras repelentes das próprias pragas);
- Fertilização das culturas (adubação verde, palhagem, utilização de composto);
- Proteção dos auxiliares / limitação natural (existência de áreas de compensação ecológica ou sebes vivas, atrativas para insetos predadores de alguns inimigos das culturas, instalação de abrigos para aves).

Durante o desenvolvimento das culturas é obrigatória uma observação cuidada das mesmas, por forma a monitorizar o aparecimento de pragas e/ou doenças. Se, apesar das medidas preventivas adotadas, alguma praga ou doença se instalar, depois de analisar cuidadosamente do que se trata, poderão ser aplicadas medidas de luta direta, tais como:
- atrativos alimentares para captura em massa de pragas;
- pulverizar as culturas com chorume, extrato fermentado ou decoção de urtiga e/ou de cavalinha;
- pulverizar as culturas com água de sabão (solução bastante diluída de sabão azul).

Plantação de plantas de cravo-da-índia na horta.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Sim, para além das minhocas usadas na compostagem, a componente biótica desempenha um papel fundamental na fertilização e na manutenção das características do mesmo.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

A horta foi um dos espaços visitados pela comunidade que visitou a escola no dia aberto da Escola Básica Francisco de Arruda (27 de maio). Neste dia alunos do 1.º ciclo que visitaram a escola realizaram várias atividades hortícolas (plantação, rega, monda) com o apoio e orientação dos alunos do 8.º ano envolvidos no projeto.
Os alunos da escola colheram e ofereceram, a alguns dos visitantes da comunidade envolvente, alfaces e aromáticas como forma de divulgação do projeto e sensibilização para o tema das Hortas Biológicas nas escolas.

 

Publicado por: Escola Básica Francisco de Arruda

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Professor coordenador da horta: Carlos Miguel Boazinha Charrua