Prodeco - Progresso e Desenvolvimento de Covões

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Venda de Morangueiros em vasos ou molhos (filhos dos morangueiros da nossa horta)Venda de Morangueiros em vasos ou molhos (filhos dos morangueiros da nossa horta)
  • Semear as 1ª batatasSemear as 1ª batatas
  • Descoberta de um habitante da Horta - o ZacariasDescoberta de um habitante da Horta - o Zacarias
  • Rega do ceboloRega do cebolo
  • Plantar o cebolo que os meninos trouxeram de casa.Plantar o cebolo que os meninos trouxeram de casa.
  • Galinheiro da nossa escolaGalinheiro da nossa escola
  • Construção do galinheiro com material reciclado (ex: garrafões de detergente e aproveitamento de madeiras)Construção do galinheiro com material reciclado (ex: garrafões de detergente e aproveitamento de madeiras)
  • Aproveitamento das cascas dos legumes e frutas da cozinha da nossa escola para a alimentaçãoAproveitamento das cascas dos legumes e frutas da cozinha da nossa escola para a alimentação
  • Preparação da terra para o inicio das sementeirasPreparação da terra para o inicio das sementeiras
  • Os MorangueirosOs Morangueiros
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

Área aproximada da horta

15m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Reaproveitamento de um espaço que estava abandonado e proporcionar ás crianças a experiência da agricultura e de ter a real visão de onde vem uma série de alimentos.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 34
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

Como são envolvidas as famílias?

Em pedidos de sementes, verduras para cultivo. Quando necessitamos de ajuda nas tarefas de manutenção da Horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As crianças gostam de levar para casa os produtos que criamos na horta e os pais fazem questão de perguntar se precisamos de alguma coisa para a horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Através de esforço manual, não utilizamos alfaias mecânicas.

Como é feita a preparação do solo?

Repouso por um período de tempo

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Batata, couve alta, tomate, alface, fava, morangueiro, cebolas, pimentos e pipinos

Como é feita a gestão da rega?

Manual

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Através de ervas

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Galinhas e garnizos

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Mercado e confecção de alimentos

 

Publicado por: Prodeco - Progresso e Desenvolvimento de Covões

avatar

Professor coordenador da horta: Clara Conceição Mota