Escola EB Torrinha

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
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A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

9 Anos

Área aproximada da horta

53 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Ocupação do espaço que ficou livre.
Despertar nos alunos o gosto pela horto-floricultura;
Conhecer o processo da compostagem;
Conhecer diversos tipos de plantas;

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Cada turma tem o seu canteiro onde realiza as suas culturas.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 16
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio, Matemática, Português e Expressões
  • N.º de alunos envolvidos: 365
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 7
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Trazem de casa matéria orgânica para a compostagem;
Visitas à horta;
Feira dos produtos hortícolas que se realiza no final do ano.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Contribuir para a sustentabilidade da terra, sensibilizando os alunos para o respeito a defesa do ambiente; dar a conhecer vários tipos de plantas; incentivar hábitos alimentares saudáveis;

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O trabalho é distribuído pelas diversas turmas ficando cada uma responsável pelas diferentes actividades.
As turmas do JI , dos 2º e 4º anos estão responsáveis pela cultura das hortas;
Os alunos dos 1º anos pela compostagem;
Os alunos das turmas do 3º ano ficam responsáveis pela manutenção (poda, fruteiras e trilhos).

Como é feita a preparação do solo?

Procede-se ao arranque das ervas daninhas, observando as suas folhas e tipos de raiz, verificar que são plantas espontâneas. Cava-se a terra com enxada ou sacho de modo a que fique solta e fofa. Observa-se o solo no aspecto físico, químico e biológico. No aspecto físico considera-se um bom solo quando se apresenta fofo e isento de pedras, devendo ainda possuir diferentes quantidades de areia, matéria orgânica, água, ar e minerais. O aspecto quimico relaciona-se com o tipo de nutrientes que vamos utilizar. como a nossa horta é biológica só é utilizado o composto orgânico feito no ano lectivo anterior pelos alunos das turmas do primeiro ano.
O aspecto biológico trata dos organismos vivos existentes no solo e que actuam nos aspectos físicos e químicos. Um solo com a presença de organismos vivos indica boas condições de estrutura do solo.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Colocamos no fundo do compostor, material seco: pequenos ramos de árvores, galhos, folhas secas e palha, para que não haja compactação de resíduos e permita a circulação do ar. Após esta camada colocamos lixo organico (restos de frutas, cascas de batatas, restos de legumes e hortaliças, cascas de ovos, saquinhos de chá e borras de café), que os alunos das turmas do 1º ano trazem de casa. Não se pode colocar carne, peixe e gorduras.
Em seguida coloca-se nova camada de folhas secas e assim sucessivamente até encher. Depois é só esperar que os caracóis, as lesmas, os bichos de contas, as minhocas e os microorganismos façam o seu trabalho. Também é preciso regar de vez em quando.

Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são as seguintes com as seguintes consociações: acelga, couve e feijão; alface, feijão e pepino; alface, couve e morangos.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de mangueira pelos alunos com a supervisão da professora responsável.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Com auxilio do composto orgânico e colocam-se plantas companheiras, como por exemplo a salsa. Os caracois fogem pois não gostam do cheiro. Uma solução caseira é pulverizar as plantas com agua e sabão. Ainda se colocam recipientes de iogurte com cerveja para matar os caracóis e as lesmas.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Existem sapos.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

 

Publicado por: Escola EB Torrinha

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Professor coordenador da horta: Leopoldo Bravo