Centro Educativo dos Olivais

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • CompostorCompostor
  • Tomateiros e couves para plantaçãoTomateiros e couves para plantação
  • Horta preparada para semear/ plantarHorta preparada para semear/ plantar
  • Espécies semeadas na estufa para posterior plantação.Espécies semeadas na estufa para posterior plantação.
  • Produção no ano de 2014Produção no ano de 2014
  • CompostagemCompostagem
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta em canteiro existe na escola desde 2010.

Área aproximada da horta

A horta é implantada em canteiro com cerca de 9 metros quadrados.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Pretende-se sensibilizar os jovens (a maioria oriunda da cidade), para a importância da agricultura biológica e possibilitar a compreensão de todo o processo, desde a sementeira à colheita e chegada dos alimentos à mesa.
Com esta pequena horta escolar, pretende-se atingir os seguintes objetivos:
- Implantar a horta, de modo que a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico, e o ser humano seja parte integrante e agente de transformação do ambiente em que vive.
- Otimizar o processo educacional destes alunos, mediante uma aprendizagem ativa e integrada que lhes permita adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre diversos conteúdos (jardinagem vs agricultura);
- Proporcionar aos alunos experiências de práticas ecológicas para a produção de alimentos, de modo a que as possam transmitir e aplicá-las em hortas caseiras e/ou comunitárias, quando regressaram às suas coletividade.
- Enriquecer e auxiliar a mudança de hábitos alimentares, e despertar o interesse dos alunos pela conservação do meio ambiente,
- Relacionar o processo de produção de alimentos com as estações do ano.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto baseia-se na agricultura Biológica de modo a favorecer o equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade.
A horta pretende conjugar flores, plantas aromáticas, hortícolas e algumas espécies de pequenos frutos, no sentido de criar um espaço colorido e dinâmico.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 1
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Formação Tecnológica de Jardinagem
  • N.º de alunos envolvidos: 6
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1 ou 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Não se aplica

Como são envolvidas as famílias?

Não se aplica

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

É uma atividade lúdica que desperta os sentidos, através do desenvolvimento de atividades interdisciplinares.
Permite falar da Biologia e acompanhar o desenvolvimento de um ser vivo (planta) e reconhecer algumas espécies.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é da responsabilidade dos seis jovens que compõe o grupo de formação e pela Formadora da Formação tecnológica de Jardinagem.
Como o grupo de jovens é pequeno todos podem participar nas diversas tarefas a realizar.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação dos canteiros, é feita com o auxílio de algumas ferramentas próprias da jardinagem, como sejam: enxadas, ancinhos, sachos, plantadores, forquilhas e carrinho-de-mão.
Após o processo de limpeza dos resíduos (restos de culturas e ervas) existentes no solo, revira-se a terra, com a enxada, juntamente com a matéria orgânica a cerca de 15 cm de profundidade. Com o ancinho, desmancham-se os torrões, retirando pedras e outros resíduos, nivelando o terreno, para posterior plantação das várias plantas (que foram anteriormente semeadas na estufa), com a ajuda de um plantador.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Conscientes da importância da reciclagem dos nossos resíduos, desde 2009 que fazemos compostagem.
O composto é a melhor forma de matéria orgânica para a horta/jardins. Este produto é obtido da compostagem dos resíduos dos jardins, em especial as folhas, as flores, a relva, os resíduos das podas (após serem triturados), alguns restos da cozinha e os restos da horta). Temos uma pilha feita no chão e dois compostores em plástico.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Capuchinha, couve coração, morangos, alface, cebolas, tomateiros, hissopo e alfazema, mirtilo, morangos, amores -perfeitos, beterraba vermelha, cravo túnico, pepinos, curgetes, maracujá, couve-roxa, brócolos, hortelã-chocolate, cebolinho, calêndula.

Como é feita a gestão da rega?

No canteiro, a rega é feita à mão com recurso a uma mangueira e regador.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização é feita por observação visual.
O controlo de pragas e doenças é feito com o recurso de macerados (ex: alho; urtiga…), cinza da lareira e a utilização de consociações.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Sim, como minhocas, caracóis e pequenas aves autóctones.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Para além da participação neste concurso, também se procede à seleção de alimentos para serem utilizados pelo curso de Empregado de Restaurante e Bar que para além de confecionarem refeições produzem doces e compotas.

 

Publicado por: Centro Educativo dos Olivais

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Professor coordenador da horta: Maria Emília Garrão Morais Fonseca