Escola EB1 da Quinta dos Castelos

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta foi construída de raiz este ano letivo.

Área aproximada da horta

A horta tem aproximadamente 90 metros quadrados.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Sensibilizar os alunos para os benefícios dos alimentos biológicos na saúde das pessoas;
- Mostrar que a agricultura biológica é o modo de produção agrícola que mais respeita o meio ambiente e a biodiversidade;
- Sensibilizar para o facto da Agricultura Biológica ser o modo de produção agrícola mais ecológico e sustentável;
- Contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta;
- Contribuir para uma alimentação mais saudável.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

No nosso ponto de vista este projeto é original pois foi pensado para que cada turma uma das 8 turmas da escola tivesse um talhão ou seja uma mini horta e também que a própria cantina da escola tivesse o seu talão. Assim cada grupo de alunos não só teria a responsabilidade de criar a sua mini horta bem como de cuidar dela. Para além disso também foram os próprios alunos os consumidores finais dos produtos. Conforme se foi verificando que os legumes já podiam ser colhidos foi-se fazendo sorteios na turma para os alunos levarem os legumes para casa e em conjunto com os pais poderem preparar um prato com os mesmos. Para muitos alunos e pais este foi o primeiro contacto com legumes biológicos.
Na nossa escola também chegamos a fazer sopa só com os legumes existentes na horta.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 8
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Seis turmas do 1º ciclo e duas do pré escolar.
  • N.º de alunos envolvidos: 182
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1/2 por turma

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são convidadas a dar sementes e plantas, a partilhar os seus conhecimentos e a ajudar no cultivo/manutenção do talhão dos seus filhos, netos, etc…

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Alguns elementos da comunidade criaram o gosto pelo cultivo e acabaram por aproveitar espaços existentes nas suas casas e começarem também eles a cultivarem coisas. A maioria dessas pessoas começou a cultivar essencialmente ervas aromáticas.
No que diz respeito aos alunos foi notório o número de alunos que percebeu a importância dos legumes na alimentação e que começaram a comê-los na escola. No final de ano eram já poucos os alunos que tentavam deixar legumes no prato ou que não quisessem comer a sopa.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma é responsável pela sua mini horta.
Dentro da turma, semanalmente, eram escolhidos alguns alunos que tinham a responsabilidade de cuidar da horta. Essa equipa sabia que tinha que fazer a manutenção como por exemplo ir arrancando ervas indesejadas e ir regando os legumes.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi praticamente inexistente visto que após a construção da horta o parque Biológico de Avintes ofereceu a terra e logo de seguida os alunos começaram a semear e a plantar.
Para o próximo ano letivo o solo da nossa horta já poderá contar com o adubo da nossa compostagem.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem começou a ser feita após a colocação do compostor na nossa horta.
Materiais utilizados: Materiais verdes e materiais castanhos existentes na escola. Ex: alguns restos legumes da nossa cantina e folhas secas.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, espinafres, curgetes, beringelas, cenouras, couve coração, couve flor, couve galega, pepinos, tomates, feijões e ervas aromáticas tais como salsa, coentros,…

Como é feita a gestão da rega?

A rega é da responsabilidade de cada grupo. Por norma logo que os alunos cheguem à escola vão regar o seu respetivo talhão. Este processo é sempre feito com a supervisão de um funcionário.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monotorização é feita diariamente pelas equipas e para controlar as pragas e doenças utiliza-se ervas aromáticas e algumas “mesinhas” como é o caso de copos enterrados na terra com água e sabão ou com um pouco de cerveja.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Sorteio dos legumes prontos a consumir dentro de cada turma e preparação de sopas e saladas para consumo na escola.

 

Publicado por: Escola EB1 da Quinta dos Castelos

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Professor coordenador da horta: Isabel Marília Vasconcelos da Silva