Escola Básica e Secundária de Infias - Vizela

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Tempo para semear.Tempo para semear.
  • Cuidando a estufinhaCuidando a estufinha
  • Terreno cavado para a plantação de cebolo.Terreno cavado para a plantação de cebolo.
  • Tempo para semear.Tempo para semear.
  • A nossa desfolhada!A nossa desfolhada!
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

Área aproximada da horta

200 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Integrar/ motivar alunos com dificuldades de aprendizagem na vida escolar através de uma dinâmica prática;
Desenvolver capacidades e competências que facilitem a integração na vida ativa, preparar os alunos para a criação dos seus próprios meios de subsistência;
Possibilitar o contacto com a natureza e desenvolver o gosto pelas práticas agrícolas;
Divulgar e promover os 4 princípios da agricultura biológica (Saúde, Ecologia, Justiça, Precaução)
Ensinar a trabalhar a terra e a cultivar produtos que estão na base de uma alimentação saudável.
Contribuir para uma melhor gestão da vida e do orçamento familiar.
Contribuir para uma maior autonomia da escola.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Nesta região, face ao desemprego existente, a agricultura pode dar resposta a problemas económicos e sociais. Este projeto permite valorizar e potênciar o empreendedorismo da comunidade escolar através de simples atos como calendarizar tarefas, reunindo grupos de trabalho com pais, alunos, professores e funcionários; organizar e dimensionar o espaço hortícola, tendo em vista a sua rentabilização; conhecer e decidir o que plantar e semear sazonalmente, bem como observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas e experimentar diferentes culturas e sementeiras. Outro aspecto enriquecedor é o desenvolvimento de competências de inclusão, na comunidade, devido à participação ativa do departamento de educação especial. Também a partilha de saberes e experiências agrícolas trazem riqueza a este projeto.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 6
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Biologia, CN, Ed. Cidadania, EVT, Matemática.
  • N.º de alunos envolvidos: 140
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 6

Como são envolvidas as famílias?

As famílias têm participado nas atividades de cultivo, manutenção e na rega e trazendo sementes e plantas gratuitamente.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os produtos hortícolas são de grande qualidade, sendo que nos têm pedido a organização da venda local destes produtos.
A participação e o empenho dos alunos em atividades como a desfolhada, o Vizela em Festa, o Arraial Minhoto da Escola.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A CM de Vizela tem colaborado com a limpeza do terreno no início de cada ano letivo.
O ano passado a horta foi dividida em talhões para as turmas do 5º e do 6º, que se organizaram nas tarefas. Esses talhões estão agora a ser reorganizados para integrar as novas turmas de 5º ano.
Também se criou um talhão para os alunos da educação especial, outro para professores e funcionários e ainda um outro canteiro disponível para trabalho coletivo e comunitário para alunos das restantes turmas que desejem lá trabalhar, que se mantêm.
A equipa eco-escolas e os alunos das brigadas verdes continuam a impulsionar este trabalho promovendo sempre a autonomia de cada grupo.

Como é feita a preparação do solo?

A CM tem ajudado na preparação inicial do terreno no início do ano letivo. Depois o solo é cavado manualmente e enriquecido com composto. Também a participação voluntária de amigos de membros do Conselho Eco-Escolas é uma realidade: emprestaram uma fresa e disponibilizaram-se para o trabalho mais árduo após as férias de Verão. Foi introduzido composto orgânico.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Há um compostor construído em madeira no qual são colocadas, em camadas sobrepostas, castanhos (folhas de árvores …) com outros mais verdes e ricos em azoto (corte de relva, borras de café,…). Temos a colaboração da cantina com os restos de legumes. A participação das funcionárias no workshop de compostagem foi muito importante.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Batatas, milho, espinafres, acelgas, tomates, pimentos, alho francês, cebola, alface, beterraba, curgetes, abóboras, pepinos, beringela, cenouras, chuchu, feijão (rasteiro e de trepar), ervilhas, favas, salsa, cidreira, alecrim, alfazema, hortelã, morangos, couve-nabiça, tronchuda, repolho, cebolinho.

Como é feita a gestão da rega?

Há uma parte com rega automática, mas habitualmente, a rega é feita manualmente por alunos, professores e funcionários. Existe um ponto de recolha de água proveniente da chuva.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Plantas aromáticas; agrupamos os legumes da mesma família evitando o aparecimento de pragas; espalhamos cinzas; limpeza do canteiro e chorume de urtigas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- A Equipa Eco-Escolas convidou os alunos do 5º e do 7º ano e da educação especial, conjuntamente com os seus professores, a participarem na desfolhada, no dia 23 de outubro, marcando assim o início dos trabalhos na horta biológica da nossa escola, no ano letivo 2014/15.
Os alunos deslocaram-se para a zona da horta e depois de colhido o milho foi realizada a desfolhada. O cultivo do milho, feito na primavera passada, deu origem a umas belas maçarocas!
Depois dirigiram-se à biblioteca onde escutaram a “oração do milho”e um excerto do "O amor que acende a lua", de Rubem Alves. Aí puderam apreciar uma exposição com artigos rurais;
- Wokshop “Granadas de Sementes”, no dia 12 de novembro e lançamento das granadas no dia 19 de novembro;
- Divulgação do Almanaque 2015;
- Workshop sobre compostagem, no dia 25 de fevereiro, orientado pela Resinorte, tendo sido fornecido um guia de compostagem;
- Peddy – paper escolar a realizado no dia 20 de março, onde constaram questões e posto de controlo ligado à horta. As equipas envolveram-se muito positivamente nas propostas (rega, cavar árvores, plantar alface, semear pepinos, feijões, abóbora.
- Projeto TALPA (pptx anexo), com vista a promover a nossa horta pedagógica e terapêutica e a divulgar a necessidade de uma estufa.
- Participação no “Vizela em Festa”, realizada a 10 de maio, promovida pela Rede Cultural e Câmara Municipal de Vizela, com a venda dos produtos hortícolas.
- Participação no arraial minhoto no final do ano letivo, com uma Eco-Tômbola, com produtos hortícolas.

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária de Infias - Vizela

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Professor coordenador da horta: Sílvia Maria Ribeiro Lemos