Escola EB 2,3 de Quarteira Nº2

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Fase de preparação da estufa para colocação de sementes.Fase de preparação da estufa para colocação de sementes.
  • Germinação - exemploGerminação - exemplo
  • Horta - aspeto geral; preparação da horta: canteiros, vedações  entre outros.Horta - aspeto geral; preparação da horta: canteiros, vedações entre outros.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta da escola tem aproximadamente 10 anos embora esteja actualmente numa nova fase de recuperação!

Área aproximada da horta

100m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Envolver os alunos nas temáticas ambientais: exploração sustentável dos recursos, aproveitamento de resíduos verdes; ter contato direto com a terra; aprender técnicas de propagação de plantas aromáticas, hortícolas e ornamentais.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A plantação das culturas será efetuada, sempre que possível, em canteiros com formas várias (flores, sólidos geométricos, entre outros), rentabilizando-se conteúdos temáticos das diversas disciplinas.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 6
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: 6.º PCA - Ciências, Oficina de Projeto; 8 PCA - Disciplina de Agricultura Biológica, Ciências;
  • N.º de alunos envolvidos: 30
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Nesta fase ainda não existe um envolvimento concreto, no entanto espera-se que o seu apoio seja solicitado aquando da venda de produtos hortícolas provenientes da Horta e na preparação de infusões de plantas aromáticas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos geralmente ficam muito ligados quando vêm o fruto do seu trabalho, neste caso as culturas hortícolas; promoção de práticas educativas ambientais, integradas no programa Eco-Escolas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é dividida em talhões e cada grupo está responsável pelo seu talhão. Estarão envolvidas no mínimo o 8.º PCA e o 6.º PCA.

Como é feita a preparação do solo?

Embora exista um moto-enxada na ESLA a intenção é fazer a cava clássica, com enterramento de composto, não serão utilizados adubos de síntese, apenas orgânicos.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Embora ainda esteja em fase incipiente. Os resíduos são os derivados da manutenção da própria Horta e da manutenção dos jardins da escola, os quais não estão sujeitos a fertilização de síntese nem aplicados quaisquer produtos fitofarmacêuticos.

Quais as culturas / consociações instaladas?

As consociações previstas são: Alface + cenoura + rabanete; Alhos + couves; Cebola + tomate, entre outras combinações sinergias.

Como é feita a gestão da rega?

Com programador de rega, sistema de rega gota-a-gota.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Visualmente, sempre que apareçam pragas far-se-á o controlo manual ou com o recurso a armadilhas cromotrópicas, nas lagartas o bacillus thuringiensis.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Joaninhas e pássaros e outros insectos.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Está previsto a exposição e venda dos produtos hortícolas provenientes da Horta, secagem de planta para preparação de infusões), na atividade “Espreitar a Escola” mostrar as atividades desenvolvidas no decorrer do desenvolvimento da Horta Biológica.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Quarteira Nº2

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Professor coordenador da horta: Miguel Angel Silva