Colégio Monte Flor

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Regar com o regador.Regar com o regador.
  • Colhendo vegetais para a confeção de uma sopa.Colhendo vegetais para a confeção de uma sopa.
  • Regar com a mangueira.Regar com a mangueira.
  • SemeandoSemeando
  • Depois de semeadas na sala de aula, os meninos transplatam as couves para a horta, abrindo buracos na terra e plantando os rebentos de couve em linhas.Depois de semeadas na sala de aula, os meninos transplatam as couves para a horta, abrindo buracos na terra e plantando os rebentos de couve em linhas.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 4 anos.

Área aproximada da horta

25m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Promover a inter-ajuda, a criatividade, a responsabilidade e o respeito pela Natureza.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Consideramos que a originalidade está na responsabilidade de crianças, tão pequeninas, cuidarem e preservarem a horta.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Conhecimento do mundo.
  • N.º de alunos envolvidos: 38
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 7
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são envolvidas em atividades propostas ao longo do ano.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

À medida dos acontecimentos iremos realizar diversos registos fotográficos que irão ser divulgados através da plataforma do weduc.
Relativamente à comemoração do Dia da Mãe iremos realizar uma exposição na entrada da Escola onde se colocará a horta vertical, partilhando assim o resultado final com toda a comunidade escolar.
Para concluir iremos pedir aos pais que com a ajuda dos seus filhos façam uma recolha de plantas e sementes para acrescentar na horta da escola.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente cada sala fica responsável pela manutenção da horta.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita através da compostagem, utilizando os restos orgânicos da cozinha do colégio.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Colam-se os restos orgânicos da cozinha numa caixa de compostagem.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, Feijão, tomate, batata e morangos.

Como é feita a gestão da rega?

Todas as semanas uma sala da creche fica responsável por regar a horta com mangueira e/ou regador conforme a cultura.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Introdução de diferentes espécies de origem animal (joaninhas e pulgões).

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

A horta pedagógica tem como finalidade criar um espaço interativo que permita às crianças valorizarem a Natureza.
A primeira fase consiste na preparação do solo, nomeadamente plantar, semear e regar. Os legumes escolhidos para plantar ou semear serão posteriormente, utilizados na confecção de sopas e saladas.
No dia da Mãe, as mesmas serão convidadas a vir à escola participar na criação de uma horta vertical e no seu embelezamento.
No dia da Criança a creche irá realizar um espantalho como trabalho coletivo, juntando as três salas e reutilizando materiais de desperdício.

 

Publicado por: Colégio Monte Flor

avatar

Professor coordenador da horta: Andreia Sequeira