E. B. do Chafariz d'El Rei

a nossa horta bio

Horta vertical

 
  • Parte do viveiro do 1º ano.Parte do viveiro do 1º ano.
  • Alunos procurando minhocas para colocar no solo.Alunos procurando minhocas para colocar no solo.
  • Pormenor do primeiro módulo e preparação do segundo (com adobe nas paredes).Pormenor do primeiro módulo e preparação do segundo (com adobe nas paredes).
  • O primeiro móduloO primeiro módulo
  • Constução do primeiro módulo.Constução do primeiro módulo.
  • usando barro para fazer tubagens a colocar como sistema de rega.usando barro para fazer tubagens a colocar como sistema de rega.
  • Explicação do orientador para que os alunos compreendam a razão da ação que irão executar.Explicação do orientador para que os alunos compreendam a razão da ação que irão executar.
  • cavando o sulco para o primeiro módulocavando o sulco para o primeiro módulo
  • juntando folhas para preparação do solojuntando folhas para preparação do solo
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

No ano anterior foram trabalhados canteiros de ervas aromáticas. A horta vertical é novidade.

Área aproximada da horta

Neste momento tem apenas 2m2, mas prevemos que se aproxime dos 10m2.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Possibilitar aos alunos que de uma forma prática e ativa adquiram conhecimentos sobre a Agricultura Sustentável e Biológica.
É objetivo que os alunos se consciencializem das exigências, da eficiência, das vantagens dos produtos, da poupança de água e da dispensa de produtos fitoquímicos que este tipo de agricultura encerra.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A construção, de raiz, do sistema, desde a elaboração do solo (vários tipos de solo);
O uso de sistemas se irrigação interna para poupança de água;
Projeto de investigação: a construção de diferentes módulos (com estruturas e tipos de terreno distintos) permitirá averiguar quais os terrenos mais eficientes (mais secos, mais húmidos, mais sombrios, mais argilosos, ...etc).

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Sendo 1º ciclo, são todas, com predominância para o Estudo do Meio.
  • N.º de alunos envolvidos: 98
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: indeterminado

Como são envolvidas as famílias?

Um pai é o orientador do projeto. Os restantes pais participam na criação de condições (vestuário próprio para os alunos), na dispensa de alguns materiais, mas sobretudo na aquisição dos produtos finais.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Estando no seu ano de implementação, dado que tudo (até a elaboração do solo) foi feita pelos alunos, o impacto é apenas visível na dedicação e no entusiasmo destess.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O orientador do projeto (pai de um aluno) traçou o projeto, pelo que é ele que semanalmente distribui as tarefas pelas turmas (duas num dia, em horários distintos, e outras duas noutro dia).

Como é feita a preparação do solo?

Estamos ainda na fase de construção e irão ser preparados vários tipos de solo. O solo do primeiro módulo foi feito com uma mistura de terra da escola, com folhas, alguma argila e palha. Foram também introduzidas minhocas e sementes de cereal (para dar consistência ao solo) sendo que as plantas, depois de decompostas o ajudarão a nutrir, drenar e arejar.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Ainda não foi feita, dado que o compostaor foi terminado a um mês do final das aulas. Serão utilizados os resíduos resultantes da cantina da escola e será utilizado um compostor que o orientador do projeto possui.

Quais as culturas / consociações instaladas?

As sementes colocadas na horta são ainda para permitirem a sustentação vertical e a nutrição do solo, bem como algumas leguminosas que possuem nas raízes uma simbiose com bactérias fixadoras de azoto no solo.
Foram, no entanto, feitos alguns "viveiros" com cenoura, couve-flor, alcaparras, tomate, rabanete, pimento, etc, tendo já sido transplantadas algumas.

Como é feita a gestão da rega?

O estado inicial da horta e o período de chuvas não exigiram qualquer ação nesta área. A horta tem instalado sistemas com tubos (de cartão e de barro cozido), bem como recetáculos de barro, que permitem uma rega lenta.
Foi também instalado um sistema de aproveitamento de águas pluviais.
Atualmente, os alunos regam a horta com regador e/ou mangueira.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Ainda não chegámos a esse ponto do projeto.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Estando a horta em condições de começar a produzir no próximo ano letivo, iremos enriquecer a já habitual feira de produtos (que até agora se limita a ervas aromátivas que temos em 3 canteiros) com produtos da horta.

 

Publicado por: E. B. do Chafariz d'El Rei

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Professor coordenador da horta: Jorge Branquinho Lopes