Escola EB1/JI de Gala

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Sementeira dos grelos e das nabiças. Legumes para confecionar sopas e acompanhamento de pratos.Sementeira dos grelos e das nabiças. Legumes para confecionar sopas e acompanhamento de pratos.
  • Cantinho das couves.Cantinho das couves.
  • Cantinho das alfacesCantinho das alfaces
  • Plantação das alfaces.  Legume muito usado e consumido na nossa cantina para confecionar as saladas.Plantação das alfaces. Legume muito usado e consumido na nossa cantina para confecionar as saladas.
  • Titulo do Projeto: Hortinha
Preparação do terreno. Neste momento o terreno já não da´muito trabalho a preparar pois como a nossa horta já é um projeto que tem alguns anos, conseguimos manter o terreno sempre limpinho.Titulo do Projeto: Hortinha Preparação do terreno. Neste momento o terreno já não da´muito trabalho a preparar pois como a nossa horta já é um projeto que tem alguns anos, conseguimos manter o terreno sempre limpinho.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde outubro de 2012

Área aproximada da horta

10 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta foi realizada no âmbito do programa Eco-Escolas e teve como principal objetivo organizar um espaço que estava devoluto e com mau aspeto, bem como envolver os alunos e suas famílias nesta atividade. Pretendemos também, dar a conhecer todo o processo de crescimento e desenvolvimento dos alimentos vegetais. Cultivar produtos alimentares rotativamente. Fazer um canteiro de ervas aromáticas e valorizar as mesma na alimentação.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O espaço não é muito grande mas tentamos aproveita-lo ao máximo cultivando produtos que possam ser utilizados na confeção de refeições da nossa cantina reduzindo custos e utilizando produtos biológicos. Assim grande parte do espaço é utilizado para a cultura de produtos hortícolas, aproveitando as partes mais estreitas do terreno para cultivar as ervas aromáticas. Convém referir que os canteiros que separam as várias culturas estão divididos com flores dando um colorido à horta. O facto de estar tudo identificado é muito enriquecedor e facilitador para os nossos alunos e famílias, que vão podendo acompanhar o crescimento dos diferentes produtos, identificando pelas suas características.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Português. Matemática, Estudo do Meio e Expressões
  • N.º de alunos envolvidos: 54
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 11

Como são envolvidas as famílias?

As famílias foram convidadas a participar no projeto motivadas pelos seus educandos. Foram as famílias que trouxeram as plantas e as sementes para cultivar a terra.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta tem suscitado muita curiosidade e interesse por parte de toda a comunidade, incluindo os alunos, pais/EE e comunidade educativa e em geral. Todos os dias quem por cá passa espreita para ver o que já nasceu e dá sempre um conselho, principalmente as pessoas mais velhas. Os nossos alunos seguem com curiosidade o crescimento das plantas estando sempre à espera de os poderem colher para os entregarem na cozinha para serem confecionados. É uma experiencia muito enriquecedora.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é cuidada pelos alunos mais velhos, 3ºA, 3º/4º, 4ºA, juntamente com os seus professores e pela Técnica Operacional que dá apoio ao projeto. O trabalho é rotativo, estando distribuído por mês. Todos participam no cultivo, rega e na sua manutenção.

Como é feita a preparação do solo?

O local onde foi feita a horta tinha muitas ervas daninhas e o terreno estava muito pobre. O trabalho foi árduo, a limpeza exigiu muita persistência, e resistência física. O solo foi lavrado, inicialmente, com um trator de mão, adicionada nova quantidade de terra fornecida pela Junta de Freguesia para misturar, dado que a existente era muito arenosa. O objetivo era torna-la mais leve e fofa. Posteriormente foi colocado fertilizante orgânico em quantidade - estrume de cavalo - para colmatar a falta de nutrientes orgânicos.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

As principais culturas da horta são: feijão verde, couves diversas, brócolos, alfaces, cebola, nabiças, grelos e curgetes. Temos alguns Encarregados de Educação que tendo pequenas propriedades cultivam alfobres que depois nos oferecem do desbaste dos mesmos (Couves, alfaces, cebolo). Outras, tais como as sementes usadas são os alunos que as trazem de casa. É o caso de todas as ervas aromáticas: salsa, coentros, aipo, orégãos, salva, manjericão, rúcula, hortelã, chá príncipe, limonete. Aloé Vera. Quem passa vê o que temos e oferece mais dizendo:
- “Ainda não têm esta”! E assim vai crescendo a nossa horta.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é efetuada de várias formas: Aproveitamos sempre que possivel a água das chuvas que armazenamos em dois bidões de plástico que levam 100 litros de água cada um, depoiis regamos com o regador. Porém, sempre que possivel , tentamos manter os bidões sempre cheios recorrendo muitas vezes à agua que é utilidada na cantina para a higienização dos legumes e outros afins, repondo desta forma os nossos depositos, pois é assim que os apelidamos. Quando não temos outra alternativa, recorremos à rega de mangueira utilizando a água da rede. Convém refwerir que sta é sempre realizada nos períodos de menos calor.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Sempre que se verifiquem pragas e doenças nos produtos cultivados estes serão monitorizados e combatidos com produtos naturais ou com o cultivo de outros produtos que combatam as pragas que existam.q

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Todos os produtos cultivados na horta são para consumo interno, ou seja servem para confecionar as sopas e saladas que são servidas na cantina da nossa escola.

 

Publicado por: Escola EB1/JI de Gala

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Professor coordenador da horta: Maria Eugénia Pinto Gomes